1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota Hiace estreia no Brasil com motor da Hilux, câmbio automático, 15+1 lugares, consumo de até 9,8 km/l e ‘revisões grátis’ para rivalizar com a Fiat Ducato
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota Hiace estreia no Brasil com motor da Hilux, câmbio automático, 15+1 lugares, consumo de até 9,8 km/l e ‘revisões grátis’ para rivalizar com a Fiat Ducato

Escrito por Ana Alice
Publicado em 01/09/2025 às 16:41
Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato.
Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova van da Toyota chega ao Brasil equipada com motor da Hilux, câmbio automático e espaço para 16 ocupantes, prometendo revisões gratuitas e garantia estendida para disputar mercado com a Fiat Ducato.

A Toyota oficializou nesta segunda-feira (1º) a chegada da Hiace ao Brasil, ampliando sua atuação no segmento de vans.

O anúncio foi revelado em reportagem do Motor1, que destacou a estreia na versão Minibus AT DX 15+1 lugares com preço sugerido de R$ 364.990.

O modelo utiliza o motor 2.8 turbodiesel da Hilux, associado a câmbio automático de seis marchas, e tem consumo homologado pelo Inmetro de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

O pacote de pós-venda inclui o programa Toyota 10, que pode estender a garantia a até 10 anos, além de revisões gratuitas nas três primeiras manutenções.

Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato. (Foto: Divulgação/Toyota)

Preço competitivo contra a Fiat Ducato

Segundo levantamento do Motor1, a Hiace chega para disputar espaço com a Fiat Ducato no transporte de passageiros.

Enquanto a novidade da Toyota custa R$ 364.990, a Ducato Minibus 2026 parte de R$ 375.990 na versão Comfort e alcança R$ 384.990 na configuração Luxo, também com capacidade para 15+1 lugares.

A estratégia da montadora japonesa é oferecer preço competitivo aliado a mecânica robusta e plano de manutenção previsível para atrair frotistas.

Motor e câmbio herdados da Hilux

O conjunto mecânico replica o da picape Hilux: motor 2.8 turbodiesel de 174 cv a 3.400 rpm e 45,8 kgfm de torque a 1.600 rpm, com câmbio automático de seis marchas e tração traseira.

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira utiliza feixe de molas, enquanto os freios a disco estão presentes em todas as rodas.

Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato. (Foto: Divulgação/Toyota)
Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato. (Foto: Divulgação/Toyota)

Dimensões e capacidade

Com 2,28 m de altura, a Hiace foi projetada para circulação em garagens convencionais.

O modelo mede 5.915 mm de comprimento, 1.950 mm de largura (sem espelhos) e 3.860 mm de entre-eixos, oferecendo boa capacidade interna.

Pesa 2.640 kg em ordem de marcha e transporta 1.180 kg de carga útil, alcançando PBT de 3.820 kg.

Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato. (Foto: Divulgação/Toyota)

Interior para 16 passageiros

A cabine foi desenhada para 16 ocupantes, com bancos reclináveis, saídas de ar individuais no teto, alças de apoio e última fileira rebatível para ampliar o espaço de bagagens.

O painel recebe central multimídia de 9″, quadro de instrumentos com tela TFT e console multifuncional, que pode ser usado como apoio quando o banco central é rebatido.

Toyota Hiace chega ao Brasil com motor da Hilux, 16 lugares, câmbio automático, revisões grátis e rivalidade direta com a Fiat Ducato. (Foto: Divulgação/Toyota)

Itens de segurança de série

A van conta com três airbags — incluindo um de joelho para o motorista —, além de cintos de três pontos para todos os passageiros.

Há também controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensores de estacionamento.

A carroceria adota zonas de deformação programada para absorção de impactos.

Pós-venda e manutenção programada

A Toyota aposta na previsibilidade de custos.

As três primeiras revisões são gratuitas, e da 4ª à 6ª o valor é fixado em R$ 1.199 cada.

A rede de concessionárias foi adaptada para atender o novo produto, com promessa de 97% das peças disponíveis de imediato.

O programa Toyota 10 amplia a cobertura para até 10 anos, com limite de 200 mil km no uso particular e 150 mil km em uso comercial.

Promoções e opções de aquisição

De acordo com o Motor1, quem financiar o modelo pelo Banco Toyota até 31 de outubro de 2025 terá as revisões 4, 5 e 6 também gratuitas, totalizando até seis manutenções sem custo.

Além disso, a marca planeja oferecer a Hiace por meio da locadora Kinto, em contratos de 12, 24 ou 36 meses, incluindo seguro, manutenção e documentação.

Novas versões em 2025 e 2026

A gama será expandida em novembro de 2025 com as variantes Furgão e Refrigerado/Isolado.

Já a versão Ambulância, que exige certificações adicionais, está programada para o início de 2026.

Produzida em Zárate, na Argentina, a van chega ao Brasil importada da mesma planta que abastece a região com a Hilux e a SW4.

Estratégia frente à concorrência

Entre os trunfos da Hiace estão o conjunto mecânico confiável, a tração traseira, a altura compatível com uso urbano e um programa de pós-venda estruturado para reduzir o custo por quilômetro.

Frente à Fiat Ducato, a Toyota aposta em preço inicial mais baixo, manutenção programada acessível e garantia estendida para conquistar operadores de transporte de passageiros.

Para quem busca um micro-ônibus de 16 lugares, o que pesa mais: preço de aquisição, custo de manutenção, rede de atendimento ou conforto interno?

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x