A Toyota prepara o motor turbo mais poderoso do mercado, com mais de 400 cv, instalado em modelos como o GR Yaris e carros Lexus. O Salรฃo de Tรณquio 2025 serรก palco dessa inovaรงรฃo, destacando a visรฃo da marca para carros esportivos de alta performance e preรงo competitivo, desafiando gigantes como Mercedes-AMG e BMW M.
Em um mercado automotivo cada vez mais dominado por SUVs e eletrificaรงรฃo, a Toyota estรก prestes a desafiar todas as expectativas e lanรงar um motor turbo que promete mudar o jogo.
A montadora japonesa, conhecida pela sua inovaรงรฃo e confiabilidade, dรก indรญcios de que esse novo propulsor serรก um divisor de รกguas, atendendo tanto os entusiastas de desempenho quanto ร s exigรชncias ambientais.
Mas o que hรก de tรฃo especial nesse motor que estรก deixando o setor em alvoroรงo?
-
Vazam imagens da bateria do iPhone 17 Air โ e a surpresa estรก no tamanho: menos de 2.900 mAh para um celular premium
-
De S10 a Saveiro: veja 4 picapes usadas e confiรกveis por atรฉ R$ 50 mil, ideais para trabalho e lazer
-
Estudantes criam lombada inteligente que sรณ aparece para quem desrespeita o limite de velocidade
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantรฉm motor potente: Veja o que muda na picape
Segundo o diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, a nova linha de motores de quatro cilindros, com opรงรตes de 1,5 e 2,0 litros, foi projetada com foco na eletrificaรงรฃo, sem abrir mรฃo do prazer ao dirigir.
O destaque รฉ o motor turbo de 2,0 litros, capaz de gerar mais de 400 cavalos de potรชncia, que foi apresentado em testes em um Lexus IS e, mais recentemente, em um protรณtipo do GR Yaris.
Motor com DNA de performance
Durante o Salรฃo do Automรณvel de Tรณquio de 2025, Nakajima revelou que o motor foi testado e demonstrou potencial para superar os 400 cavalos de potรชncia, mantendo um torque estimado em 51 kgfm.
Embora os nรบmeros exatos ainda nรฃo tenham sido divulgados, as especulaรงรตes sรฃo otimistas.
Este motor nรฃo รฉ apenas potente, mas tambรฉm versรกtil, podendo ser configurado tanto transversal quanto longitudinalmente, o que amplia suas aplicaรงรตes em diversos modelos.
Nakajima tambรฉm destacou uma variante menor do motor, com 296 cavalos de potรชncia e torque de 41 kgfm, destinada a carros de produรงรฃo em massa.
Alรฉm disso, uma versรฃo de alto desempenho, projetada exclusivamente para as pistas, poderรก gerar mais de 600 cavalos.
Com essas especificaรงรตes, a Toyota se posiciona para competir diretamente com marcas como Mercedes-AMG, Audi Sport e BMW M.
Comparativos com rivais
Motores turbo de 2,0 litros com potรชncia superior a 400 cavalos nรฃo sรฃo exatamente novidade.
Modelos como o “M139” da AMG, que gera 421 cavalos, e o Mitsubishi Evo X FQ-440 MR, com 440 cavalos, jรก exploraram esse territรณrio.
No entanto, o diferencial da Toyota estรก na combinaรงรฃo entre desempenho e custo-benefรญcio, prometendo uma soluรงรฃo mais acessรญvel ao consumidor.
A proposta da Toyota vai alรฉm da potรชncia bruta.
A marca tambรฉm busca garantir confiabilidade e sustentabilidade, alinhando-se ร s regulamentaรงรตes de emissรตes cada vez mais rรญgidas.
Isso coloca a empresa em uma posiรงรฃo estratรฉgica, atraindo tanto os entusiastas de carros esportivos quanto consumidores que priorizam eficiรชncia e responsabilidade ambiental.
Futuro do Supra e outros รญcones
Embora o Supra atual esteja prรณximo de ser descontinuado, a Toyota garante que a lendรกria sigla nรฃo serรก abandonada.
A prรณxima geraรงรฃo do modelo pode incorporar o novo motor turbo de 2,0 litros, identificado como “G20E”.
Este propulsor se posicionarรก acima do “G16E-GTS”, um motor de trรชs cilindros e 1,6 litro que equipa os modelos GR Yaris e GR Corolla.
Ademais, rumores apontam para o retorno de clรกssicos como o Celica e o MR2, que poderiam aproveitar a nova plataforma e motorizรงรฃo.
Esses modelos consolidariam a presenรงa da Toyota no segmento de carros esportivos, complementando o portfรณlio da marca ao lado da linha Lexus.
A aposta da Lexus
A divisรฃo de luxo da Toyota, Lexus, tambรฉm nรฃo fica para trรกs.
Um novo carro esportivo, conhecido provisoriamente como “LFR”, estรก em desenvolvimento e deverรก contar com um motor V8 biturbo.
Esse modelo serรก o equivalente de rua do carro de corrida GT3 da Toyota, oferecendo uma experiรชncia de alta performance.
Por outro lado, a Lexus tambรฉm mira o futuro elรฉtrico, preparando o sucessor do icรดnico LFA.
O conceito Electrified Sport sugere que o novo modelo serรก um esportivo elรฉtrico de alto desempenho, alinhando-se ร s tendรชncias globais de eletrificaรงรฃo.
Gazoo Racing: o trunfo da Toyota
A divisรฃo esportiva Gazoo Racing desempenha um papel crucial na estratรฉgia da Toyota.
Responsรกvel por modelos como o GR Yaris e o GR Corolla, a Gazoo Racing busca democratizar o acesso a carros de alto desempenho.
Com os novos motores turbo, a Toyota pretende oferecer desempenho comparรกvel ao dos trรชs grandes alemรฃes, mas a um preรงo mais competitivo.
Essa abordagem permite que a Toyota amplie sua base de consumidores, atraindo tanto jovens entusiastas quanto motoristas experientes que valorizam custo-benefรญcio.
O objetivo รฉ consolidar a posiรงรฃo da marca como referรชncia em desempenho acessรญvel.
Contra todas as probabilidades, a Toyota reafirma seu compromisso com os entusiastas de carros esportivos, mesmo em um mercado obcecado por SUVs e regulamentaรงรตes ambientais.
A combinaรงรฃo de potรชncia, versatilidade e sustentabilidade coloca a montadora em uma posiรงรฃo privilegiada para liderar o setor nos prรณximos anos.
Com o lanรงamento do novo motor turbo, a Toyota nรฃo apenas fortalece sua reputaรงรฃo de inovaรงรฃo, mas tambรฉm redefine o futuro dos carros esportivos.
Vocรช acredita que a Toyota serรก capaz de superar as marcas alemรฃs no segmento esportivo? Deixe sua opiniรฃo nos comentรกrios!