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Trem-bala vai ligar Rio de Janeiro e São Paulo e preço das passagens já está confirmado

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/04/2025 às 16:01
O trem-bala entre Rio e São Paulo promete revolucionar a mobilidade e economia, com impacto significativo na infraestrutura ferroviária do Brasil.
O trem-bala entre Rio e São Paulo promete revolucionar a mobilidade e economia, com impacto significativo na infraestrutura ferroviária do Brasil.
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Saiba mais sobre o futuro do transporte ferroviário no Brasil e como a chegada do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro pode impactar a mobilidade e economia do país, além de abrir novas oportunidades.

O Brasil se prepara para a implementação de uma nova era no transporte ferroviário.

Em um projeto revolucionário que promete transformar a mobilidade entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o trem-bala, com velocidade de até 320 km/h, ligará as duas metrópoles, oferecendo uma opção de viagem mais rápida e eficiente.

De acordo com o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, os detalhes sobre o custo da obra e as passagens já estão confirmados, e a previsão é de que o projeto inicie suas operações em 2032.

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O projeto está sob a supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e foi oficializado em março de 2023.

Com uma extensão de 417 km, o trem-bala contará com quatro estações principais: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Além dessas, haverá estações intermediárias em Guarulhos, Jacareí, Taubaté, Aparecida e Rezende.
A expectativa é que mais de 25 milhões de passageiros sejam transportados anualmente.

Infraestrutura e conectividade

O trem-bala será integrado aos sistemas de transporte urbanos já existentes, com ligações planejadas com o Trem Intercidades (TIC) de São Paulo, que começará a operar em 2031, além de conexões com a Linha 6 do Metrô de São Paulo (Laranja), a Linha 7 da CPTM (Rubi) e o Ramal Santa Cruz, da SuperVia no Rio de Janeiro.

Essas interligações visam otimizar a mobilidade dos passageiros e facilitar o acesso ao trem-bala a partir de diferentes regiões.

A inovação não se limita à infraestrutura de transporte. A TAV Brasil prevê que o trem-bala trará um impacto econômico significativo, com um aporte de R$ 60 bilhões para a construção e operação do projeto.

Além disso, o impacto sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode alcançar R$ 168 bilhões até 2055, impulsionando a geração de 130 mil empregos diretos e indiretos e contribuindo com R$ 46 bilhões em impostos.

Preço das passagens e viabilidade econômica

Os preços das passagens já foram definidos. A tarifa para o trajeto completo entre as duas cidades será de R$ 500, com R$ 1.000 para viagens de ida e volta.

Para quem optar por trechos menores, como São José dos Campos ou Volta Redonda, a passagem custará R$ 250 para ida e R$ 500 para ida e volta.

Esses valores, embora mais altos que os de ônibus, são competitivos com as passagens aéreas, mas com a vantagem de ser um transporte terrestre, mais rápido do que os ônibus, que levam cerca de seis horas para cobrir a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.

A TAV Brasil também tem um plano estratégico para recuperar seu investimento: a exploração imobiliária ao redor das futuras estações ferroviárias, o que pode gerar uma receita adicional de R$ 27,3 bilhões.

Essa estratégia tem como base o modelo de sucesso de Cheonan e Asan, na Coreia do Sul, onde o desenvolvimento de uma nova cidade ao redor da estação de trem gerou um polo urbano com 600 mil habitantes.

Desapropriação e impactos no mercado imobiliário

A construção da ferrovia exigirá a desapropriação de imóveis, processo que deve começar em dezembro deste ano.

Segundo Figueiredo, a TAV Brasil poderá negociar com proprietários de terrenos para mitigar os custos de desapropriação e desenvolver áreas que se beneficiarão da operação ferroviária.

A empresa está considerando comprar terrenos privados para expansão imobiliária, o que pode reduzir o impacto financeiro e fomentar o crescimento das regiões ao longo do trajeto do trem.

Parcerias internacionais e financiamento

O projeto está em fase de negociações para garantir o financiamento necessário. De acordo com Figueiredo, a TAV Brasil está em conversações com empresas chinesas, espanholas e fundos árabes para viabilizar os R$ 60 bilhões necessários para a obra.

Essas empresas têm experiência na construção de linhas de alta velocidade e estão oferecendo pacotes completos que incluem equipamentos, construção e sistemas de operação.

Figueiredo também revelou que a TAV Brasil busca o apoio do governo brasileiro para acelerar o processo de licenciamento e desapropriação, essencial para que o projeto saia do papel.

O governo já foi formalmente solicitado a classificar o trem-bala como uma prioridade, o que pode acelerar a tramitação de processos e garantir que o projeto se torne realidade no menor tempo possível.

Sustentabilidade e impacto ambiental

Outro ponto crucial do projeto é sua sustentabilidade. A TAV Brasil garantiu que o trem-bala terá uma emissão de CO₂ consideravelmente menor em comparação com outros meios de transporte, como carros, ônibus e aviões.

A economia em emissões de carbono será equivalente a uma área de floresta de 225 km² por ano,
o que corresponde ao tamanho do município de Recife, em Pernambuco.

Essa redução nas emissões pode representar um avanço significativo na luta contra as mudanças climáticas, uma vez que transportes de alta velocidade tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de energia.

Cronograma e perspectivas futuras

O cronograma para a conclusão do projeto está em andamento, com a TAV Brasil prevendo a finalização dos estudos técnicos até o fim de 2026 e o início das obras em 2031.

As obras devem durar aproximadamente um ano e meio, com a inauguração prevista para 2032.
A TAV Brasil espera que, até o final de 2035, a operação do trem-bala já seja uma realidade consolidada e que continue a expandir suas rotas no futuro.

Você acredita que o trem-bala pode realmente transformar a mobilidade no Brasil? Ou será que os desafios financeiros e logísticos serão maiores do que o esperado? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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