Toyota surpreende com Yaris Cross: o mini SUV que promete revolucionar o mercado. O trunfo da montadora, chega em outubro com nota máxima em segurança e promete vender que nem água!
Se você está de olho em um SUV compacto, com pegada urbana e tecnologia híbrida, é bom começar a marcar no calendário: em outubro, o Toyota Yaris Cross chega às ruas brasileiras com uma promessa ousada – ser o híbrido mais barato do país e fazer 32 km/l. E não é só no preço que o modelo quer impressionar: ele acaba de conquistar nota máxima em segurança no ASEAN NCAP, equivalente asiático ao nosso Latin NCAP. A pontuação foi tão boa que chama atenção até de quem nunca considerou ter um carro da Toyota na garagem.
SUV compacto da Toyota brilha em testes de segurança
Enquanto o lançamento no Brasil ainda é aguardado, o Toyota Yaris Cross já está rodando na Ásia — e fez bonito nos testes de impacto promovidos pelo ASEAN NCAP, o programa que avalia a segurança de veículos novos no Sudeste Asiático. Segundo a própria organização:
“O Toyota Yaris Cross teve um bom desempenho em todas as categorias de avaliação e alcançou uma pontuação total de 83,02 pontos. Com base nessa pontuação excepcional, o novo Yaris Cross recebeu a classificação 5 estrelas do ASEAN NCAP.”
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
![]()
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
![]()
Novo Chevrolet Tracker 2026: central multimídia conectada, Wi-Fi nativo, motor 1.2 turbo com 141 cv e cinco anos de garantia resolvem as críticas do passado? Veja o que mudou no SUV
![]()
Motor flex de 293,5 cc e 25,2 cv: Honda Sahara 300 2026 estreia no Brasil com painel digital, ABS e novas cores; veja preços e diferenciais de cada versão
![]()
Em termos de proteção para adultos, o SUV se saiu muito bem nos testes de colisão lateral, oferecendo segurança para todas as partes do corpo dos ocupantes. Na batida frontal, a nota só não foi perfeita por conta de uma proteção considerada “marginal” para a perna do motorista e “adequada” para o tronco dos passageiros. Mesmo assim, a pontuação foi alta: 29,8 de 32 possíveis.
Proteção infantil e assistência à condução: quase perfeitos
O desempenho na proteção de crianças também impressionou: o Yaris Cross atingiu 44,17 pontos de 51. O detalhe que impediu uma nota ainda mais alta foi a ausência de um sistema de detecção de crianças no banco traseiro — recurso cada vez mais comum em SUVs modernos e que ajuda a evitar esquecimentos fatais.
Esse mesmo item também fez falta na pontuação geral dos sistemas de assistência à condução, que ainda assim foi boa: 17,74 de 21 pontos. Isso se deve, em grande parte, à oferta generosa de equipamentos de série ou opcionais. Entre eles estão seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, lembrete do cinto de segurança, além de um pacote completo de sistemas ADAS (sigla para Advanced Driver Assistance Systems).
Os destaques incluem:
- Frenagem autônoma de emergência para uso urbano e rodoviário
- Alerta de colisão frontal
- Assistente e alerta de permanência em faixa
- Sensor de ponto cego
- Farol alto com comutação automática
Vale lembrar que o ASEAN NCAP avalia também a proteção de motociclistas, algo que o Latin NCAP ainda não adota como padrão. Nesse critério específico, o sensor de ponto cego foi crucial para garantir 9,76 de 16 pontos.
Um mini SUV que promete ser híbrido, econômico e conectado
O Yaris Cross não aposta apenas na segurança para se destacar. A ideia da Toyota é posicioná-lo como um modelo de entrada dentro da linha SUV, com dimensões enxutas e bom espaço interno. Ele mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e tem 2,62 m de entre-eixos — números muito próximos aos do Nissan Kicks, um dos seus principais concorrentes.
O grande trunfo está debaixo do capô. O modelo que já é vendido na Tailândia combina um motor 1.5 de ciclo Atkinson com 92 cv e 12,3 kgfm com um motor elétrico de 85 cv, entregando 113 cv de potência combinada. Esse conjunto trabalha com câmbio CVT e oferece performance suave e eficiente. No Brasil, ele será adaptado para o sistema flex, o que pode aumentar a potência total, passando dos atuais 113 cv.
Além da versão híbrida, a Toyota deve manter o motor 1.5 16V flex aspirado, que já equipa o Yaris atual. Existe a expectativa de que ele receba melhorias e passe a entregar entre 105 e 110 cv, com torque na faixa dos 14 kgfm.
Equipamentos e conectividade no nível certo
Se repetir o que é oferecido na Tailândia, o Yaris Cross nacional vai agradar. A versão asiática traz de série:
- Seis airbags
- Freio de estacionamento eletrônico com função “auto-hold”
- Freios a disco nas quatro rodas
- Central multimídia com tela de 10,1 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay
- Painel digital
- Chave presencial
- Saídas de ar-condicionado para o banco traseiro
- Faróis automáticos Full LED
Esses itens colocam o SUV em sintonia com as preferências do público brasileiro, especialmente os que buscam tecnologia sem abrir mão da praticidade.
Quanto vai custar o Yaris Cross?
A Toyota ainda não cravou o preço oficial, mas tudo indica que o Yaris Cross chegará como o híbrido mais acessível do país, ocupando um espaço abaixo do Corolla Cross. A estratégia é clara: democratizar a tecnologia híbrida e rivalizar com modelos que até agora reinavam sozinhos no segmento de SUVs compactos.
Analistas do setor, como os do Autoesporte, projetam que o modelo híbrido deve ficar abaixo dos R$ 150 mil, o que faria dele uma alternativa atraente frente aos rivais a combustão pura, sem contar os benefícios fiscais oferecidos a carros com motorização elétrica ou híbrida em algumas cidades.
E você, apostaria no Yaris Cross como seu próximo SUV? Conte pra gente nos comentários o que achou desse lançamento e compartilhe este artigo com quem também está pensando em trocar de carro!