1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota muda estratégia para seus veículos na China: ‘Se você não pode derrotá-lo, junte-se a ele.’
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota muda estratégia para seus veículos na China: ‘Se você não pode derrotá-lo, junte-se a ele.’

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/08/2025 às 18:29
Toyota muda estratégia e aposta na China para reduzir custos e enfrentar rivais
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Pressionada pela concorrência chinesa, Toyota amplia uso de peças da China e prepara novos modelos elétricos para manter espaço no mercado.

A Toyota decidiu mudar sua abordagem no competitivo mercado automotivo global. A frase “Se você não pode derrotar seu inimigo, junte-se a ele” reflete o movimento da fabricante japonesa em direção a uma maior integração com a indústria chinesa.

A China, hoje, exerce influência comparável somente à da Alemanha no auge, graças à sua capacidade de produção e avanço tecnológico no setor de carros elétricos.

Expansão de fornecedores chineses

Atualmente, a Toyota já compra peças de fornecedores chineses para fabricar carros elétricos fora do país.

Agora, segundo fontes chinesas, a marca pretende ampliar essa prática, direcionando componentes para sua nova base de produção na Tailândia.

A proximidade geográfica favorece o intercâmbio, mas algumas unidades europeias também devem seguir o exemplo.

Essa mudança coincide com a previsão de novos lançamentos elétricos para o mercado europeu. Entre eles, estão o Toyota C-HR+ e o Toyota Urban Cruiser, este último sendo o mais acessível da linha.

Concorrência crescente na Tailândia

A fábrica da Toyota na Tailândia será a maior do Sudeste Asiático. Tradicionalmente, marcas japonesas, especialmente a Toyota, dominaram a região.

No entanto, a entrada de fabricantes chinesas, como a BYD, está alterando o cenário. Os modelos vindos de Shenzhen têm conquistado consumidores pela relação custo-benefício.

Na Tailândia, as marcas japonesas já representaram mais de 90% das vendas. Entre janeiro e maio deste ano, essa participação caiu para 71%.

No mesmo período, marcas chinesas subiram para 16% do mercado. A Toyota planeja reagir com preços mais competitivos e novos modelos na região a partir de 2028, que poderão ter até 30% de componentes chineses.

Ajuste na visão sobre elétricos

A Toyota, historicamente cautelosa com veículos totalmente elétricos, começa a rever sua postura.

O primeiro modelo elétrico global da marca, o bZ4X, teve vendas iniciais modestas, mas mostrou força no mercado espanhol em julho passado, liderando entre os elétricos e superando modelos da Tesla.

O desempenho positivo na China também reforça a mudança de estratégia. Modelos exclusivos para o mercado chinês, como o bZ3X, têm boa aceitação. Isso abre espaço para que a Toyota considere fabricar alguns de seus elétricos na Europa.

Perspectivas

A integração com a cadeia de suprimentos chinesa é vista pela Toyota como uma maneira de reduzir custos e manter competitividade.

Com a indústria automotiva global em transformação, a fabricante japonesa aposta que essa aproximação permitirá ampliar sua presença em mercados onde a concorrência chinesa cresce rapidamente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x