1. Início
  2. / Indústria
  3. / Tendência inesperada: indústrias pedem mais patente para limpar energia fóssil que para gerar energia limpa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Tendência inesperada: indústrias pedem mais patente para limpar energia fóssil que para gerar energia limpa

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/02/2023 às 19:55
Indústrias, energia, patentes
Foto: Reprodução brasilescola

Novas tecnologias estão sendo utilizadas apenas para limpar a “sujeira”, e não para impedir que ela seja produzida

Um levantamento realizado nos bancos de patentes de todo o mundo mostrou que existem algumas tendências inesperadas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de novas tecnologias no segmento de energia. Os resultados revelam que as indústrias têm um maior comprometimento com novas tecnologias para extrair combustíveis fósseis do que com a busca por tecnologias de energia realmente verdes e renováveis.

O relatório foi compilado pelas empresas IFI e Digital Science e focalizado em duas categorias de pedidos de patentes. A primeira é representada pela perfuração de terra para obtenção de petróleo, gás, água, materiais solúveis ou derretíveis ou uma pasta de minerais de poços. A segunda pela redução de emissões de gases de efeito estufa, relacionados à geração, transmissão ou distribuição de energia.

Novas tecnologias de perfuração estão em 3° lugar entre as que mais crescem

Os dados do estudo revelam que as novas tecnologias de perfuração usadas pelas indústrias subiram para o 3º lugar nas 10 tecnologias de crescimento mais rápido de 2022, após ocuparem o 6º lugar em 2021. Segundo Mike Baycroft, da IFI, “no nível de P&D das empresas, a energia puramente renovável não parece estar obtendo o dinheiro necessário para a ampla adoção necessária para levar o mundo às emissões líquidas zero”.

Por outro lado, nota-se que as patentes relacionadas exclusivamente à tecnologia de energia renovável caíram muito abaixo daquelas solicitadas ou concedidas para tecnologia de perfuração na procura por combustíveis fósseis. 

“As empresas de energia continuam a investir em P&D e buscam décadas de proteção de patentes para extrair combustível da terra. De acordo com nossa análise, a maior parte das patentes ‘verdes’ está focada em modificar os efeitos negativos das fontes convencionais de energia, como combustíveis fósseis – para tornar essas fontes de energia ‘mais limpas’ – em vez de fontes renováveis recebendo investimento em P&D. Isso sugere que os combustíveis fósseis continuarão sendo parte do cenário energético nas próximas décadas,” completa Baycroft.

Patentes solicitadas pelas indústrias para energia fóssil e para energia renovável

De acordo com o Inovação Tecnológica, as três principais indústrias que investiram em tecnologia de perfuração de combustíveis fósseis nos últimos cinco anos foram:

  1. Halliburton Energy Services Inc. (7.153 pedidos de patente)
  2. Saudi Arabian Oil Co. (3.423 pedidos de patente)
  3. Schlumberger Technology Corp. (2.854 pedidos de patente)

As principais empresas que investiram em tecnologia de energia renovável nos últimos cinco anos (por campo), que representam um número muito menor, foram:

  1. Energia Eólica: Vestas Wind Systems AS (988 pedidos de patente)
  2. Geotermal: Ice thermal Harvesting LLC (27 pedidos de patente)
  3. Hidrogênio Verde: Toshiba Corp. (104 pedidos de patente)
  4. Fotovoltaica (solar): Samsung Display Co Ltd. (2.369 pedidos de patente)

 

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos