Descubra 10 fatos essenciais sobre o Toyota SW4 2015, um carro usado que une força, espaço e tecnologia. Saiba mais sobre desempenho, consumo, conforto e manutenção.
O Toyota SW4 2015 é um utilitário esportivo robusto, derivado da picape Hilux, que marcou presença no mercado brasileiro por sua força, espaço interno generoso e confiabilidade mecânica. Entenda por que este SUV continua sendo desejado no segmento de carros usados.
Conheça o Toyota SW4
O Toyota SW4 desembarcou no Brasil em 1992, logo após a abertura das importações.
Chegou em sua quinta geração, importado do Japão, equipado com motor 2.8 diesel de 77 cv e uma versão V6 a gasolina de 170 cv.
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Em 1995, a produção para a América do Sul começou em Zárate, na Argentina, com a sexta geração.
A sétima geração, foco desta análise, chegou em 2005, trazendo um motor 3.0 turbodiesel de 163 cv.
Essa fase durou até 2015, com duas atualizações visuais e a introdução do motor flex. Em 2016, a oitava e atual geração foi lançada.
Motor e desempenho
O Toyota SW4 2015 usa motor 3.0 turbodiesel de 171 cv (8 cv a mais que o anterior), associado a um câmbio automático de cinco marchas e tração integral com reduzida.
O torque de 36,7 kgfm aparece já a 1.400 rpm, favorecendo retomadas e desempenho no fora de estrada.
Apesar da robustez, o peso de mais de 2 toneladas e a relação de marchas longa fazem o 0 a 100 km/h ser feito em mais de 11,5 segundos.
Consumo equilibrado do Toyota SW4
Mesmo sendo um SUV pesado, o Toyota SW4 2015 apresenta bons números para um modelo turbodiesel:
- Cidade: cerca de 9,5 km/l
- Estrada: acima de 11 km/l
Essa eficiência é resultado de uma recalibração feita em 2012 para atender ao Proconve L6 e utilizar o diesel S50.
Conforto interno e espaço
O espaço é um dos grandes atrativos do SW4. Motorista e passageiros da segunda fila contam com bom nível de conforto. A terceira fila, embora de acesso limitado, acomoda pessoas de até 1,75 m em trajetos curtos.
Por outro lado, a suspensão traseira por eixo rígido, projetada para resistência off-road, torna o rodar mais duro, especialmente em ruas esburacadas.
O isolamento acústico também deixa a desejar em velocidades acima de 80 km/h.
Dirigibilidade de “jipão”
A posição de dirigir é elevada, transmitindo sensação de controle e segurança. Porém, a ergonomia não é perfeita: comandos como ar-condicionado e som exigem que o motorista se incline para alcançá-los.
Em curvas, a carroceria torce mais do que em SUVs monobloco como o Corolla Cross, e a direção demanda pequenas correções acima dos 100 km/h.
Versões e equipamentos
A versão SRV 3.0 turbodiesel automática oferece pacote completo para a época:
Segurança: seis airbags, controles de estabilidade e tração, ABS com EBD, câmera de ré, faróis com regulagem de altura e repetidores de seta nos retrovisores.
Conforto: ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste elétrico, trio elétrico, retrovisores rebatíveis, couro, volante com ajuste de altura, piloto automático.
Tecnologia: central multimídia com GPS, TV digital, DVD, USB e Bluetooth (apesar de pouco intuitiva).
Quanto custa o Toyota SW4 2015 SRV com motor 3.0 turbodiesel e câmbio automático?
Em 2015, a Toyota SW4 vendeu 8.693 unidades, queda em relação à média de 10 mil anuais da época, devido à transição para a nova geração.
Ainda assim, superou com folga o rival Chevrolet Trailblazer, que emplacou apenas 1.795 unidades.
No mercado de usados, mantém valorização:
Segundo a tabela FIPE: O Toyota SW4 2015 SRV com motor 3.0 turbodiesel e câmbio automático custa R$ 150.324,00.
Custos de manutenção
Manter um motor turbodiesel exige investimento maior. Alguns preços médios:
- Amortecedores traseiros (par): R$ 430 a R$ 600
- Bomba de combustível: R$ 340 a R$ 550
- Farol: R$ 1.400 a R$ 2.000
- Óleo do diferencial (6L 80w90): R$ 360 a R$ 540
- Óleo do motor (7L 5w30 + filtro): R$ 520 a R$ 700
- Pastilhas de freio (jogo): R$ 300 a R$ 460
Problemas comuns e recalls
Os principais pontos de atenção no Toyota SW4 2015 incluem:
- Desgaste rápido de pastilhas e discos de freio.
- Problemas nos bicos injetores.
- Travamentos na central multimídia.
- Folgas na direção e perda de desempenho por falhas na turbina.
- Infiltrações, manchas e odor de mofo na cabine.
O modelo já passou por campanhas para:
- Troca de sensor e cabo dos airbags (2005 a 2011).
- Troca do airbag do motorista (2005 a 2015).
Vale a pena comprar um Toyota SW4 2015 usado?
Para quem busca um SUV de verdade, com capacidade off-road, espaço para até sete pessoas e confiabilidade mecânica, o Toyota SW4 2015 é uma ótima opção.
No entanto, é preciso estar ciente de que conforto, acabamento e custos de manutenção não são seus pontos fortes.
Com uma boa revisão pré-compra e atenção aos problemas conhecidos, o Toyota SW4 2015 é um carro usado pode oferecer muitos anos de serviço, seja na cidade ou fora de estrada.