1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota Corolla Cross tem 10 marchas, 175 cv, faz 17,7 km/l, mas tem um problema: ele é ‘sem graça’. Mas isso vai mudar, e quem diz é a própria montadora japonesa
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota Corolla Cross tem 10 marchas, 175 cv, faz 17,7 km/l, mas tem um problema: ele é ‘sem graça’. Mas isso vai mudar, e quem diz é a própria montadora japonesa

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/06/2025 às 14:38
Toyota reconhece que Corolla Cross precisa mudar. Nova geração terá design ousado na Europa e mantém sucesso absoluto entre SUVs no Brasil.
Toyota reconhece que Corolla Cross precisa mudar. Nova geração terá design ousado na Europa e mantém sucesso absoluto entre SUVs no Brasil.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
222 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Toyota admite que Corolla Cross tem visual conservador e promete mudanças radicais na próxima geração para atrair o exigente mercado europeu

Apesar de ser líder de vendas no Brasil, o Toyota Corolla Cross enfrenta dificuldades no mercado europeu, onde seu desempenho comercial ficou abaixo das expectativas.

Segundo reportagem publicada pelo jornal Automotive News, a própria montadora admite que o design do SUV médio é um dos principais fatores que afastam o consumidor no continente.

A revelação foi feita por Andrea Carlucci, chefe do departamento de marketing da Toyota na Europa.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Em entrevista concedida ao jornal, o executivo afirmou que o Corolla Cross não atende aos padrões visuais esperados pelos europeus.

“Não temos um Corolla Cross adequado para a Europa, pois é um produto feito para ser global”, declarou.

Para ele, o modelo precisa incorporar elementos mais vibrantes e arrojados para conquistar o público local.

“Se trouxermos mais entusiasmo europeu, as vendas aumentarão”, completou.

versão GR Sport do Toyota Corolla Cross que tem motorização híbrida e é vendido na Europa — Foto: Toyota/Divulgação
versão GR Sport do Toyota Corolla Cross que tem motorização híbrida e é vendido na Europa — Foto: Toyota/Divulgação

SUV da Toyota perde espaço na Europa

O baixo desempenho nas concessionárias europeias reforça as críticas.

Nos primeiros quatro meses de 2025, o Corolla Cross emplacou apenas 11.259 unidades na Europa.

Esse volume representa uma retração de 14% em comparação com o mesmo período de 2024.

A comparação com o Toyota C-HR, modelo com linhas mais ousadas e visual esportivo, evidencia ainda mais o desafio.

O C-HR vendeu 41.950 unidades no mesmo intervalo, alcançando crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior.

Esse contraste ilustra a preferência dos consumidores europeus por SUVs de aparência marcante.

Para tentar reverter essa tendência, a Toyota lançou a linha 2025 com mudanças específicas para o mercado europeu.

Um dos destaques foi a introdução da versão GR Sport.

Essa configuração traz grade frontal redesenhada, para-choque mais agressivo e interior com bancos esportivos tipo concha e detalhes em vermelho.

Próxima geração do Corolla Cross terá identidade regional

De acordo com apuração do jornal Automotive News, a Toyota planeja reformular o design do Corolla Cross na próxima geração.

A previsão é que o novo modelo chegue ao mercado internacional em 2027.

A montadora manterá a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), mas permitirá que cada região desenvolva características visuais próprias, adequadas aos gostos locais.

“Projetamos a plataforma para que cada mercado possa adaptar o design da carroceria”, explicou Carlucci.

Isso significa que, enquanto a versão europeia poderá ter visual mais agressivo e futurista, outras regiões, como a Ásia, devem manter uma abordagem mais conservadora.

Corolla Cross lidera entre os SUVs médios no Brasil

Enquanto o Corolla Cross enfrenta críticas por ser “sem graça” na Europa, no Brasil o cenário é bastante distinto.

De janeiro a maio de 2025, o modelo liderou o segmento de SUVs médios, com 24.755 unidades vendidas.

O número o coloca à frente do Jeep Compass, principal concorrente, que registrou 22.986 emplacamentos no mesmo período.

A fórmula do sucesso brasileiro parece estar ligada ao equilíbrio entre tecnologia, desempenho e confiabilidade.

O Corolla Cross é equipado com motor que entrega 175 cavalos de potência e câmbio CVT simulado com até 10 marchas, oferecendo bom desempenho aliado a baixo consumo.

São até 17,7 km/l, segundo dados de fábrica.

Além disso, o modelo também se destaca por contar com versão híbrida flex, uma das pioneiras da categoria.

Essa combinação reforça a posição do Corolla Cross como uma das opções mais procuradas pelos consumidores brasileiros em busca de eficiência energética e versatilidade.

Toyota prepara renovação para SUV global

As declarações da Toyota sobre o futuro do Corolla Cross indicam uma mudança significativa na estratégia global da marca.

Com vendas em queda na Europa e críticas ao estilo conservador, a montadora sinaliza que está disposta a adaptar seu portfólio às exigências estéticas de cada mercado.

Essa flexibilidade no desenvolvimento de design, permitida pela plataforma TNGA, poderá ser determinante para o futuro do Corolla Cross no competitivo mercado global de SUVs.

A expectativa é que, com visuais mais personalizados e ousados, o modelo reconquiste espaço na Europa e reforce sua presença em outras regiões.

Mas afinal, será que a reestilização do Corolla Cross vai conquistar os exigentes consumidores europeus? E no Brasil, o visual mais ousado será bem aceito ou pode afastar quem busca sobriedade?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ewerton
Ewerton
25/06/2025 14:26

Isso e coisa de gente ****, carro com ‘GRAÇA’, Carro tem que ser robusto, confortável e econômico. Quer carro com ‘GRAÇA’ compra carro de palhaço. Nunca ouvi ÔMEGA, OPALA E SUBARU contar piada. A alegria que eles dão vem da potência, conforto (economia nunca kkkkk) mais quando acelera o sorriso aparece.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x