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Toyota surpreende o mercado e testa novo motor revolucionário no Corolla Cross e Yaris que desafia e ameaça a era dos elétricos

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 20/07/2024 às 19:57
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Toyota revoluciona com o novo motor avançado: testado no Corolla Cross e Yaris esse incrível motor 1.6 H2 promete tornar carros elétricos obsoletos!

Toyota revoluciona com o novo motor avançado: testado no Corolla Cross e Yaris esse incrível motor 1.6 H2 promete tornar carros elétricos obsoletos!

Toyota revoluciona com novo motor do Corolla Cross e Yaris que promete deixar os carros elétricos para Trás! A montadora japonesa está avançando no desenvolvimento de formas alternativas de propulsão, sendo pioneira no segmento dos veículos híbridos com o lançamento do Prius em 1997. Além dos híbridos e elétricos, a marca tem um forte compromisso com a tecnologia de veículos movidos a hidrogênio.

Recentemente, a Toyota projetou um inovador motor a combustão que utiliza hidrogênio líquido como combustível, oferecendo uma alternativa promissora aos carros elétricos na busca pela descarbonização. Este motor, uma adaptação dos motores a combustão convencionais, opera com um princípio distinto do utilizado no Mirai, um sedã que gera energia a partir de células de combustível que processam o hidrogênio gasoso.

Nova tecnologia foi aplicada ao motor 1.6 turbo dos modelos GR Yaris e GR Corolla, e já passou por testes no Corolla Cross

O armazenamento de hidrogênio líquido em motores H2 exige condições de baixa pressão e temperaturas inferiores a -250ºC, embora permita uma densidade energética 50% superior à do gás no mesmo volume.

Essa tecnologia foi aplicada ao motor 1.6 turbo dos modelos GR Yaris e GR Corolla, e já passou por testes no Toyota Corolla Cross, demonstrando a capacidade de emitir apenas vapor de água pelo escapamento, com emissões insignificantes de óxido de nitrogênio.

Adaptações no motor convencional

Adaptações foram necessárias para o uso seguro deste combustível, como um sistema de injeção de alta pressão e componentes reforçados, devido à alta inflamabilidade do hidrogênio. Apesar das vantagens, a mecânica enfrenta desafios, como o alto custo do combustível comparado à gasolina e eletricidade, além da limitada infraestrutura de reabastecimento.

No automobilismo, a Toyota testou essa tecnologia com o GR Yaris no Campeonato Mundial de Ralis e o GR Corolla em corridas de endurance, introduzindo o protótipo GR H2 Racing Concept com o objetivo de competir em Le Mans. Esses testes também incluem aplicações em estradas, com o Corolla Cross H2 rodando desde 2022.

Embora a densidade energética do hidrogênio seja extremamente alta, ele não produz tanta energia quanto os combustíveis convencionais em motores a combustão. A falta de dados oficiais de potência e torque do motor 1.6 H2 impede comparações diretas com outros modelos, como o Toyota GR Corolla, mas um motor convertido similar, o V6 3.5 biturbo usado na HiAce, mostra uma redução significativa de desempenho.

Toyota conseguiu extrair mais 24% de potência e 33% de torque nos GR Corolla H2 de corridas de resistência

Contudo, a Toyota e a Yamaha colaboram no desenvolvimento de um motor V8 5.0 abastecido com hidrogênio líquido, visando garantir um desempenho robusto em futuros modelos, inclusive motocicletas.

Aumentos de 24% em potência e 33% em torque foram obtidos nos modelos GR Corolla H2 de corrida, indicando potencial para melhorias contínuas.

Toyota segue investindo nessa tecnologia como uma alternativa viável aos sistemas de célula de combustível

O custo, no entanto, permanece como uma barreira significativa. Um Mirai completo custa cerca de US$ 50 mil sem incentivos, podendo reduzir para abaixo de US$ 30 mil com eles. A Toyota prevê uma redução de custos de 37% nos sistemas a hidrogênio para a próxima geração, com possibilidade de redução de 50% se 200 mil unidades forem vendidas até 2030.

A Toyota segue investindo nessa tecnologia como uma alternativa viável aos sistemas de célula de combustível, mas ainda enfrenta desafios significativos, incluindo o desenvolvimento de tecnologias para eletrólise da água e a expansão da rede de abastecimento. A empresa está determinada a explorar essa opção sem se comprometer exclusivamente com uma única solução.

Adoraria saber se você já teve um Toyota ou se pensa em adquirir um. Conte para nós na seção de comentários a sua experiência com a marca. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo automobilístico. Até a próxima!

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Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

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