Lecar Model 459, primeiro híbrido nacional, gerou polêmica na internet pelo seu design exótico.
Você já imaginou um carro que desperte reações de horror e espanto à primeira vista? Pois é, o primeiro carro híbrido nacional, projetado pela Lecar, não deixou ninguém indiferente.
Na segunda-feira (16), a empresa do empresário Flávio Figueiredo Assis, que se autodenomina o “Elon Musk brasileiro”, teve o modelo Lecar Model 459 flagrado pela primeira vez e a internet não perdoou.
As opiniões sobre o design exótico do veículo, que entra para brigar com marcas como Toyota, Volkswagen e outras foram das mais variadas — e hilárias. No entanto, antes de entrar em detalhes sobre as críticas, é importante entender o que realmente aconteceu.
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
O carro foi visto em um estacionamento em Barueri (SP) e imediatamente se tornou alvo de comentários online. O perfil @venetostudio capturou a imagem e ela foi publicada na página @placaverde, causando grande repercussão.
O design polêmico
O Model 459 é um protótipo híbrido que deveria ser lançado como elétrico, mas acabou sendo adaptado para ter um extensor de autonomia.
A dianteira do veículo chamou atenção por seus faróis no capô com três divisões redondas em cada peça, um estilo ousado que dividiu opiniões.
A grade frontal também segue uma linha polêmica, com um formato curvado em “U”. Já a traseira, apesar de menos controversa, apresenta lanternas escurecidas que lembram o antigo Renault Symbol.
Para alguns, o design parece exagerado, mas outros acreditam que ele traz um toque moderno e ousado. Mas será que o modelo final trará mudanças?
A versão oficial ainda está envolta em mistério, mas o que se sabe até agora já provoca discussões acaloradas.
Projeção versus realidade
Enquanto as imagens capturadas mostravam um modelo controverso, as projeções virtuais do Lecar Model 459 são bem mais modernas.
As linhas lembram veículos da Tesla, com um visual que mescla elegância e inovação. No entanto, o modelo flagrado se distancia dessa estética futurista, trazendo um visual que muitos consideraram antiquado ou até bizarro.
Os comentários da internet só reforçaram essa percepção. Vários internautas não perderam a oportunidade de fazer piada com o design. Entre as reações mais engraçadas, destacam-se algumas como:
“Parece um carro de NPC do GTA kkkkkkk” — gabryelcpedro.
“Parece um palhaço de filme de terror sorrindo.” — edclei.andrade.
“Meu filho de 8 anos é sênior num centro de design que projetou isso… 😂 😂 😂” — barato_se_incomodar.
“Não é um carro, é uma obra de arte moderna!” — elias.souza.
“Quando você tenta ser inovador e acaba criando um Frankenstein automotivo.” — roberta.dias.
“Aparece uma mistura de fusca com uma nave espacial dos anos 80.” — julianoramos82.
Além das piadas, havia quem sugerisse que o modelo deveria passar por revisões estéticas antes de seu lançamento oficial.
A tecnologia por trás do Model 459
Mas por trás desse design polêmico, o Model 459 guarda algumas características tecnológicas impressionantes.
Segundo a Lecar, o carro contará com dois motores, sendo um a combustão, o 1.0 turboflex de três cilindros, e outro elétrico.
O motor a combustão não impulsionará o veículo diretamente, mas funcionará como um gerador para o motor elétrico, garantindo autonomia estendida.
O motor a combustão de origem da Horse, uma joint venture entre Renault e Geely, terá 122 cavalos de potência, enquanto o motor elétrico no eixo traseiro entregará 163 cavalos.
Segundo a empresa, a tração será sempre elétrica, e o carro será capaz de rodar até 100 km apenas no modo elétrico, com uma autonomia total impressionante de 1.000 km.
Essa configuração é conhecida como EREV (Extended Range Electric Vehicle). Nesse tipo de sistema, o motor a combustão só entra em ação para recarregar as baterias quando necessário, funcionando como um extensor de autonomia.
Isso coloca o Model 459 em uma posição estratégica no mercado de veículos híbridos, combinando potência e eficiência.
Dimensões e equipamentos
Em termos de dimensões, o Model 459 tem 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, com uma distância entre-eixos de 2,70 m. O porta-malas oferece 530 litros de capacidade, o que o torna uma opção prática para quem busca um sedã híbrido com espaço considerável.
Entre os equipamentos de série, a Lecar promete um pacote tecnológico robusto, incluindo o sistema Adas, com recursos como permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo e assistência de frenagem de emergência. Esses equipamentos visam garantir uma condução segura e moderna, alinhada com as tendências do mercado automotivo.
A promessa de uma fábrica no Brasil
Além das polêmicas em torno do design, há um grande projeto por trás do Model 459. A Lecar planeja construir uma fábrica na cidade de Sooretama (ES), a 120 km de Vitória.
A empresa promete um investimento de R$ 870 milhões, divididos entre R$ 240 milhões para a construção da fábrica e R$ 630 milhões para a automação da linha de montagem.
A inauguração da fábrica está prevista para agosto de 2026, e a empresa ainda busca parcerias com bancos de investimentos, tanto públicos quanto privados, para garantir o sucesso do projeto.
Além disso, a Lecar pretende construir uma pista de testes para avaliar seus veículos.
O futuro do Model 459
O Lecar Model 459 ainda está longe de chegar ao mercado, mas sua estreia já deixou muitos de olhos abertos, seja pelo design ousado ou pela promessa de tecnologia avançada.
Enquanto alguns questionam o visual, outros aguardam ansiosamente pelas inovações que o carro híbrido trará.
Mas e você, o que achou do design do veículo? Acredita que ele pode fazer sucesso no Brasil e concorrer com os sucessos de vendas de montadoras como Toyota, Hyundai, Ford e outras? Deixe sua resposta nos comentários!