Contrato fechado com a Petrobras é de quatro anos e envolve mais de 100 mil toneladas
de tubos com e sem costura
A Petrobras fechou um contrato de quatro anos com a Tenaris para o fornecimento de um pacote completo de produtos e serviços para o seu grande projeto de águas profundas. Localizado na bacia de Santos, no Pré-sal, o campo de Búzios é o maior em volume de óleo e gás em águas profundas no mundo. A produção prevista é de 2 milhões de barris por dia até 2030, bem acima dos 700 mil barris diários atuais. Trata-se do equivalente a 70% da produção total no país hoje.
O volume do contrato envolve mais de 100 mil toneladas de tubos com e sem costura, em graus de aço carbono para ambiente corrosivo e de alto colapso. A fim de cumprir com as especificações técnicas da Petrobras, a Tenaris ofertou os conectores soldados TenarisHydril BlueDock® e conexões premium TenarisHydril Blue® Heavy Wall, Blue® Max e Wedge 623® com a tecnologia Dopeless®, que agrega benefícios em HSE por eliminar o uso de graxa e contaminação ao meio ambiente, trazendo também maior segurança e praticidade às operações.
“O pré-sal é um dos ambientes de exploração e produção mais desafiadores do mundo. Temos o compromisso de gerar valor para a Petrobras e estamos honrados de a empresa nos ter confiado um projeto tão ambicioso, que reforça a parceria de longa data entre a Petrobras e a Tenaris no Brasil”, disse Renato Catallini, Presidente da Tenaris no Brasil. E acrescentou: “Este é um dos pacotes mais robustos para operações complexas offshore do mercado, principalmente em termos de HSE”.
- Petrobras vai investir R$ 130 BILHÕES e gerar 25 MIL empregos em cidade brasileira
- Corrida bilionária na Antártida: Países constroem em condições extremas para explorar 511 bilhões de barris na maior reserva de petróleo do mundo
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Passeio Offshore? Plataformas desativadas da Petrobras podem ser utilizadas como complexos turísticos, evitando a necessidade de desmontagem
As principais operadoras do setor de energia, inclusive a Petrobras, validaram o desempenho de fadiga dos tubos condutores com conectores BlueDock®. Já os revestimentos de superfície foram projetados e testados de acordo com as exigências da Petrobras e normas internacionais como a ISO 13679 e a API 5C5, além de cumprir com os requisitos de alto torque de desenrosque das conexões.
Os conectores BlueDock® agora são entregues com a nova chaveta anti-rotacional automática, Automatic Anti-Rotational Keys (AARK), desenhada para permitir múltiplas ativações automáticas e hands free na red zone, sem a necessidade de usar ferramentas especiais. Além disso, todos os produtos fornecidos atendem às exigências do cliente para o uso de eslingas e conector com ombro de carga. A combinação dessas características aumenta a seguraça na plataforma e a eficiência operacional.
A Tenaris atenderá à Petrobras com seu modelo de serviço Rig Direct®, entregando os tubos no porto, prontos para serem usados na plataforma offshore. Como parte desse serviço, a Petrobras usará a tecnologia PipeTracer®, uma solução digital que permite que os usuários tenham acesso às especificações técnicas dos produtos, incluindo diretrizes de execução de descida, além de criar um tally digital, eliminando assim a necessidade de medição manual de comprimento, o que aumenta a precisão e simplifica as operações. Para apoiar a integridade do poço, especialistas de serviço de campo acompanharão as operações da Petrobras na plataforma.
A produção de tubos será realizada na Confab, a planta da Tenaris no Brasil, e nas plantas da Tamsa e da Dalmine, no México e na Itália, respectivamente.
Fonte: Leonardo Araújo Via