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Toyota revela super carro movido a hidrogênio com design agressivo e 5,1 metros de comprimento; motor V6 biturbo 3.5

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/06/2025 às 17:22
hidrogênio, Toyota
Foto: Reprodução

Novo GR LH2 combina motor a hidrogênio e sistema híbrido, com visual agressivo e dimensões superiores ao GR010, mirando alto nas 24 Horas de Le Mans.

A Toyota surpreendeu com a apresentação do GR LH2 Racing Concept. O novo hipercarro movido a hidrogênio representa um passo ousado da montadora japonesa em sua estratégia para um futuro neutro em carbono.

Desenvolvido pela divisão Toyota Gazoo Racing, o veículo aposta na combustão de hidrogênio como alternativa viável para o automobilismo e, futuramente, para as ruas.

Design futurista e foco em desempenho

O GR LH2 Racing Concept foi revelado no tradicional Circuito de la Sarthe, em Le Mans, com linhas agressivas e refinadas.

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Apesar de manter alguns traços do GR H2 Concept apresentado no ano anterior, o novo modelo traz atualizações significativas.

Os faróis de LED estão menores, as entradas de ar laterais foram redesenhadas e o aerofólio traseiro foi elevado. A barbatana também está mais pronunciada, conferindo ao carro um visual arrojado e funcional.

O conjunto aerodinâmico reforça o foco em performance e impacto visual. A carroceria segue o estilo do GR010 Hybrid, modelo consagrado pela Toyota em provas de longa duração.

Em dimensões, o GR LH2 mede 5.100 mm de comprimento e 2.050 mm de largura, superando ligeiramente seu antecessor direto. Os ajustes demonstram que a Toyota está tratando o projeto com seriedade e foco competitivo.

Tecnologia de hidrogênio com sistema híbrido

A Toyota confirmou que o GR LH2 utiliza um trem de força híbrido com motor movido a hidrogênio.

A montadora, no entanto, ainda não revelou os detalhes técnicos completos. A expectativa é que o novo carro compartilhe parte da estrutura do GR010 Hybrid, que conta com um motor V6 biturbo de 3,5 litros combinado a um motor elétrico dianteiro.

Essa arquitetura tem mostrado bons resultados em corridas de resistência.

Ao adaptá-la para combustão de hidrogênio, a Toyota busca combinar desempenho com inovação ambiental. O objetivo não é apenas vencer provas, mas ampliar os limites da tecnologia em cenários extremos.

Parte da estratégia “multicaminhos” da Toyota

O GR LH2 integra a estratégia “multicaminhos” da Toyota para reduzir as emissões de carbono.

A montadora acredita que o futuro da mobilidade passa por múltiplas soluções, incluindo veículos elétricos a bateria (BEVs), híbridos, motores a combustíveis neutros em carbono e tecnologias de hidrogênio.

Além do GR LH2, a Toyota já vem testando carros como o GR Corolla movido a hidrogênio em outras corridas de longa duração.

Esses testes não são apenas demonstrações tecnológicas, mas também etapas importantes para validar o uso do hidrogênio em contextos reais. A ideia é acelerar o desenvolvimento da tecnologia antes de levá-la ao uso comercial em larga escala.

Foco além das pistas: infraestrutura e parceria

Fora do mundo das competições, a Toyota também investe no desenvolvimento de veículos a célula de combustível (FCEVs), como o Mirai e o Crown Sedan.

Porém, para que o hidrogênio se torne uma alternativa de fato acessível ao público, é necessário avançar na infraestrutura.

Por isso, a montadora está firmando parcerias com empresas e governos para ampliar a produção, o transporte e a distribuição de hidrogênio.

A intenção é criar as condições necessárias para que mais veículos movidos a esse tipo de combustível possam circular com facilidade e segurança.

Comemoração de 40 anos em Le Mans

A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans também tem um tom especial para a Toyota. A participação marca os 40 anos da primeira vez da empresa na prova, considerada uma das mais prestigiadas do automobilismo mundial.

Para celebrar, dois GR010 Hybrid retornam à pista com a clássica combinação de cores vermelha, branca e preta.

Entre 2018 e 2022, a Toyota conquistou cinco vitórias consecutivas na corrida. Em 2023 e 2024, a Ferrari assumiu a liderança com duas vitórias seguidas.

Com o novo GR LH2, a montadora japonesa tenta renovar sua posição de destaque e marcar território em uma nova era tecnológica.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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