Grupo de trabalho da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos visa uma melhor organização do setor e otimização dos serviços oferecidos
Em resposta às necessidades do mercado pela padronização de ações e modernização do setor de estruturas modulares, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) implementou em 2023 a primeira Câmara Setorial de Estruturas Modulares (CSEM) do país. Desde o começo do ano, o grupo de trabalho conta com as principais empresas do segmento, incluindo a Tópico, líder do mercado. A CSEM é a principal câmara de empresas (fabricantes, fornecedores e usuários) que trabalha para desenvolver a aplicação das estruturas modulares, privilegiando a economia, sustentabilidade e segurança.
A Tópico conta com mais de 2.5 milhões de m² instalados, que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias. É, atualmente, a maior empresa do país em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas
“Participar de um grupo que busca melhorias para todo o setor é um privilégio que, infelizmente, poucos segmentos têm. A constante busca por segurança, sustentabilidade e economia de cada negócio demonstra a solidez do segmento e que é possível empresas concorrentes trabalharem em conjunto para o fortalecimento do mercado como um todo”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Tópico e vice-presidente da Câmara Setorial, Sérgio Gallucci.
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Com uma demanda de armazenagem superior aos 11 milhões de m² entre os anos de 2014 e 2019, além dos impactos da pandemia nos anos de 2020 e 2021, que levaram diversos segmentos da economia a precisarem armazenar matérias-primas ou produtos, o setor de Estruturas Flexíveis passou a trabalhar com um nível de exigências legais e técnicas cada vez maior. A CSEM, então, foi criada para auxiliar fabricantes, integradores e montadoras de estruturas modulares para todos os segmentos econômicos do Brasil, do agronegócio às manufaturas, da logística ao varejo, a suprir as novas necessidades do segmento.