O Toyota Yaris Cross, com lançamento previsto para 2025 no Brasil, chega com motor flex e opções híbridas, buscando superar concorrentes de peso como Honda HR-V e Volkswagen T-Cross.
O mercado automotivo brasileiro está prestes a ser sacudido em 2025 com o lançamento do Toyota Yaris Cross. O que promete ser uma verdadeira “máquina de guerra” da montadora japonesa, traz à tona um modelo equipado para rivalizar diretamente com pesos-pesados como o Honda HR-V e o Volkswagen T-Cross.
Embora o nome ainda não tenha sido oficializado pela Toyota, rumores sobre o Yaris Cross já se espalham com força, e as especulações só aumentam.
A curiosidade cresce à medida que surgem detalhes sobre as versões a combustão e híbridas, que visam destruir a concorrência e trazer uma nova experiência ao mercado de SUVs compactos no Brasil.
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De acordo com o diretor de comunicação da Toyota no Brasil, Roberto Braun, em entrevista à Rádio CBN Autoesporte, a montadora está investindo pesado em tecnologia híbrida, incluindo o tão aguardado Yaris Cross.
Ele afirmou que “os próximos modelos da marca incluirão a tecnologia híbrida flex, e o Brasil terá o privilégio de ver essa novidade de perto”.
O Yaris Cross terá versões equipadas com motor 1.5 flex, oferecendo 110 cv de potência, além de opções híbridas que combinam eficiência e desempenho. No entanto, o executivo deixou claro que, em outros mercados, o modelo será lançado com versões compatíveis apenas com gasolina.
O futuro dos SUVs compactos: combustão e eletrificação junto
Embora o mercado já conheça o tradicional motor 1.5 flex, que será usado nas versões mais acessíveis do Yaris Cross, a verdadeira novidade fica por conta da versão híbrida.
A tecnologia híbrida incluirá um pequeno motor elétrico e uma bateria sem fonte de carregamento externa, que promete melhorar o consumo de combustível sem comprometer a performance.
Segundo Braun, essa combinação será o futuro dos modelos da Toyota no Brasil. O uso de etanol no motor aspirado poderá render números de desempenho superiores aos modelos disponíveis em outros países, onde o carro desenvolve até 106 cv e 14 kgfm de torque.
Com essa aposta em motores híbridos e flex, o Yaris Cross mira diretamente em modelos como o Honda HR-V e o Volkswagen T-Cross, que atualmente dominam o segmento de SUVs compactos.
O desafio, porém, está na logística envolvida na produção de veículos híbridos. Desde 2019, todo o conjunto híbrido montado em Indaiatuba, São Paulo, tem peças importadas do Japão.
A Toyota, no entanto, planeja começar a produzir esses motores localmente a partir de 2025, o que poderia baratear custos e aumentar a competitividade do Yaris Cross.
O papel do etanol na eletrificação híbrida
Um dos grandes destaques do futuro Yaris Cross será o uso do etanol como parte de seu conjunto híbrido. De acordo com Braun, a eletrificação no Brasil não está completa sem a presença do etanol.
Esse combustível, amplamente utilizado no país, será essencial para a descarbonização em modelos híbridos e plug-in.
O diretor mencionou que, apesar de não haver previsão de um híbrido plug-in flex para chegar às lojas em breve, essa é uma possibilidade que está sendo fortemente estudada pela montadora.
O Toyota RAV4, por exemplo, já é um modelo que combina a tecnologia híbrida plug-in com etanol, podendo rodar até 55 km utilizando apenas eletricidade e marcando impressionantes 35 km/l em trajetos urbanos.
É esperado que, com a produção local de motores híbridos e baterias, esses números também possam ser aplicados a modelos como o Yaris Cross, caso o plug-in flex se torne uma realidade no Brasil.
Desafios e inovações para o mercado brasileiro
No entanto, nem tudo é simples. Braun destacou que a eletrificação total ainda enfrenta desafios, especialmente em um país como o Brasil, onde a infraestrutura de recarga para carros elétricos é limitada.
Existem atualmente cerca de 9 mil pontos de recarga no país, sendo que 35% estão concentrados em São Paulo.
Mesmo assim, a Toyota vê no híbrido flex uma solução viável para o presente e o futuro, combinando eletrificação e combustíveis renováveis para reduzir emissões sem comprometer a autonomia dos veículos.
No mercado brasileiro, o Yaris Cross será acompanhado de perto pelos rivais, como o Honda HR-V, que também está de olho nas tecnologias híbridas, e o Volkswagen T-Cross, que se destaca pela sua versatilidade e opções a combustão. A batalha entre esses gigantes promete ser intensa.
Toyota aposta em modelos híbridos flex para o futuro
Além disso, o executivo revelou que a Toyota está explorando opções para expandir o uso de híbridos plug-in com etanol para mercados como Índia e Paraguai.
Essas novas iniciativas reforçam a aposta da montadora em criar soluções de mobilidade sustentável que vão além das fronteiras do Brasil.
A produção local de baterias, prevista para começar em 2026, será um marco importante. A Toyota espera nacionalizar a produção dos principais componentes dos veículos híbridos, incluindo motores e baterias, o que pode aumentar a competitividade dos modelos fabricados no Brasil e acelerar a adoção de carros mais eficientes no país.
E você? O que acha da chegada do Toyota Yaris Cross no Brasil? Será que ele tem o que é preciso para esmagar seus concorrentes? Deixe sua opinião nos comentários!