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Toyota SW4, derivado da Hilux e com 7 lugares, esse SUV oferece um motor potente e robusto, além de uma mecânica confiável, podendo ser uma boa opção no mercado de usados

Publicado em 10/08/2025 às 21:57
Descubra 10 fatos essenciais sobre o Toyota SW4 2015, um carro usado que une força, espaço e tecnologia. Saiba mais sobre desempenho, consumo, conforto e manutenção.
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Descubra 10 fatos essenciais sobre o Toyota SW4 2015, um carro usado que une força, espaço e tecnologia. Saiba mais sobre desempenho, consumo, conforto e manutenção.

O Toyota SW4 2015 é um utilitário esportivo robusto, derivado da picape Hilux, que marcou presença no mercado brasileiro por sua força, espaço interno generoso e confiabilidade mecânica. Entenda por que este SUV continua sendo desejado no segmento de carros usados.

Conheça o Toyota SW4

O Toyota SW4 desembarcou no Brasil em 1992, logo após a abertura das importações.

Chegou em sua quinta geração, importado do Japão, equipado com motor 2.8 diesel de 77 cv e uma versão V6 a gasolina de 170 cv.

Em 1995, a produção para a América do Sul começou em Zárate, na Argentina, com a sexta geração.

A sétima geração, foco desta análise, chegou em 2005, trazendo um motor 3.0 turbodiesel de 163 cv.

Essa fase durou até 2015, com duas atualizações visuais e a introdução do motor flex. Em 2016, a oitava e atual geração foi lançada.

Motor e desempenho

O Toyota SW4 2015 usa motor 3.0 turbodiesel de 171 cv (8 cv a mais que o anterior), associado a um câmbio automático de cinco marchas e tração integral com reduzida.

O torque de 36,7 kgfm aparece já a 1.400 rpm, favorecendo retomadas e desempenho no fora de estrada.

Mesmo pesando 2 toneladas, ele vai de 0 a 100km/h mais rápido do que você imagina.
Mesmo pesando 2 toneladas, ele vai de 0 a 100km/h mais rápido do que você imagina.

Apesar da robustez, o peso de mais de 2 toneladas e a relação de marchas longa fazem o 0 a 100 km/h ser feito em mais de 11,5 segundos.

Consumo equilibrado do Toyota SW4

Mesmo sendo um SUV pesado, o Toyota SW4 2015 apresenta bons números para um modelo turbodiesel:

  • Cidade: cerca de 9,5 km/l
  • Estrada: acima de 11 km/l

Essa eficiência é resultado de uma recalibração feita em 2012 para atender ao Proconve L6 e utilizar o diesel S50.

Conforto interno e espaço

O espaço é um dos grandes atrativos do SW4. Motorista e passageiros da segunda fila contam com bom nível de conforto. A terceira fila, embora de acesso limitado, acomoda pessoas de até 1,75 m em trajetos curtos.

Com assentos projetadas para oferecer conforto e versatilidade em cada jornada.
Com assentos projetadas para oferecer conforto e versatilidade em cada jornada.

Por outro lado, a suspensão traseira por eixo rígido, projetada para resistência off-road, torna o rodar mais duro, especialmente em ruas esburacadas.

O isolamento acústico também deixa a desejar em velocidades acima de 80 km/h.

Dirigibilidade de “jipão”

A posição de dirigir é elevada, transmitindo sensação de controle e segurança. Porém, a ergonomia não é perfeita: comandos como ar-condicionado e som exigem que o motorista se incline para alcançá-los.

Exibe linhas sofisticadas, instrumentos claros e central multimídia intuitiva, unindo elegância e tecnologia a cada quilômetro.
Exibe linhas sofisticadas, instrumentos claros e central multimídia intuitiva, unindo elegância e tecnologia a cada quilômetro.

Em curvas, a carroceria torce mais do que em SUVs monobloco como o Corolla Cross, e a direção demanda pequenas correções acima dos 100 km/h.

Versões e equipamentos

A versão SRV 3.0 turbodiesel automática oferece pacote completo para a época:

Segurança: seis airbags, controles de estabilidade e tração, ABS com EBD, câmera de ré, faróis com regulagem de altura e repetidores de seta nos retrovisores.

Conforto: ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste elétrico, trio elétrico, retrovisores rebatíveis, couro, volante com ajuste de altura, piloto automático.

Tecnologia: central multimídia com GPS, TV digital, DVD, USB e Bluetooth (apesar de pouco intuitiva).

Quanto custa o Toyota SW4 2015 SRV com motor 3.0 turbodiesel e câmbio automático?

Em 2015, a Toyota SW4 vendeu 8.693 unidades, queda em relação à média de 10 mil anuais da época, devido à transição para a nova geração.

Ainda assim, superou com folga o rival Chevrolet Trailblazer, que emplacou apenas 1.795 unidades.

No mercado de usados, mantém valorização:

Segundo a tabela FIPE: O Toyota SW4 2015 SRV com motor 3.0 turbodiesel e câmbio automático custa R$ 150.324,00.

Custos de manutenção

Manter um motor turbodiesel exige investimento maior. Alguns preços médios:

  • Amortecedores traseiros (par): R$ 430 a R$ 600
  • Bomba de combustível: R$ 340 a R$ 550
  • Farol: R$ 1.400 a R$ 2.000
  • Óleo do diferencial (6L 80w90): R$ 360 a R$ 540
  • Óleo do motor (7L 5w30 + filtro): R$ 520 a R$ 700
  • Pastilhas de freio (jogo): R$ 300 a R$ 460

Problemas comuns e recalls

Os principais pontos de atenção no Toyota SW4 2015 incluem:

  • Desgaste rápido de pastilhas e discos de freio.
  • Problemas nos bicos injetores.
  • Travamentos na central multimídia.
  • Folgas na direção e perda de desempenho por falhas na turbina.
  • Infiltrações, manchas e odor de mofo na cabine.

O modelo já passou por campanhas para:

  • Troca de sensor e cabo dos airbags (2005 a 2011).
  • Troca do airbag do motorista (2005 a 2015).

Vale a pena comprar um Toyota SW4 2015 usado?

Para quem busca um SUV de verdade, com capacidade off-road, espaço para até sete pessoas e confiabilidade mecânica, o Toyota SW4 2015 é uma ótima opção.

No entanto, é preciso estar ciente de que conforto, acabamento e custos de manutenção não são seus pontos fortes.

Com uma boa revisão pré-compra e atenção aos problemas conhecidos, o Toyota SW4 2015 é um carro usado pode oferecer muitos anos de serviço, seja na cidade ou fora de estrada.

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Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

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