1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota Yaris Cross do Brasil terá motor da versão híbrida flex produzido no interior de São Paulo
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota Yaris Cross do Brasil terá motor da versão híbrida flex produzido no interior de São Paulo

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 04/11/2024 às 02:48
Toyota lança Yaris Cross Hybrid Flex com motor nacional e tecnologia avançada, produzindo peças localmente para atender ao mercado brasileiro. (Imagem/ Divulgação)
Toyota lança Yaris Cross Hybrid Flex com motor nacional e tecnologia avançada, produzindo peças localmente para atender ao mercado brasileiro. (Imagem/ Divulgação)

O novo Toyota Yaris Cross chega ao Brasil com uma versão híbrida flex e motor produzido no interior de São Paulo, destacando a estratégia da montadora de adaptar seu modelo ao público local.

O mercado brasileiro de veículos híbridos está prestes a ganhar uma novidade que promete chamar a atenção dos consumidores e elevar o padrão da produção automotiva nacional.

No entanto, em um movimento estratégico, a Toyota parece estar retendo detalhes cruciais do novo modelo para causar um impacto ainda maior no momento do lançamento.

No centro dessa revolução está o Toyota Yaris Cross, que, além de trazer uma versão híbrida flex, terá seu motor a combustão produzido na própria fábrica da montadora em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

A decisão faz parte da estratégia de localização da marca japonesa, que visa fortalecer sua presença no mercado nacional e oferecer um modelo especialmente adaptado para o Brasil, segundo informou o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, ao site Auto Data.

Produção nacional: foco em Porto Feliz e Sorocaba

Evandro Maggio destacou que a unidade de Porto Feliz ficará responsável pela produção do motor a combustão, parte fundamental para a versão híbrida flex do Yaris Cross.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

Essa medida não apenas impulsiona a fabricação nacional, como também reduz os custos de produção e possibilita um controle maior da tecnologia empregada, o que contribui para um modelo com o perfil ideal para o consumidor brasileiro.

A planta de Sorocaba, localizada também no interior paulista, foi escolhida para sediar a montagem final do veículo, operando na nova unidade chamada de “planta 2.” Segundo Maggio, “Trata-se de uma outra plataforma, que será montada na fábrica nova.

É um modelo desenvolvido para o mercado local, com perfil para o Brasil. Está em estudos sua viabilidade para exportação.”

Tecnologia híbrida com DNA brasileiro

O modelo indiano do Yaris Cross utiliza o motor 2NR-FBE, o mesmo encontrado na versão do Yaris vendida no Brasil.

Entretanto, o motor híbrido do Yaris Cross brasileiro deverá ter algumas modificações para adequação ao sistema flex, característica que diferencia o modelo nacional dos produzidos no exterior.

Na Índia, o Yaris Cross traz uma versão do motor 2NR-VEX, que funciona com ciclo Atkinson e é combinado a uma transmissão CVT transaxle, bateria de lítio e um motor elétrico de 80 cavalos e 14,3 kgfm de torque.

No Brasil, o motor híbrido a ser produzido promete alcançar potência combinada de até 113 cavalos, levando em conta as adaptações para o sistema flex.

Essa modificação no motor do Yaris Cross indica o compromisso da Toyota com a adaptação de suas tecnologias para as especificidades brasileiras, especialmente considerando a popularidade de veículos flex no país.

“Entregando 91 cavalos e 12,3 kgfm, o 1.5 do sistema híbrido terá de funcionar como o FBE no Brasil, ou seja, terá de ser flex e isso deve elevar sua potência para cerca de 93 cavalos,” explicou Maggio.

Perspectivas para o futuro: baterias nacionais até 2026

Outra novidade mencionada por Maggio diz respeito à bateria do Yaris Cross, item essencial para o sistema híbrido do modelo.

Segundo o executivo, a Toyota já está planejando a criação de uma área específica nas novas instalações para montar baterias de íon-lítio até 2026.

Essa medida visa reduzir custos e tornar o Yaris Cross uma opção mais acessível no mercado de SUVs híbridos, colocando o Brasil em um papel central na fabricação e fornecimento desses componentes críticos.

De acordo com Maggio, esse planejamento de longo prazo para a produção local de baterias reflete a visão da Toyota de fortalecer a cadeia de produção de veículos híbridos no Brasil, tornando o país uma referência na fabricação de modelos sustentáveis.

Toyota Yaris Cross: características técnicas e expectativas

A combinação de um motor flex com a tecnologia híbrida permite ao Yaris Cross operar com potência total entre 111 e 113 cavalos, o que se alinha com as expectativas do público brasileiro que busca um SUV compacto com bom desempenho e economia de combustível.

Com o lançamento do Yaris Cross, a Toyota espera atrair um público que prioriza veículos com tecnologia de ponta, eficiência energética e uma pegada ambiental reduzida.

Ao mesmo tempo, a montadora estuda a viabilidade de exportar o modelo, indicando que o Yaris Cross Hybrid Flex poderá ser, eventualmente, um produto brasileiro com relevância internacional.

Agora, o que se destaca é a possível aceitação do público nacional diante de um híbrido que combina sustentabilidade com uma potência atraente.

A estratégia da Toyota de produzir localmente elementos centrais do Yaris Cross, como o motor e futuramente a bateria, demonstra um movimento audacioso que poderá influenciar outras fabricantes a seguir o exemplo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x