1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Empresa desenvolve telhado capaz de gerar energia solar e eólica simultaneamente
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa desenvolve telhado capaz de gerar energia solar e eólica simultaneamente

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/11/2022 às 17:04
Empresa desenvolve telhado capaz de gerar energia solar e eólica simultaneamente
Foto: Unéole/Divulgação

Empresa da França desenvolve um telhado que gera energia solar e eólica sem emitir nenhum ruído. O equipamento de energia limpa e renovável amplia a geração em 40%.

A companhia francesa, Unéole, desenvolveu um sistema de geração híbrida que consegue gerar energia solar e eólica simultaneamente. O modelo poderia ser uma ótima solução adaptada para a geração de energia renovável em edifícios em áreas urbanas. De acordo com a ONU, em 2050, 68% do mundo viverá em áreas urbanas. Com esta expansão, será necessário mais fontes de energia.

O telhado solar e eólico é uma ótima opção que ajudará a aliviar alguma pressão, disponibilizando algumas turbinas eólicas cobertas e telhados fotovoltaicos. Esta combinação aumenta a geração de energia limpa em 40%.

Telhado que gera energia solar e eólica pode ser utilizado em qualquer tipo de telhado plano

Divulgação: Unéole

Além de aproveitar ao máximo o potencial de energia de uma região, o telhado solar e eólico torna possível a energização por meio de vários meios, a depender das condições meteorológicas. Como a geração de energia solar durante as horas de luz solar e à noite, ou durante as estações de inverno, utilizando turbinas de energia eólica quando não há luz do sol.

Esta união de tecnologias gera apoio de modo a não deixar os consumidores sem energia renovável. O sistema Unéole é composto por uma fila de turbinas eólicas que são inseridas debaixo de painéis solares, o equivalente a aproximadamente quatro metros de altura.

A empresa colabora com escritórios de design para que seu telhado solar e eólico possa ser utilizado em todos os tipos de telhados planos com 150 m² ou mais.

Telhado solar e eólico não emite ruídos

Turbina acoplada em painéis solares – Unéole/Divulgação

Segundo o engenheiro de vendas da empresa, Louis Dubar afirma que seus algoritmos específicos encontram o melhor número ideal de turbinas eólicas, painéis solares, sua produção individual e consequentemente a rentabilidade de todo o sistema.

A empresa também é projetista, montadora e instaladora de seu telhado que gera energia solar. A turbina eólica de eixo vertical é uma ótima maneira de gerar energia por meio do vento, sem vibração ou ruído. Desta forma, se torna ótima para uso em áreas urbanas. A agência pública francesa CEREMA certificou que o equipamento funciona silenciosamente e não  gera ondas eletromagnéticas nocivas.

As turbinas eólicas são também amigas do meio ambiente, tendo em vista desenvolvidas com materiais reciclados ou recicláveis, como alumínio e aço inoxidável, que podem ser produzidos perto do local de operação.

Energia eólica em telhados ganha popularidade

Além deste telhado que gera energia solar e eólica da Unéole, uma empresa canadense desenvolveu uma turbina eólica para telhado que pode gerar até 9 vezes mais potência se comparado com turbinas eólicas comuns.

A tecnologia foi criada pela empresa Power Collective, onde foram feitas turbinas eólicas que se encaixam perfeitamente no topo de telhados residenciais e comerciais. Este equipamento, capaz de gerar energia limpa, fica camuflado no local, mas aproveita eficientemente a energia eólica para gerar energia elétrica. A superfície inclinada dos telhados é utilizada pela tecnologia para direcionar e concentrar o vento.

Logo após percorrer a superfície, forma um ponto de compressão no topo do telhado, impulsionando o fluxo de ar através da turbina. A velocidade do vento à medida que volta da crista do telhado é frequentemente mais de três vezes a velocidade do vento, tornando um local perfeito para a geração de energia renovável por meio do equipamento. O design da tecnologia permite a geração de energia limpa consistente, mesmo em condições de vento instável.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos