1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota revela motor 2.0 turbo com até 600 cv e indica possível retorno de lendário modelo da montadora japonesa
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Toyota revela motor 2.0 turbo com até 600 cv e indica possível retorno de lendário modelo da montadora japonesa

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 19/07/2025 às 10:20
Toyota apresenta motor 2.0 turbo G20E de até 600 cv e pode trazer de volta modelos lendários como o Celica. Saiba mais sobre a inovação.
Toyota apresenta motor 2.0 turbo G20E de até 600 cv e pode trazer de volta modelos lendários como o Celica. Saiba mais sobre a inovação.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
58 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Inovação tecnológica da Toyota desperta interesse global ao apresentar motor 2.0 turbo de alta potência, com possibilidade de resgatar modelos icônicos e consolidar a marca entre os esportivos mais desejados do mundo.

O novo motor G20E, um propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros que promete até 600 cv, foi anunciado pela Toyota, movimentando o cenário dos esportivos a combustão.

A fabricante japonesa reforça sua estratégia ao manter motores a combustão, mesmo diante do avanço dos híbridos e elétricos, destacando o compromisso com a alta performance e a tradição esportiva.

O G20E faz parte de uma geração avançada de motores a gasolina da Toyota, com versões aspiradas, turbinadas e assistidas por sistemas elétricos.

O objetivo é elevar a eficiência sem perder desempenho, aspecto essencial no segmento de esportivos.

O motor já desperta interesse no Japão e na Europa, sendo visto como possível base para futuros projetos icônicos.

A estreia pública do propulsor ocorreu no GR Yaris M-Concept, instalado na parte traseira do modelo.

Desde a apresentação, o mercado acompanha a possibilidade do G20E equipar veículos como o lendário Toyota Celica, criando grandes expectativas.

A Toyota divulgou que o motor foi projetado para entregar entre 400 cv e 450 cv em versões de rua.

Toyota apresenta motor 2.0 turbo G20E de até 600 cv e pode trazer de volta modelos lendários como o Celica. Saiba mais sobre a inovação.
Toyota apresenta motor 2.0 turbo G20E de até 600 cv e pode trazer de volta modelos lendários como o Celica. Saiba mais sobre a inovação.

Entretanto, configurações voltadas para competições já atingem os 600 cv, comprovando o alto potencial do novo motor 2.0 turbo.

Em entrevista à imprensa europeia, a marca indicou que, com um turbo de maior capacidade, o G20E pode ultrapassar 600 cv até em variantes de produção, desde que as regulamentações ambientais permitam.

A arquitetura do propulsor foi pensada para oferecer confiabilidade e versatilidade, permitindo aplicações transversais ou longitudinais, tanto na dianteira quanto na traseira dos veículos.

Além disso, o motor foi desenvolvido com espaçamento entre cilindros e bloco facilitando futuras modificações e preparações, favorecendo entusiastas e profissionais do segmento.

Atualmente, o grande desafio para a implementação do motor G20E está nas normas ambientais, principalmente a Euro 7.

Mesmo assim, a Toyota apresenta o novo motor como base promissora para futuros desenvolvimentos em esportivos.

O GR Yaris M-Concept, com o G20E, já está confirmado para provas como a Super Taikyu Series no Japão em 2025 e para as 24 Horas de Nürburgring em 2026.

Esses testes servirão para validar a durabilidade e a performance do propulsor em ambientes de alta exigência antes da chegada ao mercado em larga escala.

Toyota Celica e a tradição esportiva japonesa

O Toyota Supra de terceira geração ficou mundialmente conhecido pelo motor 2JZ, e sua aparição no filme "Velozes e Furiosos". (Imagem: Divulgação)
O Toyota Supra de terceira geração ficou mundialmente conhecido pelo motor 2JZ, e sua aparição no filme “Velozes e Furiosos”. (Imagem: Divulgação)

O possível retorno do Toyota Celica com o motor G20E reacende o interesse pelo esportivo icônico, famoso mundialmente entre os anos 1970 e início dos anos 2000.

O Celica se destacou no cenário internacional pelo desempenho e pelas vitórias no Mundial de Rali, tornando-se referência de esportividade.

A aposta em um novo motor turbo com potencial de 600 cv revela a intenção da Toyota de unir tradição e inovação tecnológica, adaptando-se aos novos desafios do setor automotivo.

Comparativo: motor 2.0 turbo G20E e 2JZ

As comparações entre o motor G20E e o clássico 2JZ, consagrado no Toyota Supra, são recorrentes entre os fãs.

O motor 2JZ ficou famoso pela robustez, capacidade de preparação e potência, tornando-se ícone dos esportivos japoneses.

O G20E, apesar de ter menos cilindros, traz conceitos modernos como leveza, resistência estrutural e facilidade de adaptação, acompanhando tendências globais de desempenho e eficiência.

Desafios das normas ambientais e futuro dos esportivos

A opção por um motor menor e mais leve responde à demanda do mercado por eficiência, sem abrir mão do desempenho.

O principal obstáculo está nas regras de emissões, com o avanço das normas europeias impondo limites cada vez mais rígidos.

Toyota apresenta motor 2.0 turbo G20E de até 600 cv e pode trazer de volta modelos lendários como o Celica. Saiba mais sobre a inovação.
Toyota apresenta motor 2.0 turbo G20E de até 600 cv e pode trazer de volta modelos lendários como o Celica. Saiba mais sobre a inovação.

Mesmo assim, a Toyota segue investindo em tecnologia e inovação para manter a tradição dos motores a combustão vivos no cenário esportivo global.

O anúncio do motor 2.0 turbo como base de uma nova geração de esportivos reforça a estratégia da marca japonesa para permanecer relevante e desejada no segmento de alta performance.

O G20E se apresenta como alternativa para entusiastas, oferecendo um equilíbrio entre tradição, modernidade e potencial de evolução.

Com todas essas inovações e expectativas em torno do G20E, cresce o interesse do mercado e dos consumidores por saber como a Toyota continuará a tradição dos esportivos japoneses em meio a tantas transformações no setor automotivo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Douglas
Douglas
25/07/2025 11:51

Quero ver esse motor no Corolla …

Carlos Roberto
Carlos Roberto
24/07/2025 10:10

Não tem chinês pra Toyota…

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x