A notícia de que o Yaris hatchback não ganharia uma nova geração deixou muita gente triste. Afinal, estamos falando de um dos carros mais queridos do mercado brasileiro. Mas como diz o ditado: “Quem sai aos seus, não degenera.” A Toyota já tem um novo trunfo na manga, e o nome dele é AYGO X.
O segmento dos hatchbacks não é mais tão lucrativo como antes. A tendência é clara: SUVs e sedãs estão dominando as vendas. Pensando nisso, a Toyota decidiu focar na nova geração do sedã e do seu SUV compacto.
Mas não pense que a montadora japonesa deixará o mercado de entrada desamparado: o AYGO X vem para preencher esse vácuo e, como dizem por aí, “chegou chegando”.
Feito sobre a nova plataforma modular GB, menor que a TNG, o AYGO X é compacto de verdade. Ele tem 3,70 metros de comprimento, 2,43 de entre-eixos e pesa apenas 980 kg. E o melhor: o porta-malas tem capacidade de 261 litros. Não é à toa que ele está sendo visto como o carro que vai “destruir toda a concorrência“.
-
Com salário de R$ 2.500 a R$ 3.000: os carros usados que dá para manter sem sufoco, com manutenção barata e ótimo custo-benefício
-
Toyota Hilux 2025 com motor 2.8 turbodiesel, tração 4×4 e multimídia de 9″ é vendida com super desconto de R$ 40 mil
-
Toyota Corolla Cross custa menos de R$ 100 mil e impressiona com motor 2.0 mais forte, visual de elétrico e painel digital de até 12,9; conheça a versão chinesa do Corolla Cross
-
Financiamento do Corolla Cross XR: entrada de R$ 100 mil, parcelas de R$ 2.437 e juros de R$ 57 mil em 60 meses
Motorização, consumo e tecnologia de ponta
O AYGO X vem equipado com um motor 1.0 aspirado de três cilindros, exclusivamente a gasolina. Ele entrega até 72 cavalos de potência, mas o que realmente impressiona é o consumo de combustível: em ciclo misto, faz uma média de até 21,88 km/l. Quem diria que um carro a gasolina pudesse ser tão econômico?
Não é só de economia que vive o AYGO X. O carro também vem recheado de tecnologia: faróis full LED adaptáveis, climatização digital, carregamento de celular por indução e até mesmo um sistema de som Premium da JBL. E tem mais: a multimídia é a mesma que equipa a linha atual do Corolla aqui no Brasil, com 9 polegadas e oferece câmera de ré e GPS nativo.
Outro aspecto que chama a atenção é a segurança. O AYGO X já vem com freios a disco com ABS, controles de tração e estabilidade, e quatro airbags. Isso sem falar nas versões mais caras, que ainda adicionam alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e até mesmo o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Concorrentes e mercado
O novo AYGO X chega em um mercado cada vez mais competitivo, com a chegada da BYD e seu hatch 100% elétrico previsto para 2024. Mesmo assim, ele tem tudo para ser um sucesso, principalmente para aqueles que ainda têm preconceito com carros elétricos ou chineses.
A Toyota parece ter encontrado o substituto ideal para o Yaris. Com preços estimados entre R$ 90.000 e R$ 110.000, o AYGO X tem tudo para se tornar um sucesso de vendas e consolidar a presença da Toyota no segmento de compactos. E aí, já sabe qual será seu próximo carro?