1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota quer ser a primeira montadora a equipar câmbio manual com embreagem em veículos elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Toyota quer ser a primeira montadora a equipar câmbio manual com embreagem em veículos elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/02/2022 às 09:58
Toyota - montadora - carros elétricos - veículos elétricos - Cambio manual - com embreagem
câmbio manual – foto: Reprodução/Insedeevs

A Toyota está a cada dia, tentando inovar com seus carros elétricos e, dessa vez, planeja colocar um câmbio manual para que os amantes de carros elétricos sintam a mesma sensação de um veículo a combustão

Muitas empresas tentaram incluir um câmbio manual em veículos elétricos, mas nenhuma realmente chegou de fato à produção, com exceção da Porsche e Audi, que conseguiram colocar nos veículos elétricos como Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT. Entretanto, a Toyota também planeja seguir este caminho, como foi anunciado nas patentes registradas pela montadora. Ao que tudo indica, a japonesa planeja ir além instalando uma solução semelhante ao que se faz quando se converte um modelo a combustão em elétrico, mas mantendo a caixa de câmbio manual.

Leia outras noticias relacionadas

Toyota e o seu plano de colocar câmbio manual com embreagem em veículos elétricos

Diagramas divulgados no site oficial da Toyota

Normalmente, essas conversões de veículos elétricos são deixadas em apenas uma marcha, que varia dependendo da especificação do motor e RPMs máximas, então não é necessário utilizar embreagem já que realmente não precisa trocar de marcha.

A Toyota postou alguns diagramas de patentes (imagem acima) que parecem ser complicados à primeira vista, entretanto, é apenas uma versão simples do que a montadora planeja fazer com os carros elétricos.

O câmbio manual da empresa contará com um controlador especial que muda o torque do motor, com o intuito de ficar mais semelhante a um motor a gasolina. A ideia aparenta oferecer um verdadeiro pedal de embreagem que o motorista necessita pressionar para poder trocar de marcha, movendo um câmbio manual, apesar do texto se referir a estes como “pseudo-câmbio” e pedal de pseudo-embreagem”, dando a entender que eles não são realmente necessários e que seu papel é para reproduzir a sensação e a diversão de um câmbio manual em veículos elétricos.

Entenda como funcionará o câmbio da Toyota para carros elétricos

O controlador dos veículos elétricos é configurado para controlar o torque do motor utilizando um modelo com base no câmbio manual, baseado na intensidade ao pressionar o acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de movimento do pseudo-calibrador utilizado pela operação do atuador de força de reação.

O controlador recebe uma configuração para guardar a característica de força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento.

Logo após, o controlador é configurado para balancear a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador seguindo a utilização do pseudo-calibrador, usando o perfil de força de reação de deslocamento armazenada.

Toyota utilizará câmbio manual em veículos elétricos de esporte?

Buscando resumir mais este texto, isso soa como se o pseudo-câmbio da Toyota não se movesse de forma física, assim como ocorre, com Mazda MX-5, onde cada movimento no acelerador faz com que o câmbio reaja a de forma diferente, adicionando o perfil e diversão do veículo elétrico.

Sendo assim, isso dá a entender que a Toyota pode utilizar esse câmbio manual em futuros carros elétricos esportivos. O presidente da empresa, Akio Toyoda, é um piloto atento e também um entusiasta e prometeu adicionar carros elétricos mais diferenciados à linha da empresa.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos