MENU
Menu
Início Telha Solar Eternit 15x mais potente: 6 telhas alimentam uma CASA inteira!  

Telha Solar Eternit 15x mais potente: 6 telhas alimentam uma CASA inteira!  

5 de março de 2024 às 11:14
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Telha Solar Eternit 15x mais potente 6 telhas puxa 1 CASA chegou ao mercado! Compatível com qualquer telha comum 
Foto: Eternit/Divulgação

Eternit lança telha que promete mudar o setor de energia solar. Trata-se da nova telha solar capaz de ser até 15x mais potente que as versões anteriores, confira!

A Eternit, empresa de construção civil, recebeu recentemente o registro do Inmetro para comercializar a primeira telha solar de fibrocimento do país, chamada de Eternit Solar. Após alguns testes realizados no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, o novo modelo para o setor de energia solar agora está certificado. Vale mencionar que esta telha solar Eternit representa um avanço significativo em relação à primeira, entregando até 15 vezes mais potência.

Como funciona a telha solar da Eternit?

As telhas solares são uma adaptação inteligente da tecnologia fotovoltaica, integrada diretamente em materiais de construção comuns, como o concreto. Esta integração permite que as telhas captem a energia solar e a transformem em energia elétrica, de forma parecida com os painéis solares comuns.

Artigos recomendados

Contudo, diferentemente dos painéis, as telhas solares mantêm a estética do telhado, oferecendo uma solução mais integrada e menos intrusiva visualmente. Cada telha solar Eternit conta com células fotovoltaicas embutidas que capturam a radiação solar. Estas células são responsáveis por converter a luz do sol em eletricidade através do efeito fotovoltaico.

Quando a luz solar incide sobre as células, ela gera uma corrente elétrica por meio da excitação dos elétrons. Esta energia solar gerada pode ser usada para alimentar a casa ou ser armazenada para uso futuro.

A telha solar Eternit ondulada F-140 também está em instalações na Universidade de Santa Catarina (UFSC) e na unidade fabril de Atibaia. Na fábrica, inclusive, também é produzida a telha de concreto Tégula Solar, primeiro modelo de telha de energia solar vendido pela empresa, desde agosto de 2021.

Telha Solar Eternit gera até 142,2 Wp 

Segundo Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit, trata-se de uma tecnologia revolucionária que é parte da estratégia da empresa de democratizar o acesso à energia solar a partir de fontes renováveis. A expectativa é de que o novo produto atinja o alto potencial de mercado, visto que tem compatibilidade com as telhas tradicionais de fibrocimento.

Desenvolvida desde 2020, a telha solar Eternit passou por um processo de adequação na geometria a fim de permitir a incorporação das células fotovoltaicas. Segundo Luiz Lopes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit, é importante ressaltar que o peso da telha permanece praticamente o mesmo, possibilitando a instalação em estruturas pré-existentes, sem necessidade de modificações no telhado.

A telha solar é esteticamente ondulada e levemente plana no topo das ondulações, onde células solares são integradas formando um conjunto único, e apresenta dimensão de 2,44 m x 1,10 m. Em comparação ao modelo de concreto, cuja potência é de 9,16 Watt-pico (Wp), a nova tecnologia possui potência superior de 142,2 Wp e consequente maior geração de energia por telha solar.

Apenas 6 telhas podem sustentar uma casa com energia solar

Segundo Luiz Lopes, com toda essa potência da telha solar Eternit, 4 a 6 telhas já podem suprir as demandas energéticas de uma pequena casa. O restante da cobertura, desta forma, pode ser composto de telhas de fibrocimento.

Para avaliação de desempenho e adequação da telha solar aos diferentes perfis de clientes, a empresa já conta com projetos-piloto encaminhados em variados tipos de imóveis, como casas populares, galpões, comunidades, construções sem telhado aparente, além de instalações comerciais, postos de gasolina, entre outros.

Vale mencionar que, em 2024, a Eternit deu início às vendas de sua telha solar de concreto Big-F10. Desta forma, diante o risco de enfrentar um apagão, o material pode ser uma boa aposta para os brasileiros.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x