Um Tesla Model S, da montadora de carros elétricos de Elon Musk, pegou fogo sem nenhum motivo na Califórnia. Bombeiros utilizaram cerca de 23 mil litros de água para conter as chamas.
Em uma rodovia da Califórnia, um Tesla Model S pegou fogo “espontaneamente” e, segundo os bombeiros, o veículo estava viajando na velocidade permitida na rodovia, até que o condutor percebeu uma forte fumaça preta subindo pela cabine. Por sorte, felizmente o motorista conseguiu encostar seu carro e sair sem nenhum ferimento. O fogo, no entanto, continuou se espalhando, consumindo toda a frente do carro elétrico esportivo.
Mais de 23 mil litros de água foram utilizados para apagar o fogo
Os bombeiros precisaram utilizar macacos especiais para erguer o carro da Tesla e expor o foco do incêndio, que segundo informações começou nas baterias. A equipe de bombeiros que atendeu a ocorrência afirma que foi uma tarefa complicada, tendo em vista que se trata do Tesla Model S, um veículo que pesa mais de 2 toneladas.
Os macacos especiais foram utilizados para acessar a parte inferior do veículo e resfriar as baterias, segundo postagem dos bombeiros.
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Após uma hora lutando para que as chamas não se espalhassem ainda mais, foi necessário o equivalente a quase 23 mil litros de água para conter o incêndio.
Para se ter uma noção, um incêndio de grande porte em um veículo comum pode ser apagado com aproximadamente 2,6 mil litros de água, segundo informações dos bombeiros do Sacramento Metro Fire District.
O fogo e as baterias de íon de lítio são uma combinação que pode gerar grandes estragos. Além de conter muitos materiais inflamáveis, seus catodos liberam oxigênio à medida que continuam a queimar, alimentando cada vez mais o fogo. Nem mesmo o uso de espuma antichamas possui capacidade para abafar o fogo, segundo os bombeiros.
Causa do incêndio com carro elétrico da Tesla
Por ora, ainda não ficou claro o motivo do incêndio espontâneo na bateria do Tesla Model S, e os bombeiros afirmam que não foi possível identificar nenhuma perfuração ou parte danificada no assoalho do veículo. Normalmente, casos assim começam com uma forte batida, entretanto, um curto-circuito ou temperaturas mais elevadas também podem gerar a combustão de uma bateria de carro elétrico.
É importante mencionar que ocorrências semelhantes ganharam destaque em meados de 2019. Nesta época, relatos de carros da Tesla pegando fogo sem nenhum motivo obrigaram a montadora de Elon Musk a liberar uma atualização de software que tinha como foco resolver o problema de uma vez.
Sistema autônomo da Tesla também gera problemas
Entre junho de 2021 e maio de 2022, os carros elétricos da Tesla causaram 70% dos acidentes com veículos equipados com piloto automático nos Estados Unidos. Além disso, ao longo dos anos, já foram registradas 18 mortes envolvendo estes carros elétricos.
A informação veio de um relatório da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), órgão regulador de trânsito dos EUA. A pesquisa analisou 394 acidentes envolvendo carros com piloto automático adaptativo, 273 deles foram com modelos da Tesla.
A empresa conta com mais de 800 mil carros semi autônomos em circulação no país e as mortes mais recentes geradas por perda de controle de veículos equipados com piloto automático da Tesla foram na China, quando um Model Y desgovernado atropelou dois pedestres.
Diante de tantos casos, até mesmo o nome do produto, chamado de Autopilot, está sendo questionado, pois daria aos clientes a impressão de que os carros podem ser pilotados sozinhos, quando na verdade só podem prestar auxílio ao condutor.