1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Trem-bala que vai ligar Rio a SP em tempo recorde tem data para começar a operar, mas preço da passagem assusta; veja o valor
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Trem-bala que vai ligar Rio a SP em tempo recorde tem data para começar a operar, mas preço da passagem assusta; veja o valor

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 27/03/2025 às 12:08
Trem-bala ligando Rio a SP em 105 minutos, mas passagem custa R$ 500! Projeto bilionário promete transformar o transporte no Brasil.
Trem-bala ligando Rio a SP em 105 minutos, mas passagem custa R$ 500! Projeto bilionário promete transformar o transporte no Brasil.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Trem-bala de alta velocidade está saindo do papel, mas o preço da passagem assusta! Com investimento de R$ 60 bilhões e promessas de transformar a infraestrutura, o projeto já prevê quando as operações começarão.

Percorrer os 417 quilômetros entre Rio de Janeiro e São Paulo em apenas 1 hora e 45 minutos.

Esse é o tempo estimado para a viagem no trem de alta velocidade que poderá atingir até 320 km/h.

O projeto, que há décadas é discutido no Brasil, volta à tona sob a liderança da TAV Brasil, empresa que recebeu autorização do governo para a construção e operação do sistema ferroviário por 99 anos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A estimativa é de que a operação comece em 2032, com um investimento total previsto de R$ 60 bilhões.

No entanto, o que mais tem chamado a atenção é o valor da passagem: R$ 500 por trecho, totalizando R$ 1.000 ida e volta entre as capitais.

A seguir, entenda os detalhes desse ambicioso projeto e o impacto que ele pode causar na economia e no transporte brasileiro.

A estrutura do projeto

O trem-bala terá quatro estações ao longo do trajeto.

Além dos terminais no Rio de Janeiro e em São Paulo, estão previstas paradas em Volta Redonda (RJ) e São José dos Campos (SP).

Os pontos exatos ainda dependem da aprovação das prefeituras, mas a ideia é que as estações nas capitais sejam construídas em regiões centrais ou aproveitem estruturas já existentes para impulsionar a revitalização desses locais.

Com 38 milhões de habitantes nos dois estados e 30% do PIB nacional concentrado na região, o trem pode alavancar o crescimento econômico, facilitando a locomoção de trabalhadores, empresários e turistas.

De acordo com as projeções da TAV Brasil, o empreendimento tem potencial para adicionar R$ 168 bilhões ao PIB, criar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos e arrecadar R$ 46 bilhões em impostos até 2055.

Investidores estrangeiros e desafios financeiros

Para viabilizar o projeto, a TAV Brasil está em negociações com empresas chinesas, espanholas e fundos árabes.

O objetivo é captar os R$ 60 bilhões necessários para a construção das linhas, aquisição dos trens e desenvolvimento dos sistemas de operação.

Embora os nomes das empresas envolvidas não tenham sido revelados por questões de confidencialidade, o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, em entrevista ao portal Exame, destacou que existem três possibilidades: um investimento único de um dos grupos estrangeiros ou um modelo de financiamento conjunto.

Os chineses, por exemplo, se destacam na tecnologia ferroviária, tendo construído 40 mil quilômetros de trilhos para trens de alta velocidade desde a inauguração da primeira linha no país, em 2008.

Já os espanhóis têm vasta experiência no setor, com importantes projetos na Europa e América Latina.

Segundo Figueiredo, independentemente dos investidores escolhidos, há um consenso sobre a necessidade de apoio governamental para garantir a viabilidade do projeto.

A empresa já formalizou um pedido ao Ministério dos Transportes, solicitando que o trem-bala seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Isso permitiria maior agilidade em processos de licenciamento ambiental, desapropriação de terrenos e financiamento.

Um modelo baseado em exploração imobiliária

Além da venda de passagens, o projeto prevê uma fonte extra de receita com a exploração imobiliária no entorno das estações.

A legislação atual permite a desapropriação de áreas próximas para a construção de shoppings, centros empresariais e hotéis, criando novos polos comerciais ao redor dos terminais ferroviários.

Esse modelo já foi aplicado em outros países, como na Coreia do Sul.

Em 2003, a estação entre Cheonan e Asan, a 100 km de Seul, foi inaugurada com um plano de desenvolvimento imobiliário.

Hoje, a região transformou-se em uma cidade com 600 mil habitantes, impulsionada pelo crescimento econômico gerado pelo trem de alta velocidade.

A expectativa da TAV Brasil é que esse tipo de exploração gere uma receita adicional de R$ 27,3 bilhões, ajudando a viabilizar financeiramente o projeto.

Um longo histórico de tentativas frustradas

O sonho de um trem-bala no Brasil não é recente.

Nos governos anteriores, especialmente na gestão Dilma Rousseff, tentativas foram feitas para viabilizar o projeto, mas sem sucesso.

A primeira proposta envolvia um modelo de concessão em que o governo financiaria o projeto via BNDES, mas não houve interesse por parte dos investidores.

Em seguida, a ideia era que o Estado construísse a infraestrutura e apenas contratasse uma empresa para operar o trem, mas o projeto não avançou.

Foi somente em 2021, com a aprovação do marco legal ferroviário, que se abriu a possibilidade de um trem-bala viabilizado 100% pelo setor privado, sem a necessidade de licitação.

Com isso, a TAV Brasil conseguiu em 2023 a autorização oficial do governo para dar andamento ao projeto.

Quando o trem-bala se tornará realidade?

O cronograma da empresa prevê que os estudos técnicos, ambientais e econômicos sejam concluídos até o final de 2026.

Se tudo correr como planejado, a construção das linhas e das estações começará em 2027.

A previsão é que os primeiros trens entrem em operação em 2032, possibilitando que os brasileiros finalmente contem com um transporte ferroviário de alta velocidade entre as duas maiores cidades do país.

Diante do alto custo da passagem, será que o trem-bala conseguirá atrair passageiros e se tornar uma alternativa viável de transporte?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x