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Toyota Bandeirante, o clássico brasileiro, vira febre nos EUA e supera o preço de um Mustang 0 km

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 09/07/2024 às 21:37
Toyota, Toyota Bandeirante, EUA
Foto: Reprodução Quatro Rodas

Do Brasil para os EUA, confira agora a redescoberta do Toyota Bandeirante pelo mundo e como ele conquistou os norte americanos

O Toyota Bandeirante sempre foi reconhecido por sua robustez e durabilidade. Produzido no Brasil de 1968 a 2001, sua produção foi encerrada por não acompanhar as inovações de seu equivalente internacional, o Land Cruiser. Recentemente, este clássico brasileiro tem ganhado destaque nos Estados Unidos, onde seus preços podem ultrapassar os de um Ford Mustang zero quilômetro, de acordo com o site UOL.

Com sua fama de resistência e versatilidade, o Toyota Bandeirante está se tornando um item de colecionador nos EUA. “O Toyota Bandeirante está em alta porque os entusiastas americanos não têm mais acesso ao Land Cruiser da época, que deixou de ser comercializado por lá nas décadas de 70 e 80. Aqui, ele permaneceu inalterado até 2001. Sempre há alguém que compra um modelo danificado e tenta vender no exterior”, explica Joel Picelli, leiloeiro oficial da Picelli Leilões.

Raridade do Toyota Bandeirante e valor nos EUA

A baixa disponibilidade do Land Cruiser daquela época nos Estados Unidos, junto com a exclusividade das versões brasileiras, fez com que o Bandeirante se tornasse uma raridade valiosa. Especialmente a versão picape, que nunca foi vendida oficialmente nos EUA, está entre as mais procuradas.

O design icônico da geração FJ 40, com seu estilo robusto e simpático, continua a encantar os entusiastas. A Toyota até mesmo replicou essas linhas no Land Cruiser atual e fez uma releitura retrô com o modelo descontinuado FJ. Este apelo visual é um dos principais fatores que impulsionam as vendas.

Confira detalhes do desempenho do Toyota Bandeirante

Preços elevados em leilões

Os valores dos Bandeirantes em leilões americanos são surpreendentes. Exemplares bem conservados podem ser encontrados por preços entre US$ 25 mil e US$ 33 mil (aproximadamente R$ 128 mil a R$ 170 mil). Em comparação, um Ford Mustang 2.3 turbo novo custa a partir de US$ 30.920, enquanto o modelo GT 5.0 V8 começa em US$ 41.960.

No entanto, há Bandeirantes que ultrapassam essa média. Em 2023, uma picape de 1994 foi vendida por US$ 75 mil (cerca de R$ 385 mil), impulsionada por uma decoração luxuosa e pintura exclusiva cinza Nardo, semelhante à dos Audis. Outro modelo de 1996 alcançou US$ 71 mil (aproximadamente R$ 365 mil).

Características que aumentam o valor

Entre os modelos pesquisados, uma picape com caçamba de madeira e interior refinado de 1995 foi vendida por US$ 65 mil (mais de R$ 330 mil). Um jipe de carroceria curta de 1985 foi comercializado por US$ 67.500 (cerca de R$ 340 mil). As picapes são geralmente as mais valorizadas, mas até os modelos curtos equipados com acabamentos de couro, sistemas de entretenimento modernos e ar-condicionado eficiente podem alcançar preços altos.

Foto: Reprodução Autopapo

Os motores também influenciam significativamente o valor. Muitos entusiastas preferem os motores Mercedes-Benz aos originais da Toyota. Entre 1973 e 1989, o Toyota Bandeirante foi equipado com o motor diesel OM-314 da Mercedes-Benz, seguido pelo OM-364 entre 1989 e 1994, antes de voltar aos motores da Toyota. Essa preferência é devido à durabilidade e capacidade de rodar centenas de milhares de quilômetros sem problemas.

Potencial de mercado e outros modelos brasileiros

O crescente interesse pelos Bandeirantes nos EUA abre portas para outros clássicos brasileiros em sites de leilões. Modelos como a Kombi, SP2 e Opala também estão ganhando valorização e atenção dos colecionadores americanos.

Em resumo, o Toyota Bandeirante, com sua combinação de design robusto, raridade e opções de personalização, está conquistando um público fiel nos Estados Unidos. Esse ícone brasileiro prova que, mesmo décadas após sua produção, ainda pode competir com grandes nomes da indústria automobilística mundial.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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