A Total está testando um sistema inovador para a realização de operações de transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do tipo CTV (Cargo Transfer Vessel), o navio Sealoader-1, que foi construído especificamente para essa atividade. O projeto está em fase de testes operacionais que iniciaram este mês no Campo de Lapa (pré-sal da Bacia de Santos), o primeiro ativo em produção operado pela Total no Brasil. O objetivo é analisar a integração e a funcionalidade do CTV nas operações de transferência de petróleo a partir do FPSO Cidade de Caraguatatuba.
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O conceito operacional do CTV está na vanguarda das operações de transferência de petróleo offshore. Na nova forma de offloading que está sendo testada pela Total no Campo de Lapa, toda operação é realizada na locação do campo: o petróleo é transferido do FPSO através do CTV para o navio-tanque que leva a carga até o seu destino final.
Enquanto na operação convencional com uso de navio do tipo DPST (Dynamic Positioning Shuttle Tanker), atualmente uma das mais usadas pelas empresas de E&P no Brasil, o petróleo é transferido do FPSO para o DPST, na locação do campo, e depois é realizada uma operação de transbordo (ship-to-ship), para, então, transferir o petróleo para o navio-tanque.
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Dessa forma, sendo bem-sucedida em todas as suas fases de testes, a operação com o CTV eliminará a necessidade de uma jornada completa de navio-tanque na logística de exportação de petróleo bruto, trazendo importantes vantagens como: minimizar riscos de uma operação de carga/descarga, evitar emissões de uma viagem de navio-tanque com duração média de 7 dias, reduzir custos de afretamento de embarcações e diminuir o tempo de comercialização da produção.
“A Total é pioneira na avaliação do uso do CTV para transferência de petróleo no Brasil, sendo a primeira vez que a embarcação é utilizada para realizar este tipo de operação no País. Este é um projeto multidisciplinar, que envolveu nossos times de especialistas de Logística, Comercial e Operações, no Brasil e no exterior, além de empresas parceiras, num trabalho conjunto desenvolvido desde 2015, para estudar os aspectos técnicos e planejar os testes de forma segura.
O início da fase de testes em Lapa é um importante marco e estamos confiantes no sucesso dessa operação”, afirma Philippe Blanchard, Diretor-Geral da Total E&P do Brasil e representante do Grupo Total no País.
Este é o segundo estágio de testes do CTV. Essa etapa contempla, dentre diferentes atividades, testes de campo, testes do sistema de telemetria e simulações de emergências. O CTV foi construído na China e aprovado nos testes de mar, concluídos em julho de 2018.
Os testes programados seguem a regulamentação brasileira vigente e protocolos internacionais de segurança, que é um dos pilares das atividades de E&P da Total em todo mundo. O planejamento deste projeto também proporciona sustentabilidade operacional ao promover uma redução das emissões de CO2. A tecnologia presente também é uma aliada para a segurança e a sustentabilidade da operação: a bateria do CTV permite controle de emissões e redução do consumo de energia.