Ao longo dos anos, o Técnico em Automação vem ganhando destaque incrível na indústria sendo uma das mais requisitados
A função primordial de um Técnico em Automação é reparar e manter sistemas controle computacional e dispositivos robóticos em inalações industriais e comerciais, minimizando ao extremo a intervenção humana nas atividades, amplificando a eficiência operacional.
Para exercer atividades neste ramo de trabalho, é necessário ter algumas qualificações e atribuições básicas. Segue algumas das principais logo abaixo:
- Curso técnico ou engenharia em Automação
- Registro no CREA ou instituição equivalente
- Facilidade com matemática e aritmética básica
- Curso de informatica e habilidade em lidar com softwares
- Inglês no mínimo intermediário para lidar com manuais de fabricantes estrangeiros
Já no setor de petróleo e gás offshore, além das atribuições acima, é necessário cursos especiais para trabalhar em auto mar, como:
- 
                        
                            Sedã nacional com motor 1.4 TSI de 150 cv, câmbio automático e consumo de até 14,6 km/l chega com visual renovado, mas ainda perde em tecnologia para o Toyota Corolla; conheça o Volkswagen Virtus Exclusive 2025 
- 
                        
                            Yamaha lança moto de 3 rodas e motor Blue Core: nova Tricity 2026 traz painel inteligente, design SUV e ainda frenagem de emergência 
- 
                        
                            Carro mais vendido no Brasil terá um novo visual, motor híbrido e interior digital; veja como ficará a nova Fiat Strada 
- 
                        
                            BYD registra no Brasil seu modelo barato com autonomia total de 2.100 km e motor elétrico de até 217 cv; conheça o BYD Qin Plus 
- Curso Básico de Segurança em Plataforma( CBSP)
- Treinamento de Escape de Aeronave Submersa( HEUT)
- Cursos de Normas Regulamentadoras( NR’s) que lhe permite trabalhar em ambientes restritos
As atividades que envolvem esse profissional, requer conhecimento em eletrônica, mecânica e computadores. A rotina envolve diagnosticar sistemas automatizados, monitoração, isola-los e reparar. Se acorrer algum problema, o técnico deve ter a capacidade de soluciona-lo se o problema for mecânico, elétrico ou do sistema de controle computacional. Uma vez diagnosticado o problema, o técnico deve reparar ou trocas componentes, tal como sensores ou fiação elétrica.
Outras atribuições de grande destaque para este profissional é a capacidade de desenvolver serviços de dimensionamento eletromecânicos, robóticos e CLP’s, reformando e construindo sistemas automatizados se o tipo de trabalho demandar.
Quanto ganha um Técnico em Automação?
Na tabela abaixo, você pode fazer a consultas de médias salarias de empresas de todos os portes, lembrando que há variações de acordo com o estado em que você mora ou país. Segue:
Esse profissão é legal, não é mesmo? Eu costumo dizer que esse profissional é um dos mais completos no setor tecnológico pelo fato dele abordar questões de elétrica, eletrônica, mecatrônica e informática. Você pode conferir outras profissões na seção Carreiras no Blog Clicando Aqui
Use o campo de comentários abaixo e deixe sua opinião. Curta a nossa FANPAGE e o nosso Grupo Oficial

 
                         
                        
                                             
                         
                         
                         
                        


 
                     
         
        
Seja o primeiro a reagir!