Dono de picape Tesla que vender o veículo terá que pagar multa de R$ 270 ou repartir os lucros pela negociação.
Poucos lançamentos recentes geraram tanta expectativa quanto a Tesla Cybertruck. Apresentada em 2019, a caminhonete elétrica de linhas retas e carroceria de aço inoxidável prometia revolucionar o mercado.
No entanto, seguidos atrasos fizeram com que a picape chegasse aos compradores anos depois, e o pior: as primeiras impressões não são tão animadoras quanto se esperava.
O youtuber Tyler Hoover é um dos primeiros proprietários que manifestaram descontentamento. Segundo ele, em seu canal do Youtube, ao todo, foram desembolsados US$ 100 mil (equivalente a cerca de R$ 540 mil) para comprar a Cybertruck.
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Todavia, ele destaca que o modelo tem inúmeros problemas como o uso de plásticos duros no acabamento, pontos de ferrugem em peças mecânicas como o centro das rodas, e lâminas afiadas nas rebarbas da lataria, que chegaram a machucar seus dedos. Tudo isso após apenas um mês de uso.
Para Tylor Hoover, este é o momento ideal para venda da Cybertruck, pois o modelo deve se desvalorizar cada vez mais. Todavia, ele revela a existência de uma barreira inusitada: uma multa.
De acordo com o youtuber, a Tesla fez um contrato impedindo que alguns proprietários vendam a picape no primeiro ano após a compra, impondo uma multa de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 272 mil) ou cobrando todo o lucro da venda.
Não suficiente, o youtuber ainda revelou que muitas concessionárias se recusam a comprar a Cybertruck usada ou aceitá-la como parte do pagamento, justamente por conta dessa multa. Essa situação tem gerado frustração entre os primeiros compradores, que se veem limitados nas suas opções de revenda.
Conheça a Tesla Cybertruck
A Tesla Cybertruck está disponível em três versões distintas. A versão de entrada, chamada Rear-Wheel Drive, promete acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. No entanto, essa versão só estará disponível a partir de 2025 e ainda não teve sua potência divulgada.
A versão intermediária, All-Wheel Drive, possui 608 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Por fim, a versão topo de linha, conhecida como Cyberbeast, entrega impressionantes 856 cavalos de potência e alcança os 100 km/h em apenas 2,9 segundos.
O design futurista da Cybertruck, com suas linhas retas e angulares, é um dos aspectos mais marcantes do veículo. Desde sua apresentação, a estética diferenciada tem gerado debates.
Durante o evento de lançamento, a fabricante realizou um teste de impacto nos vidros, que não saiu como planejado, resultando na quebra da janela traseira. Apesar disso, um dos grandes destaques da Cybertruck é sua capacidade de reboque de seis toneladas e a caçamba com capacidade de 2.800 litros.
Desafios e oportunidades
A Tesla Cybertruck enfrenta uma série de desafios em sua fase inicial de comercialização. Além dos problemas de acabamento e das limitações contratuais para revenda, a empresa precisa lidar com as altas expectativas dos consumidores.
De acordo com especialistas, a reputação da Tesla, e especialmente do CEO Elon Musk, está em jogo, uma vez que a marca é conhecida por inovações audaciosas e promessas ousadas.
Ao mesmo tempo, a Cybertruck apresenta oportunidades significativas. Isso porque o segmento de caminhonetes elétricas está em crescimento, e a capacidade de reboque e desempenho do veículo são atributos que podem atrair um público específico. A estética única pode ser um ponto de venda para consumidores que buscam algo diferenciado no mercado automotivo.
E aí, leitor, o que você acha dessa atitude da Tesla em querer multar quem quiser vender o veículo? Deixe sua opinião nos comentários! Até a próxima!