1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / TotalEnergies e Petrobras anunciam descoberta de petróleo no Campo de Sépia após perfuração do Poço Pedúnculo
Tempo de leitura 3 min de leitura

TotalEnergies e Petrobras anunciam descoberta de petróleo no Campo de Sépia após perfuração do Poço Pedúnculo

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/11/2022 às 15:04
As reservas de petróleo e a perfuração do Poço Pedúnculo no Campo de Sépia trouxe grandes resultados às companhias Petrobras e TotalEnergies.
Fonte: André Ribeiro/Agência Petrobras

A perfuração do Poço Pedúnculo na região do Campo de Sépia trouxe grandes resultados às companhias Petrobras e TotalEnergies. As petroleiras anunciaram a descoberta de reservas de petróleo na região e pretendem aproveitar o local para explorações futuras.

O mercado de combustíveis nacional assiste agora a mais uma descoberta de reservas de óleo no território brasileiro. Recentemente, as companhias TotalEnergies e Petrobras anunciaram a descoberta de reservas de petróleo na região do Campo de Sépia, localizado no estado do Rio de Janeiro. A perfuração do Poço Pedúnculo foi um sucesso e o local será utilizado para futuras campanhas exploratórias das companhias, visto que está em uma região de coparticipação entre as empresas. 

Perfuração do Poço Pedúnculo rende às petroleiras Petrobras e TotalEnergies novas reservas de petróleo na região do Campo de Sépia

A busca por novas áreas para a exploração de combustíveis na região fluminense vem garantindo à TotalEnergies grandes resultados. 

A empresa anunciou, em parceria com a Petrobras, a descoberta de uma reserva de petróleo no Campo de Sépia, localizado a mais de 250 km da costa do Rio de Janeiro. 

O Poço Pedúnculo, sede da reserva de óleo encontrada pelas empresas, está localizado na área de coparticipação do Campo de Sépia. 

Ele abrange o Contrato de Partilha de Produção do Volume Excedente da Cessão Onerosa de Sépia, concedido em dezembro de 2021 à Petrobrás (30%), TotalEnergies (28%), QatarEnergy (21%) e Petronas (21%), tendo a Pré-Sal Petróleo (PPSA) como gestora.

Ambas as empresas possuem forte influência na administração do local, visto que a Petrobras é a grande operadora da área de coparticipação do campo, com 51,9% de participação. 

Já a TotalEnergies detém 19,2% de participação, pretendendo aproveitar sua presença na partilha para lançar campanhas exploratórias futuras no Poço Pedúnculo. 

Atualmente, a região do Campo de Sépia possui um total de produção de petróleo de 170.000 barris de óleo por dia.

Com a nova descoberta das petroleiras, esse número será fortemente expandido ao longo dos próximos anos. 

TotalEnergies afirma que resultados da perfuração do Poço Pedúnculo superaram as expectativas e trarão fortes contribuições para o futuro da empresa

Apenas poucos meses após a TotalEnergies entrar no regime de partilha da administração do Campo de Sépia junto à Petrobras, ela foi surpreendida com a descoberta dessa reserva de petróleo. 

Dessa forma, David Mendelson, Vice-Presidente Sênior para as Américas da TotalEnergies Exploração & Produção, destacou que a notícia surpreendeu a companhia e irá colaborar com o crescimento da petroleira no mercado nacional. 

“Os recursos confirmados pelo poço Pedúnculo parecem superar as expectativas pré-perfuração e adicionar ao  potencial para o futuro desenvolvimento da área. Graças à sua excepcional produtividade e às tecnologias inovadoras usadas em seus desenvolvimentos, esses recursos se encaixam perfeitamente no portfólio de petróleo de baixo custo e baixas emissões da TotalEnergies”, afirmou.

A perfuração do Poço Pedúnculo aconteceu em lâmina d’água de aproximadamente 2.200 metros. Além disso, segundo a companhia, a espessura net da coluna de óleo do poço é uma das maiores já registradas no Brasil.

Agora, ambas as empresas se unem para dar continuidade à exploração, com as operações para caracterizar o reservatório e medir a extensão da descoberta.

Saiba mais sobre a TotalEnergies

Criada em 1924 para permitir que a França desempenhasse um papel fundamental na grande aventura de petróleo e gás, a TotalEnergies sempre foi impulsionada por um autêntico espírito pioneiro. Descobriu alguns dos campos mais produtivos do mundo. Suas refinarias criaram produtos cada vez mais sofisticados e sua extensa rede de distribuição lançou uma gama cada vez maior de serviços.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos