1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Tesla de Elon Musk ultrapassada? Novo motor a hidrogênio de 15 litros está batendo todos os recordes na indústria automotiva
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 4 comentários

Tesla de Elon Musk ultrapassada? Novo motor a hidrogênio de 15 litros está batendo todos os recordes na indústria automotiva

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/08/2024 às 08:57
Tesla de Elon Musk foi ultrapassada? Novo motor a hidrogênio de 15 litros está bate todos os recordes na indústria automotiva
Foto: Cummins/Divulgação

O novo motor a hidrogênio da Cummins está na reta final de desenvolvimento e já ameaça o reinado da Tesla. Esse propulsor inovador entrega até 294 cv de potência, estabelecendo novos recordes no setor automotivo.

O novo motor a hidrogênio de 15 litros da Cummins promete revolucionar a indústria automotiva. Este protótipo inovador, movido a água e liberando apenas vapor, está desafiando a Tesla de Elon Musk no mercado de veículos limpos. Com desempenho comparável aos motores a diesel e uma autonomia promissora, essa tecnologia pode marcar um ponto de virada na mobilidade sustentável.

Entenda como funciona o novo motor da Cummins

A indústria está em crise e, enquanto, a Tesla de Elon Musk lideram o mercado de veículos elétricos, uma inovação americana pode agitar as cartas. Trata-se de um novo motor a hidrogênio da Cummins, que promete desempenho sem precedentes e impacto ambiental quase nulo.

O novo propulsor da Cummins, que ainda está em fase de protótipo, funciona com água e emite apenas vapor d’água. Com o tanque cheio em poucos segundos e uma autonomia comparável aos motores térmicos tradicionais, parece saído de um sonho. Contudo, é de fato uma realidade.

A Cummins, empresa especializada na concepção e fabricação de motores para diversas indústrias, apresentou recentemente este novo motor a hidrogênio de 15 litros para o setor de transportes, deixando a Tesla para trás. Um forte compromisso de mobilidade mais ecológica e uma redução drástica nas emissões de carbono.

O novo motor da Cummins usa hidrogênio como combustível, armazenado em um tanque e depois transformado em energia elétrica por meio de uma célula de combustível. Esta eletricidade alimenta o motor, sem quaisquer emissões de gases tóxicos, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental do transporte rodoviário.

Entenda o diferencial do novo motor a hidrogênio da Cummins

A célula de combustível está no centro deste sistema inovador. Trata-se de um conversor eletroquímico que transforma combustível em energia elétrica. No caso do motor da Cummins, o hidrogênio reage com o oxigênio para produzir energia, água e calor. Este processo é extremamente eficiente, com a célula a combustível capaz de transformar até 60% da energia do hidrogênio em energia.

O novo motor da Cummins de 15 litros foi desenvolvido para fornecer potência e torque excepcionais. Com potência mínima de 294 e máxima de 500 cavalos e torque de até 1200Nm, é ideal para caminhões pesados, ônibus e outros veículos comerciais. Estes valores são comparáveis aos de um motor a diesel convencional, mas com a grande vantagem de não produzirem emissões poluentes.

Cummins demonstra seu motor a hidrogênio na Agritechnica 2023 – Revista Cultivar

Confrontados com a concorrência da China e do Japão, os Estados Unidos continuam a inovar no domínio da mobilidade sustentável. O novo motor a hidrogênio da Cummins pode muito bem ser a solução para a democratização dos veículos a hidrogênio, graças a um conceito estratégico inovador e ao desenvolvimento de uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio apoiado pelo governo dos EUA.

Se este novo motor a hidrogênio da Cummins se revelar tão promissor quanto parece, poderá muito bem abalar o mercado de veículos e desafiar o domínio da Tesla no segmento dos EVs.

Outras iniciativas a hidrogênio que estão moldando o mercado livre de combustíveis fosseis

O novo motor a hidrogênio da Cummins para superar a Tesla não é a única iniciativa no setor. O nobre esforço da Toyota para salvar o motor a combustão interna está produzindo uma nova tecnologia. A montadora está testando um sistema de filtro que pode realmente capturar CO2 da atmosfera.

A marca instalou a tecnologia no motor de combustão a hidrogênio que está testando no carro de corrida GR Corolla. O sistema de filtro funciona capturando o dióxido de carbono que é então liberado em um fluido usando o próprio calor do motor e não demanda energia adicional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x