O novo Toyota Yaris Cross chega ao Brasil com uma versão híbrida flex e motor produzido no interior de São Paulo, destacando a estratégia da montadora de adaptar seu modelo ao público local.
O mercado brasileiro de veículos híbridos está prestes a ganhar uma novidade que promete chamar a atenção dos consumidores e elevar o padrão da produção automotiva nacional.
No entanto, em um movimento estratégico, a Toyota parece estar retendo detalhes cruciais do novo modelo para causar um impacto ainda maior no momento do lançamento.
No centro dessa revolução está o Toyota Yaris Cross, que, além de trazer uma versão híbrida flex, terá seu motor a combustão produzido na própria fábrica da montadora em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
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A decisão faz parte da estratégia de localização da marca japonesa, que visa fortalecer sua presença no mercado nacional e oferecer um modelo especialmente adaptado para o Brasil, segundo informou o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, ao site Auto Data.
Produção nacional: foco em Porto Feliz e Sorocaba
Evandro Maggio destacou que a unidade de Porto Feliz ficará responsável pela produção do motor a combustão, parte fundamental para a versão híbrida flex do Yaris Cross.
Essa medida não apenas impulsiona a fabricação nacional, como também reduz os custos de produção e possibilita um controle maior da tecnologia empregada, o que contribui para um modelo com o perfil ideal para o consumidor brasileiro.
A planta de Sorocaba, localizada também no interior paulista, foi escolhida para sediar a montagem final do veículo, operando na nova unidade chamada de “planta 2.” Segundo Maggio, “Trata-se de uma outra plataforma, que será montada na fábrica nova.
É um modelo desenvolvido para o mercado local, com perfil para o Brasil. Está em estudos sua viabilidade para exportação.”
Tecnologia híbrida com DNA brasileiro
O modelo indiano do Yaris Cross utiliza o motor 2NR-FBE, o mesmo encontrado na versão do Yaris vendida no Brasil.
Entretanto, o motor híbrido do Yaris Cross brasileiro deverá ter algumas modificações para adequação ao sistema flex, característica que diferencia o modelo nacional dos produzidos no exterior.
Na Índia, o Yaris Cross traz uma versão do motor 2NR-VEX, que funciona com ciclo Atkinson e é combinado a uma transmissão CVT transaxle, bateria de lítio e um motor elétrico de 80 cavalos e 14,3 kgfm de torque.
No Brasil, o motor híbrido a ser produzido promete alcançar potência combinada de até 113 cavalos, levando em conta as adaptações para o sistema flex.
Essa modificação no motor do Yaris Cross indica o compromisso da Toyota com a adaptação de suas tecnologias para as especificidades brasileiras, especialmente considerando a popularidade de veículos flex no país.
“Entregando 91 cavalos e 12,3 kgfm, o 1.5 do sistema híbrido terá de funcionar como o FBE no Brasil, ou seja, terá de ser flex e isso deve elevar sua potência para cerca de 93 cavalos,” explicou Maggio.
Perspectivas para o futuro: baterias nacionais até 2026
Outra novidade mencionada por Maggio diz respeito à bateria do Yaris Cross, item essencial para o sistema híbrido do modelo.
Segundo o executivo, a Toyota já está planejando a criação de uma área específica nas novas instalações para montar baterias de íon-lítio até 2026.
Essa medida visa reduzir custos e tornar o Yaris Cross uma opção mais acessível no mercado de SUVs híbridos, colocando o Brasil em um papel central na fabricação e fornecimento desses componentes críticos.
De acordo com Maggio, esse planejamento de longo prazo para a produção local de baterias reflete a visão da Toyota de fortalecer a cadeia de produção de veículos híbridos no Brasil, tornando o país uma referência na fabricação de modelos sustentáveis.
Toyota Yaris Cross: características técnicas e expectativas
A combinação de um motor flex com a tecnologia híbrida permite ao Yaris Cross operar com potência total entre 111 e 113 cavalos, o que se alinha com as expectativas do público brasileiro que busca um SUV compacto com bom desempenho e economia de combustível.
Com o lançamento do Yaris Cross, a Toyota espera atrair um público que prioriza veículos com tecnologia de ponta, eficiência energética e uma pegada ambiental reduzida.
Ao mesmo tempo, a montadora estuda a viabilidade de exportar o modelo, indicando que o Yaris Cross Hybrid Flex poderá ser, eventualmente, um produto brasileiro com relevância internacional.
Agora, o que se destaca é a possível aceitação do público nacional diante de um híbrido que combina sustentabilidade com uma potência atraente.
A estratégia da Toyota de produzir localmente elementos centrais do Yaris Cross, como o motor e futuramente a bateria, demonstra um movimento audacioso que poderá influenciar outras fabricantes a seguir o exemplo.