1. Início
  2. / Economia
  3. / Tarifas de Trump: Ações da Embraer despencam nesta quinta-feira (10)
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Tarifas de Trump: Ações da Embraer despencam nesta quinta-feira (10)

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/07/2025 às 12:35
ações da embraer
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos ganhou um novo capítulo com a decisão americana de taxar produtos brasileiros em 50%. A medida atingiu em cheio o mercado financeiro, com forte impacto sobre as ações da Embraer, que operaram em queda expressiva logo nas primeiras horas do pregão.

As ações da Embraer começaram esta quinta-feira (10) em forte queda. A reação negativa do mercado ocorre após o anúncio feito na véspera de que os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

A notícia surpreendeu investidores e impactou diretamente os papéis da fabricante de aeronaves.

Ações em queda acentuada

Por volta de 12h30, os papéis ordinários da Embraer (EMBR3) registravam desvalorização de -8,22%, sendo negociados a R$ 71,78.

A queda representa uma das mais significativas do pregão e acende alerta para possíveis impactos em setores ligados à exportação de alta tecnologia, como o da aviação.

Governo aciona Lei da Reciprocidade

Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil vai aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/2025).

A medida prevê retaliação em casos de aumento unilateral de tarifas por parte de outros países.

Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, declarou Lula em nota oficial publicada em sua conta na rede X.

Lei aprovada após movimento de Trump

A Lei da Reciprocidade foi aprovada pelo Congresso em abril, no contexto das tensões comerciais que aumentaram após declarações do presidente Donald Trump, em 2 de abril.

Apesar de já considerada anteriormente, esta é a primeira vez que a norma será efetivamente acionada.

Com a sinalização de um embate comercial mais direto entre Brasil e Estados Unidos, investidores permanecem atentos.

A tendência é que os reflexos continuem movimentando o mercado nos próximos dias, com foco especial nos setores mais expostos à exportação.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x