Novas tecnologias estão sendo utilizadas apenas para limpar a “sujeira”, e não para impedir que ela seja produzida
Um levantamento realizado nos bancos de patentes de todo o mundo mostrou que existem algumas tendências inesperadas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de novas tecnologias no segmento de energia. Os resultados revelam que as indústrias têm um maior comprometimento com novas tecnologias para extrair combustíveis fósseis do que com a busca por tecnologias de energia realmente verdes e renováveis.
O relatório foi compilado pelas empresas IFI e Digital Science e focalizado em duas categorias de pedidos de patentes. A primeira é representada pela perfuração de terra para obtenção de petróleo, gás, água, materiais solúveis ou derretíveis ou uma pasta de minerais de poços. A segunda pela redução de emissões de gases de efeito estufa, relacionados à geração, transmissão ou distribuição de energia.
Novas tecnologias de perfuração estão em 3° lugar entre as que mais crescem
Os dados do estudo revelam que as novas tecnologias de perfuração usadas pelas indústrias subiram para o 3º lugar nas 10 tecnologias de crescimento mais rápido de 2022, após ocuparem o 6º lugar em 2021. Segundo Mike Baycroft, da IFI, “no nível de P&D das empresas, a energia puramente renovável não parece estar obtendo o dinheiro necessário para a ampla adoção necessária para levar o mundo às emissões líquidas zero”.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Por outro lado, nota-se que as patentes relacionadas exclusivamente à tecnologia de energia renovável caíram muito abaixo daquelas solicitadas ou concedidas para tecnologia de perfuração na procura por combustíveis fósseis.
“As empresas de energia continuam a investir em P&D e buscam décadas de proteção de patentes para extrair combustível da terra. De acordo com nossa análise, a maior parte das patentes ‘verdes’ está focada em modificar os efeitos negativos das fontes convencionais de energia, como combustíveis fósseis – para tornar essas fontes de energia ‘mais limpas’ – em vez de fontes renováveis recebendo investimento em P&D. Isso sugere que os combustíveis fósseis continuarão sendo parte do cenário energético nas próximas décadas,” completa Baycroft.
Patentes solicitadas pelas indústrias para energia fóssil e para energia renovável
De acordo com o Inovação Tecnológica, as três principais indústrias que investiram em tecnologia de perfuração de combustíveis fósseis nos últimos cinco anos foram:
- Halliburton Energy Services Inc. (7.153 pedidos de patente)
- Saudi Arabian Oil Co. (3.423 pedidos de patente)
- Schlumberger Technology Corp. (2.854 pedidos de patente)
As principais empresas que investiram em tecnologia de energia renovável nos últimos cinco anos (por campo), que representam um número muito menor, foram:
- Energia Eólica: Vestas Wind Systems AS (988 pedidos de patente)
- Geotermal: Ice thermal Harvesting LLC (27 pedidos de patente)
- Hidrogênio Verde: Toshiba Corp. (104 pedidos de patente)
- Fotovoltaica (solar): Samsung Display Co Ltd. (2.369 pedidos de patente)