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Tesla de Elon Musk ultrapassada? Novo motor a hidrogênio de 15 litros está batendo todos os recordes na indústria automotiva

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/08/2024 às 08:57
Tesla de Elon Musk foi ultrapassada? Novo motor a hidrogênio de 15 litros está bate todos os recordes na indústria automotiva
Foto: Cummins/Divulgação

O novo motor a hidrogênio da Cummins está na reta final de desenvolvimento e já ameaça o reinado da Tesla. Esse propulsor inovador entrega até 294 cv de potência, estabelecendo novos recordes no setor automotivo.

O novo motor a hidrogênio de 15 litros da Cummins promete revolucionar a indústria automotiva. Este protótipo inovador, movido a água e liberando apenas vapor, está desafiando a Tesla de Elon Musk no mercado de veículos limpos. Com desempenho comparável aos motores a diesel e uma autonomia promissora, essa tecnologia pode marcar um ponto de virada na mobilidade sustentável.

Entenda como funciona o novo motor da Cummins

A indústria está em crise e, enquanto, a Tesla de Elon Musk lideram o mercado de veículos elétricos, uma inovação americana pode agitar as cartas. Trata-se de um novo motor a hidrogênio da Cummins, que promete desempenho sem precedentes e impacto ambiental quase nulo.

O novo propulsor da Cummins, que ainda está em fase de protótipo, funciona com água e emite apenas vapor d’água. Com o tanque cheio em poucos segundos e uma autonomia comparável aos motores térmicos tradicionais, parece saído de um sonho. Contudo, é de fato uma realidade.

A Cummins, empresa especializada na concepção e fabricação de motores para diversas indústrias, apresentou recentemente este novo motor a hidrogênio de 15 litros para o setor de transportes, deixando a Tesla para trás. Um forte compromisso de mobilidade mais ecológica e uma redução drástica nas emissões de carbono.

O novo motor da Cummins usa hidrogênio como combustível, armazenado em um tanque e depois transformado em energia elétrica por meio de uma célula de combustível. Esta eletricidade alimenta o motor, sem quaisquer emissões de gases tóxicos, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental do transporte rodoviário.

Entenda o diferencial do novo motor a hidrogênio da Cummins

A célula de combustível está no centro deste sistema inovador. Trata-se de um conversor eletroquímico que transforma combustível em energia elétrica. No caso do motor da Cummins, o hidrogênio reage com o oxigênio para produzir energia, água e calor. Este processo é extremamente eficiente, com a célula a combustível capaz de transformar até 60% da energia do hidrogênio em energia.

O novo motor da Cummins de 15 litros foi desenvolvido para fornecer potência e torque excepcionais. Com potência mínima de 294 e máxima de 500 cavalos e torque de até 1200Nm, é ideal para caminhões pesados, ônibus e outros veículos comerciais. Estes valores são comparáveis aos de um motor a diesel convencional, mas com a grande vantagem de não produzirem emissões poluentes.

Cummins demonstra seu motor a hidrogênio na Agritechnica 2023 – Revista Cultivar

Confrontados com a concorrência da China e do Japão, os Estados Unidos continuam a inovar no domínio da mobilidade sustentável. O novo motor a hidrogênio da Cummins pode muito bem ser a solução para a democratização dos veículos a hidrogênio, graças a um conceito estratégico inovador e ao desenvolvimento de uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio apoiado pelo governo dos EUA.

Se este novo motor a hidrogênio da Cummins se revelar tão promissor quanto parece, poderá muito bem abalar o mercado de veículos e desafiar o domínio da Tesla no segmento dos EVs.

Outras iniciativas a hidrogênio que estão moldando o mercado livre de combustíveis fosseis

O novo motor a hidrogênio da Cummins para superar a Tesla não é a única iniciativa no setor. O nobre esforço da Toyota para salvar o motor a combustão interna está produzindo uma nova tecnologia. A montadora está testando um sistema de filtro que pode realmente capturar CO2 da atmosfera.

A marca instalou a tecnologia no motor de combustão a hidrogênio que está testando no carro de corrida GR Corolla. O sistema de filtro funciona capturando o dióxido de carbono que é então liberado em um fluido usando o próprio calor do motor e não demanda energia adicional.

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Joabe
Joabe
10/08/2024 19:10

Esse motor não é a célula de hidrogênio, ele também é a combustão de hidrogênio como o motor Toyota

Americo D'Ávila
Americo D'Ávila
11/08/2024 08:12

Extremamente participante.
Se for abastecido com algum tipo de água composta tudo bem mas, se for com água normal, então tente se imaginar o valor a ser pago em um litro de água.

Antônio Di Santo junior
Antônio Di Santo junior
11/08/2024 16:18

O hidrogênio é o futuro…

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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