Toyota revoluciona com o novo motor avançado: testado no Corolla Cross e Yaris esse incrível motor 1.6 H2 promete tornar carros elétricos obsoletos!
Toyota revoluciona com novo motor do Corolla Cross e Yaris que promete deixar os carros elétricos para Trás! A montadora japonesa está avançando no desenvolvimento de formas alternativas de propulsão, sendo pioneira no segmento dos veículos híbridos com o lançamento do Prius em 1997. Além dos híbridos e elétricos, a marca tem um forte compromisso com a tecnologia de veículos movidos a hidrogênio.
Recentemente, a Toyota projetou um inovador motor a combustão que utiliza hidrogênio líquido como combustível, oferecendo uma alternativa promissora aos carros elétricos na busca pela descarbonização. Este motor, uma adaptação dos motores a combustão convencionais, opera com um princípio distinto do utilizado no Mirai, um sedã que gera energia a partir de células de combustível que processam o hidrogênio gasoso.
Nova tecnologia foi aplicada ao motor 1.6 turbo dos modelos GR Yaris e GR Corolla, e já passou por testes no Corolla Cross
O armazenamento de hidrogênio líquido em motores H2 exige condições de baixa pressão e temperaturas inferiores a -250ºC, embora permita uma densidade energética 50% superior à do gás no mesmo volume.
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Essa tecnologia foi aplicada ao motor 1.6 turbo dos modelos GR Yaris e GR Corolla, e já passou por testes no Toyota Corolla Cross, demonstrando a capacidade de emitir apenas vapor de água pelo escapamento, com emissões insignificantes de óxido de nitrogênio.
Adaptações no motor convencional
Adaptações foram necessárias para o uso seguro deste combustível, como um sistema de injeção de alta pressão e componentes reforçados, devido à alta inflamabilidade do hidrogênio. Apesar das vantagens, a mecânica enfrenta desafios, como o alto custo do combustível comparado à gasolina e eletricidade, além da limitada infraestrutura de reabastecimento.
No automobilismo, a Toyota testou essa tecnologia com o GR Yaris no Campeonato Mundial de Ralis e o GR Corolla em corridas de endurance, introduzindo o protótipo GR H2 Racing Concept com o objetivo de competir em Le Mans. Esses testes também incluem aplicações em estradas, com o Corolla Cross H2 rodando desde 2022.
Embora a densidade energética do hidrogênio seja extremamente alta, ele não produz tanta energia quanto os combustíveis convencionais em motores a combustão. A falta de dados oficiais de potência e torque do motor 1.6 H2 impede comparações diretas com outros modelos, como o Toyota GR Corolla, mas um motor convertido similar, o V6 3.5 biturbo usado na HiAce, mostra uma redução significativa de desempenho.
Toyota conseguiu extrair mais 24% de potência e 33% de torque nos GR Corolla H2 de corridas de resistência
Contudo, a Toyota e a Yamaha colaboram no desenvolvimento de um motor V8 5.0 abastecido com hidrogênio líquido, visando garantir um desempenho robusto em futuros modelos, inclusive motocicletas.
Aumentos de 24% em potência e 33% em torque foram obtidos nos modelos GR Corolla H2 de corrida, indicando potencial para melhorias contínuas.
Toyota segue investindo nessa tecnologia como uma alternativa viável aos sistemas de célula de combustível
O custo, no entanto, permanece como uma barreira significativa. Um Mirai completo custa cerca de US$ 50 mil sem incentivos, podendo reduzir para abaixo de US$ 30 mil com eles. A Toyota prevê uma redução de custos de 37% nos sistemas a hidrogênio para a próxima geração, com possibilidade de redução de 50% se 200 mil unidades forem vendidas até 2030.
A Toyota segue investindo nessa tecnologia como uma alternativa viável aos sistemas de célula de combustível, mas ainda enfrenta desafios significativos, incluindo o desenvolvimento de tecnologias para eletrólise da água e a expansão da rede de abastecimento. A empresa está determinada a explorar essa opção sem se comprometer exclusivamente com uma única solução.
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