Menu
Início Telha solhar: uma febre total! Confira como a energia solar é produzida e se vale a pena instalar em sua residência

Telha solhar: uma febre total! Confira como a energia solar é produzida e se vale a pena instalar em sua residência

2 de março de 2024 às 10:21
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
energia solar, solar, energia
Foto: Reprodução Cogera Energia

A energia solar está cada vez mais presente no mundo atual e, por conta disso, diversas dúvidas surgem. Saiba mais sobre essa maneira de geração elétrica abaixo!

Segundo informações do site Uol, a energia solar é reconhecida como uma tecnologia “limpa” e uma solução para mitigar os impactos ambientais gerados pelos métodos tradicionais de produção de energia, como usinas termelétricas e hidrelétricas. Mas como ocorre a conversão da luz solar em eletricidade?

Uma das características mais fascinantes da energia solar é sua capacidade de gerar eletricidade não só em grande escala, mas também de forma descentralizada, diretamente nas residências, por meio da instalação de painéis solares nos telhados. Estes painéis são compostos por várias células fotovoltaicas, que podem ser feitas de vários tipos de materiais, sendo os mais comuns Arseneto de Gálio (GaAs), Silício Policristalino e Silício Monocristalino, além dos filmes finos como silício amorfo hidrogenado (a-Si:H), disseleneto de cobre e índio (CIS) e telureto de cádmio (CdTe).

Artigos recomendados

Imagem: Getty Images

Viabilidade e desafios da energia solar: o que você precisa saber

Mas quanto de energia cada placa gera? Cada célula voltaica produz cerca de 0,4 V, então para produzir 12 V, suficientes para carregar uma bateria, seria necessário um painel com 30 a 40 células.

É possível alimentar uma casa apenas com energia solar? Depende: uma placa solar de tamanho padrão tem uma produção mensal média de 41,25 kWh/mês, enquanto o consumo médio de uma casa é de cerca de 300 kWh/mês, o que exigiria a instalação de várias placas.

A energia solar é uma alternativa viável e sustentável para a geração de eletricidade, trazendo benefícios ambientais e econômicos. Com avanços tecnológicos contínuos, seu uso tende a se expandir, transformando a forma como utilizamos e pensamos sobre a energia.

0 0 Votos
Avalie o Artigo

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x