Compare preço, motor, potência e outros detalhes entre Tornado 300 e Lander 250 para tomar a melhor decisão na hora da compra!
Na hora de escolher entre a Honda Tornado 300 e a Yamaha Lander 250, a dúvida é grande. Com o lançamento da nova XR300L, o segmento de motos on-off-road ganha uma nova competidora. Além dessas, outras opções como a Sahara 300, Royal Enfield Scram 411 e Dafra NH 300 também estão no mercado. No entanto, nosso foco será no comparativo entre Tornado e Lander, que possuem mais itens em comum, de acordo com motoo.
Motor e potência: quem leva a melhor?
No quesito motorização, a Tornado 300 leva certa vantagem sobre a Lander 250. A XR300L vem equipada com um motor monocilíndrico OHC de 293,5 cc, capaz de entregar 24,8 cavalos a 7.500 rpm e 2,74 kgfm a 5.750 rpm, quando abastecida com etanol. Enquanto isso, a Lander 250 possui um motor monocilíndrico OHC de 249 cc, gerando 20,9 cavalos a 8.000 rpm e 2,1 kgfm de torque. A Tornado ainda conta com um câmbio de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante, contrastando com o câmbio de 5 marchas da Lander, que não possui o sistema.
Top speed e consumo: como elas se saem na estrada?
Os dados oficiais de consumo e velocidade máxima da XR300L Tornado ainda não foram divulgados, mas espera-se que sejam similares aos da Sahara 300. Em testes com a nova XRE, a moto apresentou um consumo de 30,3 km/l e uma velocidade final de cerca de 137 km/h. Já a Lander 250 tem um consumo aproximado de 30 km/l e uma velocidade máxima de cerca de 140 km/h. Portanto, em termos de economia e desempenho na estrada, ambas estão praticamente empatadas.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
Suspensões e conforto: detalhes importantes
Ambas as motos vêm com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. A XR300L possui uma suspensão dianteira com garfo telescópico de 245 mm, enquanto a Lander tem 220 mm de curso. Na traseira, a Tornado oferece um curso de 227 mm, enquanto a Lander dispõe de 204 mm. Um diferencial da Tornado está no amortecedor traseiro ajustável em 7 níveis, comparado aos 5 níveis da Lander. No quesito conforto, a Tornado oferece um assento mais voltado para o off-road, enquanto a Lander aposta em um assento mais confortável para o asfalto.
Freios e segurança: quem para melhor?
A segurança é um ponto crucial na escolha de uma moto. Ambas estão equipadas com freios a disco nas duas rodas, mas a Tornado 300 se destaca com discos maiores e ABS em ambas as rodas. A Lander 250, por sua vez, tem discos menores e ABS apenas na dianteira. Isso pode fazer a diferença na hora de enfrentar terrenos difíceis ou situações de emergência.
Preço e mercado: vale a pena?
A Honda XR300L Tornado 2025 tem preço sugerido de R$ 27.690, enquanto a Yamaha Lander 250 2024 sai por R$ 25.790. A tabela Fipe da Lander 0km está em R$ 27.353, mas ainda não há dados para a Tornado, que chega ao mercado em agosto. Apesar da diferença de preço, a Tornado 300 oferece mais recursos e desempenho, tornando-a uma escolha interessante, mesmo que um pouco mais cara.
Tornado 300 ou Lander 250?
Na escolha entre Tornado 300 e Lander 250, a Honda se destaca pelo motor mais potente, suspensões mais longas e sistema de freios mais completo. Contudo, a Lander é uma opção mais acessível e com um desempenho também robusto. Se a diferença de preço não for um problema, a Tornado 300 é a escolha certa. No entanto, para quem busca economia, a Lander 250 continua sendo uma excelente opção.
Ficha técnica:
Comparativo | Honda Tornado 300 | Yamaha Lander 250 |
Preço (PPS) | R$ 27.690 | R$ 25.790 |
Tabela Fipe | Não divulgado | R$ 27.353 |
Motor | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc | 1 cilindro, OHC, 249 cc |
Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
Combustível | Gasolina e etanol (flex) | Gasolina e etanol (flex) |
Potência Etanol | 24,8 cv a 7.500 rpm | 20,9 cv a 8.000 rpm |
Potência Gasolina | 24,3 cv a 7.500 rpm | 20,7 cv a 8.000 rpm |
Torque Etanol | 2,74 kgfm a 5.750 rpm | 2,1 kgfm a 6.500 rpm |
Torque Gasolina | 2,70 kgfm a 5.750 rpm | 2,1 kgfm a 6.500 rpm |
Qual dessas duas lendas você levaria pra casa ? Ou prefere outra trail ? Deixe sua opinião aqui nos comentários pra gente!