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Tornado 300 ou Lander 250? Descubra qual trail leva a melhor!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/07/2024 às 19:00
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foto/reprodução: canva

Compare preço, motor, potência e outros detalhes entre Tornado 300 e Lander 250 para tomar a melhor decisão na hora da compra!

Na hora de escolher entre a Honda Tornado 300 e a Yamaha Lander 250, a dúvida é grande. Com o lançamento da nova XR300L, o segmento de motos on-off-road ganha uma nova competidora. Além dessas, outras opções como a Sahara 300, Royal Enfield Scram 411 e Dafra NH 300 também estão no mercado. No entanto, nosso foco será no comparativo entre Tornado e Lander, que possuem mais itens em comum, de acordo com motoo.

Motor e potência: quem leva a melhor?

No quesito motorização, a Tornado 300 leva certa vantagem sobre a Lander 250. A XR300L vem equipada com um motor monocilíndrico OHC de 293,5 cc, capaz de entregar 24,8 cavalos a 7.500 rpm e 2,74 kgfm a 5.750 rpm, quando abastecida com etanol. Enquanto isso, a Lander 250 possui um motor monocilíndrico OHC de 249 cc, gerando 20,9 cavalos a 8.000 rpm e 2,1 kgfm de torque. A Tornado ainda conta com um câmbio de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante, contrastando com o câmbio de 5 marchas da Lander, que não possui o sistema.

Top speed e consumo: como elas se saem na estrada?

Os dados oficiais de consumo e velocidade máxima da XR300L Tornado ainda não foram divulgados, mas espera-se que sejam similares aos da Sahara 300. Em testes com a nova XRE, a moto apresentou um consumo de 30,3 km/l e uma velocidade final de cerca de 137 km/h. Já a Lander 250 tem um consumo aproximado de 30 km/l e uma velocidade máxima de cerca de 140 km/h. Portanto, em termos de economia e desempenho na estrada, ambas estão praticamente empatadas.

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foto/reprodução: motor 1

Suspensões e conforto: detalhes importantes

Ambas as motos vêm com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. A XR300L possui uma suspensão dianteira com garfo telescópico de 245 mm, enquanto a Lander tem 220 mm de curso. Na traseira, a Tornado oferece um curso de 227 mm, enquanto a Lander dispõe de 204 mm. Um diferencial da Tornado está no amortecedor traseiro ajustável em 7 níveis, comparado aos 5 níveis da Lander. No quesito conforto, a Tornado oferece um assento mais voltado para o off-road, enquanto a Lander aposta em um assento mais confortável para o asfalto.

Freios e segurança: quem para melhor?

A segurança é um ponto crucial na escolha de uma moto. Ambas estão equipadas com freios a disco nas duas rodas, mas a Tornado 300 se destaca com discos maiores e ABS em ambas as rodas. A Lander 250, por sua vez, tem discos menores e ABS apenas na dianteira. Isso pode fazer a diferença na hora de enfrentar terrenos difíceis ou situações de emergência.

Preço e mercado: vale a pena?

A Honda XR300L Tornado 2025 tem preço sugerido de R$ 27.690, enquanto a Yamaha Lander 250 2024 sai por R$ 25.790. A tabela Fipe da Lander 0km está em R$ 27.353, mas ainda não há dados para a Tornado, que chega ao mercado em agosto. Apesar da diferença de preço, a Tornado 300 oferece mais recursos e desempenho, tornando-a uma escolha interessante, mesmo que um pouco mais cara.

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foto/reprodução: pinterest

Tornado 300 ou Lander 250?

Na escolha entre Tornado 300 e Lander 250, a Honda se destaca pelo motor mais potente, suspensões mais longas e sistema de freios mais completo. Contudo, a Lander é uma opção mais acessível e com um desempenho também robusto. Se a diferença de preço não for um problema, a Tornado 300 é a escolha certa. No entanto, para quem busca economia, a Lander 250 continua sendo uma excelente opção.

Ficha técnica:

ComparativoHonda Tornado 300Yamaha Lander 250
Preço (PPS)R$ 27.690R$ 25.790
Tabela FipeNão divulgadoR$ 27.353
Motor1 cilindro, OHC, 293,5 cc1 cilindro, OHC, 249 cc
AlimentaçãoInjeção eletrônicaInjeção eletrônica
CombustívelGasolina e etanol (flex)Gasolina e etanol (flex)
Potência Etanol24,8 cv a 7.500 rpm20,9 cv a 8.000 rpm
Potência Gasolina24,3 cv a 7.500 rpm20,7 cv a 8.000 rpm
Torque Etanol2,74 kgfm a 5.750 rpm2,1 kgfm a 6.500 rpm
Torque Gasolina2,70 kgfm a 5.750 rpm2,1 kgfm a 6.500 rpm

Qual dessas duas lendas você levaria pra casa ? Ou prefere outra trail ? Deixe sua opinião aqui nos comentários pra gente!

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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