Ferramenta foi fundamental para manter o padrão das operações da Ocyan durante a pandemia
Rio de Janeiro, 04 de agosto de 2020 –Com a implantação do trabalho remoto para todos os integrantes onshore (em terra) durante a pandemia do novo Coronavírus, a Ocyan manteve o acompanhamento em tempo real da frota de seus ativos por meio da tecnologia SMART (Sistema de Monitoramento Avançado Real Time). O sistema, que prevê o uso intensivo de inteligência artificial a partir do monitoramento de dados integrados e de imagens geradas por câmeras, já estava disponível em sua versão digital com acesso por computador antes mesmo deste período, mas se tornou fundamental em tempos de distanciamento social e possibilidade de acompanhamento à distância das operações dos ativos de Perfuração da empresa.
A grande vantagem da ferramenta é que os dados podem ser acessados em computadores portáteis, não exigindo a presença física do integrante nas salas de controle da base da empresa em Macaé (RJ). Para se ter uma ideia, o Ocyan SMART triplicou seu número de acessos desde meados de março e já prepara uma versão disponível para smartphones. O uso da tecnologia reforça a segurança com nossos integrantes ao mesmo tempo em que mantém o padrão das nossas operações.
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“Antes do isolamento social já era possível o acesso remoto dos dados gerados a partir do Centro de Suporte de Decisão (CSD), mas ele só foi colocado à prova de fato agora que os operadores estão trabalhando em suas casas. E o programa passou no teste, inclusive, com todas as regras de segurança da informação preservadas. A empresa sairá fortalecida desse período de pandemia porque todas as atividades seguem normalmente – desde a operação das sondas e plataformas até as atividades de apoio em terra”, explica Rodrigo Chamusca, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.
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O Ocyan SMART é o primeiro sistema integrado para monitoramento das atividades de sondas no Brasil a abranger as seis dimensões previstas, permitindo agrupar dados que antes estavam pulverizados em sistemas supervisórios separados. Hoje, a empresa integra e disponibiliza os dados relacionados à perfuração, controle do poço, gerenciamento de potência, posicionamento dinâmico, além das câmeras do circuito interno de TV das plataformas. O Monitoramento do BOP (Blowout Preventer) deverá ser acrescentado ao escopo do Ocyan SMART em agosto deste ano, o que demonstra o pioneirismo da companhia na busca por soluções tecnológicas e inovadoras.
O trabalho do SMART, mesmo com acesso remoto, contribuiu ainda para a aumentar a produtividade global das operações. A empresa também manteve em zero a taxa de incidentes registráveis até agora em 2020.
Acessos cresceram
O acesso ao SMART triplicou durante este período de isolamento social, ampliando ainda mais a aplicação dos dados para potencializar o uptime da operação. “Antes da pandemia, 100 pessoas em média acessavam as informações a cada semana. Agora, o número pulou para 300. E não foi necessário investimento extra, pois a Ocyan já planejava esse salto desde a criação do projeto. Ainda esse ano, pretendemos permitir o acesso via celular”, explica Chamusca. Segundo ele, a sala de crise permanecerá ativa mesmo com as facilidades do acesso remoto. “Achamos importante manter a sala de crise para futuras tomadas de decisões”, finaliza.