Parceria feita entre a Total e Eren contemplou à aquisição de 3 usinas de geração de energia solar em São Paulo
De olho nas novas tendências energéticas do futuro, a Total Eren ( consórcio criado pelas empresas Total e Eren) acaba de adquirir em 100% dos direitos de um novo empreedimento de geração de energia solar na município de Dracena, no interior do estado de São Paulo. As usinas serão batizadas de Dracena I, Dracena II e Dracena IV e quem vai opera-las será a empresa Cobra do Brasil. Cada um destas unidades operacionais terão capacidade de produzir cerca de 30 Mega Watts de potência.
O Cade(Conselho Administrativo de Defesa Econômica), segundo seu entendimento, e altamente apoiável o projeto tanto que para este projeto, uma nova empresa foi criada especificamente para este empedrenimento e foi batizada de “Eren Dracena”. A Total e a Eren vêem este projeto como precursor para aumentar seus números de empreendimentos voltados a energia elétrica no Brasil .
- Energia nuclear pode ser a solução para o consumo crescente dos data centers com IA: Google e Microsoft na corrida
- O Senac abre mais de 100 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em diversas áreas como moda, beleza e tecnologia; Inscreva-se agora!
- Quer aprender espanhol, libras ou robótica? O Senac Idiomas abre inscrições para cursos gratuitos; Saiba mais sobre as cargas horárias e como se candidatar!
- Que tal trabalhar como Operador de Pedágio? Arteris oferece vaga de emprego para atuar em escala 6×2 em Santa Catarina
Até então, a Total Eren já detém mais de 900 MW de produção de energia elétrica dos ventos( eólica), solar( fotovoltaicas) e hidroelétrica pelo mundo a fora, isso tanto instaladas quanto as que estão em fase de instalação. Em nosso país, ela detém até agora 40 MW em geração solar sem contar as novas aquisições.
Outras Petroleiras Investem em Energia Renovável no Brasil
A Equinor( antiga Statoil) acabou comprando em outrubro de 2017 40% de papeis participativos da Scatec Solar, que opera um usina de energia solar na cidade de Quixeré, no Ceará, por uma bagatela de 25 milhões( mais de 90 milhões de reais na cotação de hoje). A potência instalada neste polo é de 162MW e abastece mais de 160 mil casas.
“O Brasil é e continua sendo um país estratégico para a companhia. Temos aqui projetos de longo prazo, com duração de pelo menos 40-50 anos. As recentes transações da Statoil no Brasil corroboram seu compromisso de desenvolvimento de negócios de maneira segura e sustentável no mercado de energia”, diz o presidente da empresa por aqui.
Estrangeiras em todos os segmentos da economia do Brasil
Por incrível que pareça, as petroleiras não pensam apenas em adquirir participações mais amplas no ramo de óleo e gás do Brasil, como foi o caso dos últimos leilões do petróleo. Vagarosamente elas vem ganhando terreno em nosso país pelo simples fato de perceberem o potencial de nossa matriz energética. Alguns exemplos:
- Temos um vasta região costeira que nos permitem aproveitar bem os ventos para produção de energia eólica
- Temos sol praticamente o ano todo que mesmo nos períodos mais frios, é possível gerar energia através da luz solar
- Recursos Hídricos em Abundância para girar usinas
- Detemos as maiores reservas de minérios do mundos, inclusive com elementos nobres
- Temos extensões de terra para produzir suficientes para produção de bio-díesel e demais derivados
Será que elas estão percebendo um mercado que não conseguimos enxergar até agora?