O novo motor a hidrogênio da Cummins está na reta final de desenvolvimento e já ameaça o reinado da Tesla. Esse propulsor inovador entrega até 294 cv de potência, estabelecendo novos recordes no setor automotivo.
O novo motor a hidrogênio de 15 litros da Cummins promete revolucionar a indústria automotiva. Este protótipo inovador, movido a água e liberando apenas vapor, está desafiando a Tesla de Elon Musk no mercado de veículos limpos. Com desempenho comparável aos motores a diesel e uma autonomia promissora, essa tecnologia pode marcar um ponto de virada na mobilidade sustentável.
Entenda como funciona o novo motor da Cummins
A indústria está em crise e, enquanto, a Tesla de Elon Musk lideram o mercado de veículos elétricos, uma inovação americana pode agitar as cartas. Trata-se de um novo motor a hidrogênio da Cummins, que promete desempenho sem precedentes e impacto ambiental quase nulo.
O novo propulsor da Cummins, que ainda está em fase de protótipo, funciona com água e emite apenas vapor d’água. Com o tanque cheio em poucos segundos e uma autonomia comparável aos motores térmicos tradicionais, parece saído de um sonho. Contudo, é de fato uma realidade.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
A Cummins, empresa especializada na concepção e fabricação de motores para diversas indústrias, apresentou recentemente este novo motor a hidrogênio de 15 litros para o setor de transportes, deixando a Tesla para trás. Um forte compromisso de mobilidade mais ecológica e uma redução drástica nas emissões de carbono.
O novo motor da Cummins usa hidrogênio como combustível, armazenado em um tanque e depois transformado em energia elétrica por meio de uma célula de combustível. Esta eletricidade alimenta o motor, sem quaisquer emissões de gases tóxicos, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental do transporte rodoviário.
Entenda o diferencial do novo motor a hidrogênio da Cummins
A célula de combustível está no centro deste sistema inovador. Trata-se de um conversor eletroquímico que transforma combustível em energia elétrica. No caso do motor da Cummins, o hidrogênio reage com o oxigênio para produzir energia, água e calor. Este processo é extremamente eficiente, com a célula a combustível capaz de transformar até 60% da energia do hidrogênio em energia.
O novo motor da Cummins de 15 litros foi desenvolvido para fornecer potência e torque excepcionais. Com potência mínima de 294 e máxima de 500 cavalos e torque de até 1200Nm, é ideal para caminhões pesados, ônibus e outros veículos comerciais. Estes valores são comparáveis aos de um motor a diesel convencional, mas com a grande vantagem de não produzirem emissões poluentes.
Confrontados com a concorrência da China e do Japão, os Estados Unidos continuam a inovar no domínio da mobilidade sustentável. O novo motor a hidrogênio da Cummins pode muito bem ser a solução para a democratização dos veículos a hidrogênio, graças a um conceito estratégico inovador e ao desenvolvimento de uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio apoiado pelo governo dos EUA.
Se este novo motor a hidrogênio da Cummins se revelar tão promissor quanto parece, poderá muito bem abalar o mercado de veículos e desafiar o domínio da Tesla no segmento dos EVs.
Outras iniciativas a hidrogênio que estão moldando o mercado livre de combustíveis fosseis
O novo motor a hidrogênio da Cummins para superar a Tesla não é a única iniciativa no setor. O nobre esforço da Toyota para salvar o motor a combustão interna está produzindo uma nova tecnologia. A montadora está testando um sistema de filtro que pode realmente capturar CO2 da atmosfera.
A marca instalou a tecnologia no motor de combustão a hidrogênio que está testando no carro de corrida GR Corolla. O sistema de filtro funciona capturando o dióxido de carbono que é então liberado em um fluido usando o próprio calor do motor e não demanda energia adicional.