Veja e entenda quanto custa para se tornar um piloto de avião aqui no Brasil e a faixa salarial: Veja também todos os tipos de pilotos que existem e qual se encaixa mais com você!
De acordo com FlyNG, para se tornar piloto de avião no Brasil, é necessário passar por um treinamento rigoroso e investir financeiramente em um curso de piloto. Os custos e os salários dos pilotos variam dependendo do tipo de licença e da formação. Para se tornar piloto privado, os gastos médios incluem:
· Curso teórico: R$ 1.500 a R$ 3.500
· Prova teórica da Anac: R$ 250
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também
- Posto rival da Shell volta ao Brasil para desafiar gigantes, incluindo a Petrobras, mas dívida milionária vem à tona e pode atrapalhar os planos de dominação de mercado
- Ford anuncia demissão em massa e DEMITE 4 MIL funcionários; veja o motivo
- Descoberta milionária! Jazida de diamantes com 1,8 MILHÕES de quilates será LEILOADA pelo Brasil em novembro
- Governo Lula mais de R$ 140 MILHÕES para organizar evento (G20) no Rio de Janeiro
· Certificado médico aeronáutico: Cerca de R$ 1.000
· Curso prático: De R$ 20 mil a R$ 40 mil (40 horas de voo)
Já para se tornar piloto comercial, os custos podem ultrapassar R$ 400 mil. Isso inclui a prova da Anac (R$ 300 para esta licença específica), o certificado médico aeronáutico (por volta de R$ 1.000), curso obrigatório e as horas de voo. Já o salário médio de um piloto no Brasil varia, entretanto o final de 2023, o salário médio chegava a R$ 18.317,62.
Atualmente, cerca de 26 mil pilotos estão autorizados a pilotar aeronaves no Brasil, com aproximadamente 53 mil habilitações válidas entre esses profissionais. A participação feminina na aviação ainda é baixa, representando apenas 3% dos pilotos no Brasil. Quanto à faixa etária, não há limite para pilotar aeromodelos (aeronaves não tripuladas de uso recreativo), mas para pilotar aeronaves não tripuladas RPA, todos os pilotos remotos e observadores devem ter no mínimo 18 anos.
Salários dos pilotos de avião tendo como base, valores de fevereiro de 2013:
· Piloto de aeronaves: Apresentam uma média salarial mais ‘generosa’ em torno de R$ 18.317,62 com 9.817 profissionais ativos. Com esse salário daria pra sobreviver ?
· Instrutor de voo: Esses ganham em média R$ 4.583,68 com 258 profissionais ativos.
· Piloto de ensaio: Eles recebem uma média salarial que gira em torno de R$ 17.348,11 e há 69 profissionais ativos.
· Piloto comercial (exceto linha aérea): Tem uma média salarial R$ 9.540,19 com 1007 profissionais ativos.
· Piloto comercial de helicóptero (exceto linha aérea): Com uma média salarial girando em torno de R$ 15.363,54 e 478 profissionais ativos no mercado aéreo.
· Piloto agrícola: Apresentam uma média salarial R$ 6.165,14 com 1270 profissionais ativos nos campos
Entretanto esses valores podem sofrer alterações com o passar do tempo, por demandas e de empresa para empresa. Mas lembrando também que os pilotos tem um piso salarial que são definidos em convenções trabalhistas coletivas entre empresas e sindicatos, o que já é uma ‘baita’ segurança para quem pretende entrar na área, não é ?
Por exemplo, para pilotos de companhias aéreas de aviação regular, o piso salarial do comandante vai variar conforme o tipo de aeronave pilotada e entre outros quesitos.
Para o táxi aéreo, uma área muito promissora que inclusive não para de crescer, os pisos incluem comandantes de aeronaves bimotor e monomotor, como também copilotos. Comandantes, assim como pilotos de aviação offshore e pilotos agrícolas também apresentam um piso salarial.
Todos os prós e contras de ser piloto de avião no Brasil. Realmente vale a pena o investimento com esses salários ?
Ser piloto de avião no Brasil tem seus prós e contras. Entre os prós, destaca-se a oportunidade de viajar por diversas regiões, conhecer novas culturas e ter uma visão única do mundo a partir dos céus. A carreira de piloto é dinâmica e desafiadora, exigindo constante aprendizado e adaptação. Além disso, geralmente o salário do piloto de avião são de certa forma um pouco competitivos e apresentam alguns benefícios como planos de saúde e aposentadoria.
No entanto, os contras incluem o alto custo de formação e a necessidade de dedicação integral durante o treinamento. A profissão também exige muita responsabilidade e pode envolver longas horas de trabalho e tempo longe de casa. Portanto se vale ou não a pena virar piloto de avião no Brasil vai depender do perfil de cada pessoa. E você, acha que seria capaz de pilotar um avião ? Deixe ae nos comentários pra gente!