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Trem-bala no Brasil é obra de 50 BILHÕES e 10 MIL empregos, mas, em que estágio está o projeto? Confira a resposta

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 31/10/2024 às 01:48
Projeto bilionário do trem-bala entre Rio e São Paulo avança com promessas de cortar o tempo de viagem e gerar 10 mil empregos.
Projeto bilionário do trem-bala entre Rio e São Paulo avança com promessas de cortar o tempo de viagem e gerar 10 mil empregos.

Trem-bala de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo promete revolucionar o transporte no Brasil. Com custo de R$ 50 bilhões e previsão de 10 mil empregos, o projeto avança rumo à execução.

O tão aguardado trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, prometendo uma revolução no transporte entre as duas maiores cidades do Brasil, voltou ao centro das discussões.

O projeto, anunciado com a promessa de reduzir o tempo de viagem para menos de duas horas, desperta a curiosidade de milhares de brasileiros, tanto pelos benefícios quanto pelos desafios e custo gigantesco de sua execução.

Mas, em que estágio realmente está essa obra bilionária? E será que os planos finalmente sairão do papel?

Desde fevereiro de 2023, a empresa TAV Brasil possui a autorização federal para iniciar o projeto do trem de alta velocidade (TAV) que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

Com isso, o próximo passo é a obtenção de licenças necessárias, fase em que o projeto atualmente se encontra.

A previsão é que as obras tenham início em 2027, com conclusão para 2032, demandando um investimento de cerca de R$ 50 bilhões.

Trajeto planejado e estações intermediárias

O trajeto original, com extensão de 417 quilômetros, promete cortar o tempo de viagem entre as capitais para aproximadamente 1h45.

No entanto, algumas mudanças foram feitas em relação ao planejamento inicial de 2010, como a adição de paradas em quatro pontos estratégicos ao longo do percurso:

São José dos Campos, Volta Redonda, uma na Zona Norte de São Paulo e o ponto final no centro do Rio de Janeiro.

Segundo as informações divulgadas nas redes sociais e em eventos de mobilidade, o percurso será majoritariamente em superfície.

Mas, em áreas densamente urbanizadas, como na Grande São Paulo, três grandes túneis serão construídos: 3,5 km em Arujá, 8,5 km em Guarulhos e 20 km na capital paulista.

A expectativa é que essa medida reduza o impacto em áreas residenciais.

Conexão com o Rodoanel Norte e impacto urbano

Durante o Seminário LIDE de Transportes e Mobilidade, Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil, destacou a possibilidade de parte da ferrovia utilizar o trecho norte do Rodoanel em São Paulo.

Essa medida, no entanto, dependerá de um acordo com o Governo do Estado, visando otimizar o percurso e minimizar os impactos urbanos.

Em São Paulo, ainda estão em discussão a definição exata das estações.

No Rio de Janeiro, uma das opções estudadas para a chegada do trem é a tradicional estação Barão de Mauá (Leopoldina), que pode se tornar o ponto de entrada dos passageiros de alta velocidade na capital carioca.

Apostas e dúvidas sobre a viabilidade

Mesmo com as expectativas para a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos durante a construção, o projeto enfrenta o ceticismo de parte da população e especialistas em transporte.

O alto custo de execução e a complexidade técnica de um trem de alta velocidade levantam questões sobre a viabilidade do projeto e os impactos sociais e econômicos que ele pode trazer.

No entanto, para muitos, os benefícios superam as incertezas.

Com a conclusão do TAV, a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo, atualmente percorrida em aproximadamente seis horas de carro, poderá ser encurtada significativamente, facilitando deslocamentos rápidos para turismo, negócios e outros setores essenciais da economia.

Futuro do trem-bala no Brasil

Se concluído conforme o planejado, o trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro será um marco no transporte ferroviário brasileiro, destacando o país no cenário global com uma das maiores linhas de alta velocidade do hemisfério sul.

A expectativa é que o modelo de trem-bala possa servir como exemplo e inspirar outros projetos de mobilidade urbana em regiões brasileiras.

Obra bilionária sairá do papel?

Enquanto aguarda as licenças e o início das obras, o público permanece atento e curioso sobre o futuro do projeto que pode transformar o transporte no Brasil.

Afinal, o trem-bala entre Rio e São Paulo, que já teve idas e vindas em sua trajetória, será realmente uma realidade?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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