Metamateriais estão entre as tecnologias com maior impacto nos últimos anos, e inovação chega ao concreto
Metamateriais são materiais artificiais criados pelo homem que possuem propriedades que não são encontradas naturalmente em materiais comuns. Esses materiais são projetados para ter propriedades que podem ser alteradas para controlar a propagação da luz, do som, do calor e até mesmo de ondas eletromagnéticas, como as usadas em telecomunicações
Os metamateriais têm aplicações em uma ampla gama de campos, como telecomunicações, medicina, óptica e energia. Por exemplo, os metamateriais podem ser usados para criar lentes superfinas e leves para câmeras e telescópios, bem como para criar antenas mais eficientes para a transmissão de sinais de rádio e televisão.
Atualmente, algumas pesquisas são desenvolvidas para aplicar a tecnologia dos metamateriais ao concreto e à construção civil.
-
A maior ponte marítima do mundo: Estrutura de 55 km que custou mais de US$ 15 bilhões e conecta três cidades, resistindo a tufões e terremotos de magnitude 8
-
Conheça as impressionantes capacidades dos 11 helicópteros Black Hawk UH-60L comprados pelo Brasil por US$ 229 milhões — aeronaves de alta potência e tecnologia que também simbolizam uma reaproximação diplomática com os Estados Unidos de Donald Trump
-
IBID 2025 fortalece inovação regional com parcerias industriais e políticas públicas em 12 estados brasileiros
-
Robô Charlotte desafia limites da construção civil e ergue casas inteiras em 24 horas com tecnologia 3D que promete mudar o futuro da engenharia e construção
Conheça o metaconcreto: aplicação da tecnologia dos metamateriais à construção civil
Segundo o professor Amir Alavi, da Universidade de Pittsburgh, “O uso maciço de concreto em nossos projetos de infraestrutura implica a necessidade de desenvolver uma nova geração de materiais de concreto que sejam mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, mas que ofereçam funcionalidades avançadas. Acreditamos que podemos alcançar todos esses objetivos introduzindo um paradigma metamaterial no desenvolvimento dos materiais de construção”.
O professor já desenvolveu outros metamateriais autoconcientes, e dessa vez eles utilizam os mesmos princípios para aplicar a tecnologia ao concreto, o que permite que o que o material seja projetado e construído especificamente para sua finalidade.
Desse modo, O metaconcreto é uma alternativa promissora ao concreto convencional, que é conhecido por ser pesado, frágil e suscetível a trincas e rachaduras. O metaconcreto, por outro lado, pode ser projetado para ter alta resistência à tração e compressão, o que o torna mais durável e resistente a danos. No entanto, o metaconcreto ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e ainda há desafios a serem enfrentados antes que possa ser amplamente utilizado.
Aplicação da tecnologia dos metamateriais ao concreto permite produzir concreto que gera eletricidade
Quando o concreto, contendo materiais piezoelétricos, é submetido a pressões, como o tráfego de veículos ou pedestres, as partículas piezoelétricas geram uma carga elétrica que pode ser coletada e usada como energia. Essa energia pode ser usada para alimentar sensores, sistemas de iluminação ou outros dispositivos elétricos.
Embora a tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento, os primeiros experimentos mostram que ela pode ser promissora. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a escala de produção e a integração com a rede elétrica existente.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.