Pesquisadores de Seul desenvolvem tomada solar que pode gerar eletricidade gratuita por até 8 horas. Esta é uma ótima opção para casas sem espaços para painéis solares, confira os detalhes dessa inovação!
Uma nova inovação chegou ao mercado: uma tomada solar capaz de gerar eletricidade gratuita diretamente nas janelas. Este dispositivo revolucionário permite obter até 8 horas de luz gratuita diariamente. Embora os painéis solares já tenham causado uma grande transformação na geração de energia, esta tomada solar promete repetir esse impacto, oferecendo uma solução prática e acessível para a geração de eletricidade sustentável em ambientes urbanos.
Painéis solares se tornaram obsoletos? Tomada Solar é a nova aposta dos pesquisadores
Atualmente, a geração de energia tem como base no uso de recursos naturais não renováveis, como é o caso dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás). Apesar de serem eficientes, esses combustíveis geram altos níveis de poluição e são responsáveis pelas mudanças climáticas. Desta forma, foi declarado um alerta mundial e é necessário obter energia de outras fontes menos poluentes. Outro fator relevante na busca por novas formas de geração de energia elétrica é o aumento da demanda energética.
À medida que a população mundial cresce e os países se desenvolvem, é necessário cada vez mais “eletricidade gratuita” para atender às demandas de diferentes setores, sendo eles o residencial, industrial e comercial. Sendo assim, a tomada solar chega ao mercado com boas previsões e promessas valiosas para o presente futuro.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- IMPOSTOS! Medida do Governo Lula pode colapsar o mercado de energia solar ou ser a salvação para o setor no Brasil? Descubra o impacto
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Kyuho Song e Boa Oh, formados pelo Instituto de Design de Seul, são os desenvolvedores da tecnologia que dispensa os painéis solares. Eles apresentaram a ideia no Dubai Design Week 2022, festival que reúne designers de mais de 26 países que expõem ao mundo cerca de 135 projetos em várias categorias. Este dispositivo foi desenvolvido para que o usuário possa levá-lo consigo para qualquer lugar e colocá-lo em qualquer janela exposta ao sol, aproveitando a energia solar para carregar celular, tablet e fones de ouvido.
Simples e prático: Basta plugar em uma janela e pronto!
O processo é simples. A ‘tomada solar’ deve ser fixada em qualquer janela utilizando suas ventosas para que receba luz solar direta para gerar eletricidade gratuita. Desta forma, os pequenos painéis solares que ficam na parte traseira carregarão a bateria interna. Aparentemente, o modelo é feito de plástico. A tomada solar destaca também tem um plugue de um lado e um painel solar com uma ventosa para fixar perfeitamente nas janelas do outro.
O dispositivo converte energia solar em eletricidade gratuita para que os usuários possam usá-la em suas atividades diárias. Leva cerca de 5 a 8 horas para carregar completamente. A tomada solar funciona com 1.000 mAh, número que possibilita alimentar uma lâmpada de 60 watts por 20 horas.
Contudo, atualizações futuras devem exceder sua capacidade. Seus designers possuem a patente desde 2010, contudo estão passando por dificuldades para executar uma produção interna e problemas técnicos que não permitem que o projeto avance. Segundo Jyuho Song, eles esperam que tudo seja resolvido em breve.
Nova tecnologia recebe nome de Window Socket
Seus inventores buscaram desenvolver um item intuitivo que todos pudessem usar sem problemas. Algo simples e fácil de carregar no bolso de uma jaqueta para recarregar um celular e outros pequenos dispositivos de forma independente. Esta invenção recebeu o nome de Window Socket.
Por ser um dispositivo pequeno e simples, é necessário ter em mente os painéis solares pelos quais são integrados. A tomada solar não possui potencial para produzir muita amperagem na corrente elétrica que se converte pelos raios solares quando colocadas nas janelas, gerando eletricidade gratuita.
Os jovens da Universidade De Seul desenvolveram este dispositivo com um objetivo claro: o uso de celulares hoje no planeta é enorme, de fato, a estimativa é que nas grandes cidades existem três celulares para cada habitante.
Resumindo, a tomada solar gera eletricidade gratuita nas janelas e fornece 8 horas de luz gratuita. Parece uma ótima solução para pequenas necessidades que são relativamente difíceis de atender em certas áreas.