Lançamento do SUV compacto trará quatro configurações, motores flex e híbrido, pacote de segurança avançado e detalhes de design e medidas, ampliando a disputa no segmento de utilitários esportivos no país.
O Toyota Yaris Cross 2026 será lançado oficialmente no Brasil em outubro de 2025 e chegará às concessionárias em quatro configurações.
Inicialmente, a expectativa era de que o SUV compacto fosse oferecido em apenas três versões, mas o portal Autos Segredos revelou neste domingo (10) que a linha nacional contará, na verdade, com quatro opções.
As configurações confirmadas são XR, XRE e XRX, todas com motor 1.5 flex e câmbio CVT, além da topo de linha XRX Hybrid, equipada com sistema híbrido e transmissão e-CVT.
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As versões a combustão utilizarão o motor 1.5 flex aspirado, que passou por atualização para oferecer mais potência e torque, mantendo a proposta de eficiência e baixo consumo.
No Yaris Cross XRX Hybrid, o conjunto será formado pelo motor 1.5 16V de ciclo Atkinson, que no Brasil será flex, aliado a um motor elétrico.
Na configuração tailandesa, o sistema entrega potência combinada de 113 cv, mas, para o modelo nacional, a Toyota ainda não divulgou o número final.
O motor elétrico mantém os 81 cv e 14,4 kgfm de torque, enquanto o propulsor a combustão supera os 92 cv e 12,4 kgfm, na referência de funcionamento apenas a gasolina.
A faixa de preços estimada para o Brasil varia entre R$ 130 mil e R$ 185 mil, valor apurado inicialmente em dezembro de 2024 e mantido nas últimas atualizações.
Pacote de segurança do Toyota Yaris Cross 2026
O Toyota Yaris Cross 2026 trará uma lista de equipamentos de série alinhada à do modelo fabricado na Tailândia.
Entre os itens confirmados estão freios a disco nas quatro rodas, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, além de cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.
As versões mais completas contarão com o pacote Toyota Safety Sense, que reúne tecnologias de assistência à condução como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de pré-colisão frontal (PCS), assistente de permanência em faixa (LTA), alerta de mudança de faixa (LDA) e farol alto automático (AHB).
Ainda não há confirmação oficial sobre a inclusão de todos esses recursos nas versões de entrada.
Design externo e estilo
Na dianteira, o Yaris Cross 2026 apresenta grade e faróis inspirados no Corolla Cross antes da última reestilização.
O para-choque é dividido em seções e traz uma ampla entrada de ar na parte inferior, com faróis auxiliares posicionados em nichos laterais de formato geométrico.
De perfil, o modelo exibe superfícies mais limpas, com um único vinco na parte inferior das portas e apliques pretos conectando as caixas de roda.
A coluna C conta com um pequeno vidro espia para melhorar a visibilidade.
Na traseira, o para-choque combina acabamento preto com skid plate prateado, enquanto as lanternas horizontais se estendem até a tampa do porta-malas.
Medidas e capacidade
O Toyota Yaris Cross 2026 mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e tem distância entre-eixos de 2,62 m.
O porta-malas oferece capacidade para 471 litros, volume mantido em relação ao modelo vendido em outros mercados.
Segundo dados do modelo tailandês, o peso em ordem de marcha varia de 1.250 kg a 1.350 kg, dependendo da versão e do conjunto mecânico.
A capacidade do tanque de combustível é de 36 litros nas versões híbridas e 42 litros nas configurações a combustão.
Os ângulos de entrada e saída são, respectivamente, 19,5° e 28,2°, com vão livre do solo de 20,5 cm.
Em consumo, as versões híbridas do Yaris Cross vendidas na Ásia alcançam médias de até 26,3 km/l em ciclo local, enquanto as versões a combustão registram entre 17 km/l e 18 km/l.
Os números brasileiros ainda não foram divulgados e podem variar devido à calibração para o etanol e ao padrão de testes do Inmetro.
Interior e recursos tecnológicos
O interior conta com central multimídia de tela flutuante, painel de instrumentos totalmente digital e faixa central do painel revestida em material que simula couro.
O console central reúne porta-objetos e apoio de braço, enquanto o ar-condicionado é automático digital.
A Toyota ainda não divulgou informações completas sobre os sistemas de conectividade e integração com smartphones que estarão disponíveis na versão brasileira.
Ainda não foram anunciados os números finais de potência e torque do motor 1.5 flex atualizado no Brasil, nem a potência combinada da versão híbrida com tecnologia flex.
Também não há detalhes sobre a distribuição de equipamentos por versão e sobre a presença do Toyota Safety Sense nas configurações de entrada.
O início das vendas e as condições comerciais de pré-lançamento seguem sem confirmação oficial.
O lançamento ocorrerá às vésperas de um dos períodos mais aquecidos do mercado automotivo, quando as montadoras concentram ações para ampliar participação nas vendas.
Com esse pacote de versões, motores e equipamentos, o Toyota Yaris Cross 2026 chega para disputar espaço no segmento de SUVs compactos, que reúne alguns dos modelos mais vendidos do país.
Diante dessa configuração, qual motorização atende melhor às suas necessidades: a opção com motor 1.5 flex ou a híbrida com e-CVT?