A Toyota está a cada dia, tentando inovar com seus carros elétricos e, dessa vez, planeja colocar um câmbio manual para que os amantes de carros elétricos sintam a mesma sensação de um veículo a combustão
Muitas empresas tentaram incluir um câmbio manual em veículos elétricos, mas nenhuma realmente chegou de fato à produção, com exceção da Porsche e Audi, que conseguiram colocar nos veículos elétricos como Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT. Entretanto, a Toyota também planeja seguir este caminho, como foi anunciado nas patentes registradas pela montadora. Ao que tudo indica, a japonesa planeja ir além instalando uma solução semelhante ao que se faz quando se converte um modelo a combustão em elétrico, mas mantendo a caixa de câmbio manual.
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Toyota e o seu plano de colocar câmbio manual com embreagem em veículos elétricos
Normalmente, essas conversões de veículos elétricos são deixadas em apenas uma marcha, que varia dependendo da especificação do motor e RPMs máximas, então não é necessário utilizar embreagem já que realmente não precisa trocar de marcha.
A Toyota postou alguns diagramas de patentes (imagem acima) que parecem ser complicados à primeira vista, entretanto, é apenas uma versão simples do que a montadora planeja fazer com os carros elétricos.
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O câmbio manual da empresa contará com um controlador especial que muda o torque do motor, com o intuito de ficar mais semelhante a um motor a gasolina. A ideia aparenta oferecer um verdadeiro pedal de embreagem que o motorista necessita pressionar para poder trocar de marcha, movendo um câmbio manual, apesar do texto se referir a estes como “pseudo-câmbio” e pedal de pseudo-embreagem”, dando a entender que eles não são realmente necessários e que seu papel é para reproduzir a sensação e a diversão de um câmbio manual em veículos elétricos.
Entenda como funcionará o câmbio da Toyota para carros elétricos
O controlador dos veículos elétricos é configurado para controlar o torque do motor utilizando um modelo com base no câmbio manual, baseado na intensidade ao pressionar o acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de movimento do pseudo-calibrador utilizado pela operação do atuador de força de reação.
O controlador recebe uma configuração para guardar a característica de força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento.
Logo após, o controlador é configurado para balancear a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador seguindo a utilização do pseudo-calibrador, usando o perfil de força de reação de deslocamento armazenada.
Toyota utilizará câmbio manual em veículos elétricos de esporte?
Buscando resumir mais este texto, isso soa como se o pseudo-câmbio da Toyota não se movesse de forma física, assim como ocorre, com Mazda MX-5, onde cada movimento no acelerador faz com que o câmbio reaja a de forma diferente, adicionando o perfil e diversão do veículo elétrico.
Sendo assim, isso dá a entender que a Toyota pode utilizar esse câmbio manual em futuros carros elétricos esportivos. O presidente da empresa, Akio Toyoda, é um piloto atento e também um entusiasta e prometeu adicionar carros elétricos mais diferenciados à linha da empresa.