O revolucionário carro elétrico da Toyota, Lexus LF-ZC, promete surpreender com uma autonomia de até 1.000 km e tem previsão de chegada ao mercado em 2026.
Na última quarta-feira, 25 de outubro, a Toyota fez uma revelação impactante durante o Japan Mobility Show, apresentando o Toyota Lexus LF-ZC, um inovador carro elétrico capaz de alcançar uma impressionante autonomia de 1.000 km. Integrando a divisão de luxo de veículos elétricos a bateria (BEV) da fabricante, o modelo está previsto para chegar oficialmente ao mercado em 2026, prometendo elevar os padrões da mobilidade elétrica.
Confira os principais detalhes do novo carro elétrico da Toyota
Segundo a Reuters, o novo Toyota Lexus é parte da estratégia da montadora japonesa para carros elétricos dependentes de tecnologia avançada de bateria. O conceito BEV LF-ZC utiliza baterias prismáticas de alto desempenho que alcançam duas vezes a autonomia dos carros elétricos convencionais, ou cerca de 1.000 km de autonomia. Ele também ostenta um cockpit amplo e utiliza Inteligência Avançada, a qual a Toyota apelidou de Butler.
O sistema consegue identificar preferências que os motoristas podem não ter consciência. Segundo o diretor da marca da Toyota Simon Humphries em coletiva de imprensa, a chave para atingir esses avanços é a minimização e redução de peças em todas as áreas, incluindo baterias menores e mais eficientes, com mais potência e maior autonomia.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A marca afirma que o novo carro elétrico da Toyota Lexus Future Zero Emission Catalyst (LF-ZC) apresentado nesta semana faz parte da próxima geração da linha Lexus BEV, com lançamento previsto para 2026.
Como o nome sugere, o modelo constitui o catalisador para novas experiências no setor elétrico, incluindo dinâmica de condução elevada, design descomprometido e novos serviços exclusivos, o resumo da promessa da marca Lexus de desenvolver automóveis que enriqueçam a vida dos clientes mais exigentes.
Toyota avança com baterias de estado sólido para baratear preço dos carros elétricos
Vale destacar que a Toyota, montadora que mais vende carros no mundo, anunciou em junho planos ambiciosos para a otimização de bateria de veículos elétricos com bateria. A japonesa antecipou, por exemplo, a chegada da próxima geração de baterias de íons de lítio que oferecem autonomias mais longas e carregamento mais rápido.
A empresa destacou também ter atingido um avanço na superação de problemas previamente identificados com a durabilidade das baterias de estado sólido. O foco da Toyota é vender veículos movidos por baterias de estado sólido até 2027 ou 2028.
As baterias de estado sólido são vistas como uma virada de jogo para a indústria devido à sua autonomia e alto desempenho. Entre outros planos da japonesa, está a meta de vender globalmente apenas veículos elétricos a bateria da marca de luxo Lexus até 2035.
Além do novo carro elétrico da Toyota Lexus LF-ZC, a montadora anunciou também durante o evento o conceito Land Cruiser SE, o primeiro carro totalmente elétrico da linha, e a futura picape elétrica EPU.
Toyota e Lexus utilizam padrão de carregamento Tesla
A Toyota e sua marca de luxo Lexus se renderam ao padrão de carregamento Tesla, chamado de North American Charging Standard, ou NACS. Segundo a Tesla, que deu boas-vindas à líder do mercado no X (Twitter), os novos carros elétricos da Toyota virão com uma nova entrada a partir de 2025. Ela também fornecerá adaptadores aos clientes.
Os carros elétricos da Toyota e Lexus terão acesso a mais de 12 mil estações Tesla Supercharger. A expansão de carregadores Tesla para outras marcas faz parte de um acordo com o governo dos EUA, que planeja instalar 500 mil carregadores de carros elétricos nas estradas do país até 2030.
A Toyota era a única entre as grandes marcas que ainda mantinha silêncio sobre o assunto. Ela se junta a diversas montadoras, como Ford, GM, Polestar, Rivian, Volvo, Honda, BMW, Nissan, Mercedes, Jaguar, Land Rover, Hyundai e Kia.