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Trem de passageiros promete desafogar o trânsito, gerar 13 mil empregos e ligar o litoral à capital em 90 minutos, mas tem um ‘pequeno detalhe’: só vai ficar pronto em 30 anos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 02/07/2025 às 18:00
Atualizado em 03/07/2025 às 13:36
Projeto de trem entre São Paulo e litoral promete 13 mil empregos e viagem em 90 minutos, mas só deve ficar pronto em 30 anos.
Projeto de trem entre São Paulo e litoral promete 13 mil empregos e viagem em 90 minutos, mas só deve ficar pronto em 30 anos.
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Trem de passageiros promete desafogar o trânsito, gerar 13 mil empregos e ligar o litoral à capital em 90 minutos, mas tem um ‘pequeno detalhe’: só vai ficar pronto em 30 anos

Com investimento de R$ 15 bilhões e prazo de entrega de três décadas, o projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e o litoral prevê grandes mudanças na mobilidade urbana, mas ainda enfrenta desafios técnicos e logísticos.

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, destinado a conectar a cidade de São Paulo à Baixada Santista em cerca de 90 minutos, está atualmente em fase de estudos — e tem previsão de conclusão somente dentro de 30 anos.

A expectativa é que o projeto, com investimento estimado em R$ 15 bilhões, possa criar aproximadamente 13 mil empregos e aliviar o tráfego pesado no Sistema Anchieta‑Imigrantes (SAI).

Etapas do projeto TIC Eixo Sul

O TIC Eixo Sul está dividido em seis etapas.

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A primeira fase, que trata da qualificação no PPI‑SP, já foi encerrada.

Está em andamento a fase de estudos, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027.

Projeto de trem entre São Paulo e litoral promete 13 mil empregos e viagem em 90 minutos, mas só deve ficar pronto em 30 anos.
Projeto de trem entre São Paulo e litoral promete 13 mil empregos e viagem em 90 minutos, mas só deve ficar pronto em 30 anos.

Após isso, virão audiência pública, elaboração do edital, leilão e, por fim, assinatura do contrato.

O edital deve ser publicado no 3º trimestre de 2027, o leilão está estimado para o 4º trimestre do mesmo ano, e a assinatura do contrato está prevista para o 1º trimestre de 2028.

Possíveis trajetos do trem de passageiros

O traçado do eixo sul ainda está em discussão.

Entre as alternativas avaliadas estão:

  • Uso da Linha 10 – Turquesa da CPTM até Rio Grande da Serra, seguida por trecho já existente até Paranapiacaba, descendo a serra por sistema de cremalheira.
  • Partida pela Linha 9 – Esmeralda na Zona Sul, conectando-se a antiga ferrovia rumo a Parelheiros.
  • Uso direto da Rodovia dos Imigrantes para acessar o planalto.

Todas as rotas enfrentam obstáculos expressivos, especialmente em razão da necessidade de adaptação da infraestrutura existente ou de implantação de novas seções, principalmente na descida da Serra do Mar.

Extensão e comparação com outros eixos

O TIC Eixo Sul terá entre 80 km e 130 km de extensão, cobrindo trechos do planalto até o litoral.

A proposta engloba também integração com o VLT urbano e outras linhas metropolitanas, embora a modelagem ainda esteja em fase de estudo.

No mesmo programa de concessões, o governo paulista planeja outros três eixos intercidades: Norte (Campinas), Leste (São José dos Campos) e Oeste (Sorocaba).

No Eixo Norte, entre SP e Campinas, a concessão foi realizada e a rota prevê cerca de 60 minutos para percorrer 101 km.

Cronograma do TIC Eixo Sul

A marca de “30 anos” se refere ao prazo estimado para que toda a infraestrutura esteja concluída, desde a fase de estudos até o início das operações.

Trata‑se de um período que vem sendo criticado por especialistas, dada a urgência da mobilidade regional e dos impactos ambientais e sociais decorrentes da lentidão dos avanços.

Até o momento, não foi possível localizar informações que indiquem etapas intermediárias ou aceleração desse cronograma.

Projeto de trem entre São Paulo e litoral promete 13 mil empregos e viagem em 90 minutos, mas só deve ficar pronto em 30 anos.
Projeto de trem entre São Paulo e litoral promete 13 mil empregos e viagem em 90 minutos, mas só deve ficar pronto em 30 anos.

Impactos esperados do trem São Paulo–litoral

  • Mobilidade: redução significativa no fluxo de veículos nas rodovias Anchieta e Imigrantes.
  • Geração de empregos: mais de 13 mil postos diretos e indiretos, segundo estimativas do PPI.
  • Integração regional: potencial de melhoria na conexão entre o litoral e a capital, beneficiando usuários do transporte coletivo e de passageiros.

Projeções e etapas futuras

Estudos a cargo da PPI‑SP devem ser concluídos em meados de 2027.

A primeira audiência pública formal está programada para depois desse período, embora calendário oficial não esteja disponível publicamente.

Edital de licitação vem no 3º trimestre de 2027, leilão no 4º trimestre de 2027 e eventual assinatura do contrato no 1º trimestre de 2028.

Não há, até o momento, confirmações sobre prazos intermediários como início de obras ou fases parciais em operação.

Desafio à vista?

Após receber estas informações, fica o questionamento: é possível que uma infraestrutura tão significativa esteja tão distante no horizonte — 30 anos — e ainda tenha força política para ser concluída dentro do prazo? Qual é a sua opinião sobre isso?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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