Descubra os sedãs flex mais econômicos de 2025 segundo o Inmetro! Do Toyota Corolla ao BMW 320i, veja quem lidera em economia de combustível
O Inmetro, referência em qualidade e eficiência, soltou a lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com os carros mais econômicos do Brasil em 2025. Apesar dos SUVs dominarem as ruas, os sedãs ainda têm seu espaço cativo entre quem busca estilo e economia. Com a saída de modelos como Renault Logan e Toyota Yaris, apenas oito veículos flex brigam pelo título de mais eficiente. O Toyota Corolla brilha com sua tecnologia híbrida! Vamos descobrir quais são os sedãs que vão fazer seu bolso sorrir.
Sedãs resistem à onda dos SUVs com estilo, conforto e eficiência no consumo
Mesmo com a febre dos SUVs, os sedãs continuam sendo a escolha de quem valoriza design elegante, conforto e, claro, economia de combustível. Segundo o especialista em mercado automotivo Ricardo Gondo, presidente da Fenabrave, “os sedãs ainda têm apelo por oferecerem equilíbrio entre custo, desempenho e eficiência, especialmente para quem roda muito na cidade” (Fenabrave, 2025). O ranking do Inmetro prova isso, trazendo números impressionantes de consumo para esses carros.
Inmetro testa eficiência dos veículos e orienta consumidor com selo de classificação energética
No PBEV, os veículos passam por testes rigorosos em condições controladas, avaliando o consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/km). Quanto menor o número, mais eficiente é o carro. Além disso, o programa mede o consumo em km/l, tanto na cidade quanto na estrada, com etanol e gasolina. A classificação vai de “A” (os mais econômicos) até “E” (os mais gastões). “Nosso objetivo é dar transparência ao consumidor para que ele faça escolhas conscientes”, diz Marcos Borges, diretor de metrologia do Inmetro (Inmetro, 2025).
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Sedãs flex mais econômicos surpreendem em avaliação do Inmetro
O Inmetro avaliou 697 modelos e versões de 35 marcas, mas aqui vamos focar nos oito sedãs flex que se destacaram. Prepare-se para números que vão te surpreender!
1. Toyota Corolla: o híbrido imbatível
Liderando com folga, o Toyota Corolla híbrido é o rei da economia. Com motor 1.8 aspirado e câmbio CVT, ele faz milagre na cidade por conta da tecnologia híbrida, que recarrega as baterias nas frenagens. “O Corolla é um exemplo de como a tecnologia híbrida pode transformar o consumo urbano”, afirma o engenheiro automotivo Paulo Roberto Garbossa (Auto Esporte, 2025).
Nota: A
Consumo energético: 1,26 MJ/km
Cidade: 12,5 km/l (etanol) | 17,5 km/l (gasolina)
Estrada: 10,7 km/l (etanol) | 15,2 km/l (gasolina)
2. Chevrolet Onix Plus: compacto e valente
O Chevrolet Onix Plus, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de seis marchas, é perfeito para quem busca um sedã acessível sem gastar muito no posto. Ele brilha na estrada com números impressionantes.
Nota: A
Consumo energético: 1,39 MJ/km
Cidade: 9,7 km/l (etanol) | 13,9 km/l (gasolina)
Estrada: 12,2 km/l (etanol) | 17,4 km/l (gasolina)
3. Fiat Cronos: simplicidade que economiza
O Fiat Cronos, equipado com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, entrega boa economia para quem prefere um carro compacto e funcional.
Nota: B
Consumo energético: 1,46 MJ/km
Cidade: 9,7 km/l (etanol) | 13,4 km/l (gasolina)
Estrada: 11,2 km/l (etanol) | 15,9 km/l (gasolina)
4. Hyundai HB20S: estilo com eficiência
O Hyundai HB20S, também com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, é uma opção moderna para quem quer um sedã econômico e cheio de personalidade.
Nota: B
Consumo energético: 1,47 MJ/km
Cidade: 9,7 km/l (etanol) | 13,4 km/l (gasolina)
Estrada: 10,9 km/l (etanol) | 15,4 km/l (gasolina)
5. Volkswagen Virtus: turbo na medida
Com motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas, o Volkswagen Virtus combina desempenho e economia, sendo uma escolha sólida para quem quer um sedã mais potente.
Nota: B
Consumo energético: 1,49 MJ/km
Cidade: 9,2 km/l (etanol) | 13,2 km/l (gasolina)
Estrada: 11,2 km/l (etanol) | 15,8 km/l (gasolina)
6. Honda City: conforto com consumo razoável
O Honda City, com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, é sinônimo de conforto e entrega números decentes para um sedã médio.
Nota: B
Consumo energético: 1,53 MJ/km
Cidade: 9,3 km/l (etanol) | 12,8 km/l (gasolina)
Estrada: 10,4 km/l (etanol) | 15,5 km/l (gasolina)
7. Nissan Versa: espaço com moderação
O Nissan Versa, com motor 1.6 aspirado e câmbio CVT, oferece espaço interno generoso, mas fica um pouco atrás na economia.
Nota: C
Consumo energético: 1,69 MJ/km
Cidade: 7,9 km/l (etanol) | 11,5 km/l (gasolina)
Estrada: 10,5 km/l (etanol) | 15,0 km/l (gasolina)
8. BMW 320i: luxo com consumo maior
Fechando a lista, o BMW 320i, com motor 2.0 turbo e câmbio automático de oito marchas, é o sedã de luxo da lista, mas consome mais por conta do desempenho.
Nota: C
Consumo energético: 1,98 MJ/km
Cidade: 7,1 km/l (etanol) | 10,0 km/l (gasolina)
Estrada: 8,6 km/l (etanol) | 12,3 km/l (gasolina)
O futuro dos sedãs no Brasil
Com a saída de modelos como Logan e Yaris, o mercado de sedãs flex encolheu, mas a qualidade dos veículos restantes é inegável. A tecnologia híbrida do Corolla, por exemplo, mostra como a inovação pode revolucionar a economia de combustível. Para o consultor automotivo João Mendes, “o futuro dos sedãs no Brasil depende de marcas que invistam em eficiência e preço competitivo” (Quatro Rodas, 2025). Enquanto isso, o Inmetro segue sendo o guia confiável para quem quer escolher o carro certo.
Qual desses carros te conquistou? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os amigos que também estão atrás do veículo perfeito! Quer saber mais sobre economia de combustível? Confira outros rankings no site do Inmetro.
Tem coisa errada nesse consumo do corolla, esta fazendo mais na cidade do que estrada???
Cidade: 12,5 km/l (etanol) | 17,5 km/l (gasolina)
Estrada: 10,7 km/l (etanol) | 15,2 km/l (gasolina)
Híbrido na cidade só usa motor a combustão em grandes acelerações ou carregar baterias, na estrada só usa motor a combustão.
Tem não, tenho um hibrido, e é assim mesmo.
É inegável a boa qualidade geral do Corolla independente da sua versão, mas esse negócio aqui tá meio tendencioso… Colocam o Corolla híbrido em primeiro lugar em um ranking de economia de combustível que só tem ele de híbrido…. Isso no mínimo é uma “put@ falta de sacanagem”, parece até que foi a Toyota quem pagou o editor dessa matéria pra publicar isso, ainda tem gente que lê e pensa algo como “vou juntar meu dinheirinho pra comprar um Corolla híbrido pq ele é o mais econômico”.
Só perde para os Híbridos Plugins Chineses 😁😁 BYD Song Pro Faz 40.6 km/l de consumo equivalente. Isso sim é relevante