O propósito da nova tecnologia, com o gerador termoelétrico de eletricidade, é buscar ser uma fonte confiável e alternativa de energia
Um novo gerador termoelétrico auto alimentado pode produzir eletricidade de forma contínua e sustentável, durante o dia e à noite, mesmo em condições de nebulosidade. Essa tecnologia promete acabar com algumas das restrições das fontes de energia tradicionais, como as baterias, e tornar-se numa fonte confiável de energia para pequenos dispositivos eletrônicos, como sensores externos, de acordo com o site Portal Energia.
Os geradores termoelétricos são uma tecnologia de dispositivos móveis sólidos que recorrem às diferenças de temperatura para gerar eletricidade, sem peças. No entanto, alguns desses geradores têm diferença de temperatura instáveis e acabam por não gerar eletricidade suficiente para serem úteis. Para melhorar o rendimento desses dispositivos, uma equipe de pesquisadores desenvolveu um novo gerador termoelétrico.
Essa nova tecnologia utiliza dois componentes principais, chamados Absorvedor Solar de Banda Ultra Larga (UBSA) e Emissor de Refrigeração Radioativa Planar (RCE), que podem ser aplicados sob um substrato flexível, útil para dispositivos portáteis que geram energia limpa. O UBSA captura a luz e aquece um lado do gerador, enquanto o RCE protege o outro lado, libertando assim o calor. Esse processo de tecnologia produz uma diferença de temperatura capaz de gerar eletricidade e energia de forma mais eficiente.
- Explorador encontra antiga base da OTAN que foi construída em 1956 e está completamente abandonada a décadas
- Adeus ao hidrogênio? EUA testam o combustível do futuro: É extremamente poderoso, porém tóxico!
- Descoberta pré-histórica: Descoberta do fundo do oceano da era dos dinossauros pode reescrever toda a história da Terra
- INCRÍVEL: Tapetes de cabelo humano estão sendo usados para limpar derramamentos de óleo; podendo absorver cinco vezes seu peso em petróleo
O processo da tecnologia para a criação de energia e eletricidade
Durante a noite, ou em dias com nebulosidade, a diferença de temperatura reduz-se significativamente devido à ausência da luz solar direta. Mas continua a existir uma diferença de temperatura capaz de produzir eletricidade, com menor eficiência do que em condições ótimas. A equipe de pesquisadores da tecnologia realizou testes ao ar livre em diferentes condições climatéricas e monitorizou a tensão de saída do dispositivo. Os resultados revelaram que ele pode gerar eletricidade continuamente durante o dia, à noite e em condições de nebulosidade.
Durante o dia, o dispositivo atingiu o pico de tensão de 166,2 mV, o suficiente para alimentar um sensor ou um dispositivo pequeno. Durante a noite, com céu limpo, e em condições de nebulosidade, o dispositivo criado com a tecnologia desenvolvida gerou 14,7 mV e 95 mV, respectivamente. Os pesquisadores, porém, continuam trabalhando para otimizar ainda mais a eficiência, durabilidade e escalabilidade do dispositivo termoelétrico, com o objetivo de testá-lo a longo prazo em várias condições.
Além disso, eles pretendem explorar o seu potencial de produção em massa de eletricidade a custos razoáveis e, assim, aplicá-lo em zonas remotas ou subdesenvolvidas onde não existem fontes de energia tradicionais. Em suma, essa nova tecnologia promete ser uma solução de energia contínua e sustentável para dispositivos eletrônicos, tornando-se numa pequena fonte confiável de energia em várias condições.