Hoje o papo é sobre uma novidade que vai deixar os amantes de carros elétricos de queixo caído: a Toyota, essa gigante que a gente respeita, acabou de lançar seu primeiro SUV elétrico, o BZ4X, e não é qualquer lançamento não, viu?
O novo SUV elétrico da Toyota BZ4X chega com uma garantia de bateria de 10 anos ou um milhão de quilômetros rodados. É pra acabar com o medo de quem ainda tá na dúvida sobre entrar na onda dos elétricos!
Primeiro, bora entender esse nome que parece coisa de outro mundo: BZ4X. “BZ” é a sigla de “Beyond Zero“, mostrando o compromisso da Toyota com a sustentabilidade, e o “4X” indica que é um SUV.
A Toyota, que já é veterana no mundo dos híbridos com o Prius, agora tá mostrando que também sabe jogar o jogo dos elétricos.
- Proteção Veicular e Seguro Automotivo: Como as novas regras da Susep impactam sua escolha em 2025
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
Potência e tecnologia de sobra do Toyota BZX4
O BZ4X não é só um rostinho bonito no mundo dos SUVs elétricos. Ele vem em duas versões: uma com um motor de 204 cavalos e outra com dois motores, somando 218 cavalos.
E não para por aí: tem uma bateria de 71,4 kWh que promete uma autonomia de até 506 km. E se bater aquela pressa, ele recarrega de 0 a 80% em só 30 minutos com um carregador de 150 kW.
Garantia que é um show à parte do novo SUV elétrico
Agora, segura essa: a Toyota tá dando garantia de 1 milhão de quilômetros ou 10 anos para a bateria do BZ4X. Isso é um tapa na cara do preconceito contra a durabilidade das baterias dos elétricos.
E mesmo depois desse tempo todo, a Toyota garante que a bateria ainda vai ter pelo menos 70% da capacidade original. É ou não é pra tirar o chapéu?
Preço e concorrência como BMW, Volvo e Peugeot
Falando em grana, o BZ4X tá saindo por volta de 130 mil reais na China, mas se vier pro Brasil, o preço deve ser um pouco mais salgado, chutando algo em torno de 270 a 280 mil reais. Ele vai brigar no ringue com carros como o BMW iX3, o Volvo XC40 Recharge e o Peugeot e-2008, cada um com suas armas.
A Toyota tá de olho no Brasil, mas tá esperando a gente melhorar nossa infraestrutura de carregadores elétricos. Enquanto isso, a gente fica aqui na torcida e na expectativa.