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Tem que ter coragem: os 5 aeroportos mais perigosos do mundo para decolar e pousar; além de montanhas, praias e pistas curtas

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 02/04/2024 às 20:16
Tem que ter coragem: os 5 aeroportos mais perigosos do mundo para decolar e pousar; além de montanhas, praias e pistas curtas
Aeroporto de Lukla (Nepal) Foto: Divulgação/Mountain Mate

Conheça os cinco aeroportos mais perigosos do mundo, onde pistas curtas, ventos fortes e localizações extremas testam os limites da aviação e a coragem dos pilotos.

Embora o avião seja um dos meios de transporte mais seguros do mundo, certos aeroportos apresentam desafios que provocam tensão até nos viajantes mais frequentes. No universo de cerca de 50 mil aeroportos, alguns se notabilizam não pela excelência, mas por suas características que testam os princípios básicos de segurança. Aperte o cinto e conheça os cinco aeroportos mais perigosos do mundo, onde cada aterrissagem e decolagem se transforma em uma prova de ousadia e perícia.

Viajar de avião é sinônimo de eficiência e segurança, graças à moderna engenharia aeroespacial e rigorosos protocolos de voo. Contudo, em certos cantos do planeta, a aventura começa muito antes de alcançar o destino final. Estes locais, marcados por condições extremas, testam os limites da tecnologia e da habilidade humana.

Aeroporto Princesa Juliana (Caribe)

O Aeroporto Princesa Juliana, um dos aeroportos mais perigosos do mundo, situado em São Martinho no Caribe, é famoso mundialmente por sua aproximação de pouso única, que passa a meros metros acima das cabeças dos turistas na Praia de Maho. Com uma pista de apenas 2.300 metros, considerada curta para os padrões internacionais, este aeroporto desafia os pilotos de grandes aeronaves. A proximidade com a praia cria uma experiência visual espetacular, mas também impõe riscos devido às intensas rajadas de vento geradas pelos aviões durante as decolagens e aterrissagens.

Aeroporto da Madeira (Portugal)

O Aeroporto da Madeira, também conhecido como Aeroporto Cristiano Ronaldo, localiza-se numa ilha de topografia desafiadora, caracterizada por montanhas íngremes e oceano vasto. Situado em Portugal, este aeroporto é notório pelas suas condições climáticas imprevisíveis, com ventos fortes e constantes que tornam as aterrissagens e decolagens particularmente difíceis e arriscadas.

A pista originalmente curta foi estendida sobre o mar, apoiada por colunas que a elevam acima do terreno natural, um feito de engenharia impressionante que mitigou parte do risco. No entanto, os pilotos ainda enfrentam desafios significativos devido às mudanças abruptas de vento e turbulência. O Aeroporto da Madeira é frequentemente citado em listas dos aeroportos mais desafiadores para pilotos, devido à combinação de uma pista relativamente curta, condições meteorológicas adversas e a complexa aproximação necessária para pousar com segurança.

Aeroporto de Courchevel (França)

@yuricrespo

Aeroporto de Courchevel 🛩️ Localizado nos Alpes franceses, este aeroporto tem uma pista de pouso íngreme e curta que fica no topo de uma colina. É considerado um dos aeroportos mais desafiadores para pousar. #aeroporto #courchevel #perigoso #neve #montanha

♬ som original – Yuri Crespo

O Aeroporto de Courchevel, localizado nos Alpes franceses, talvez o aeroporto mais perigoso do mundo, é singular por sua pista extremamente curta e inclinada, uma das mais desafiadoras do mundo para operações de pouso e decolagem. Situado a mais de 2.000 metros de altitude, esse aeroporto serve a famosa estação de esqui de Courchevel e é conhecido pelas condições meteorológicas imprevisíveis e o terreno montanhoso circundante.

Com apenas 537 metros de comprimento, a pista do Aeroporto de Courchevel não apenas é curta mas também apresenta uma inclinação de 18,66%, o que exige dos pilotos habilidades excepcionais e um controle preciso da aeronave. Essa inclinação cria um efeito de rampa que auxilia na desaceleração durante o pouso e na aceleração durante a decolagem, mas também adiciona uma camada extra de complexidade às operações aéreas.

Não existem procedimentos de aproximação por instrumentos para o Aeroporto de Courchevel, o que significa que os pilotos devem navegar visualmente, tornando os voos altamente dependentes das condições climáticas. Os riscos são elevados, e apenas aviões pequenos e helicópteros operam neste aeroporto, muitas vezes conduzidos por pilotos com experiência específica em ambientes de alta montanha. Essas características únicas fazem do Aeroporto de Courchevel um destino fascinante tanto para pilotos quanto para os amantes da aviação.

Aeroporto de Lukla (Nepal)

O Aeroporto de Lukla, oficialmente conhecido como Tenzing-Hillary Airport, é um dos mais extremos e perigosos do mundo, situado no Nepal. Localizado a uma altitude de 2.845 metros, é o ponto de partida para muitos dos que pretendem escalar o Monte Everest. A pista tem apenas 527 metros de comprimento e termina abruptamente em um precipício, enquanto a outra extremidade é fechada por uma montanha, criando uma das aproximações de pouso mais desafiadoras do mundo.

As condições meteorológicas em Lukla são altamente variáveis e imprevisíveis, com mudanças rápidas que podem ocorrer em questão de minutos, complicando ainda mais as operações de voo. A pista é tão curta que apenas helicópteros e pequenas aeronaves de asa fixa equipadas para pousos e decolagens de curta distância podem operar ali.

Aeroporto de Barra (Escócia)

O Aeroporto de Barra, situado na remota ilha de Barra nas Hébridas Exteriores da Escócia, um dos aeroportos mais perigosos do mundo, é único por seu uso de uma praia como pista de pouso e decolagem. É o único aeroporto do mundo onde voos comerciais regulares pousam e decolam na areia, com três pistas traçadas nas baixadas da praia, que só podem ser usadas quando a maré está baixa.

A operação no Aeroporto de Barra é altamente dependente das condições naturais, principalmente do movimento das marés, tornando os horários dos voos variáveis e ajustados diariamente conforme o mar recua. A visibilidade também é um fator crucial, pois não há luzes na pista, o que significa que os voos são realizados apenas durante o dia.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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