1. Início
  2. / Economia
  3. / Tarifaço dos Estados Unidos dos EUA faz governo prever perda de 65 mil empregos no Brasil — perdas seriam maiores sem ação governamental, afirma secretaria
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Tarifaço dos Estados Unidos dos EUA faz governo prever perda de 65 mil empregos no Brasil — perdas seriam maiores sem ação governamental, afirma secretaria

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/09/2025 às 20:33
Estudo da Secretaria de Política Econômica projeta perda de 65 mil empregos e queda de 0,1 p.p. no PIB com Tarifaço dos Estados Unidos
Estudo da Secretaria de Política Econômica projeta perda de 65 mil empregos e queda de 0,1 p.p. no PIB com Tarifaço dos Estados Unidos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Governo estima que o tarifaço dos Estados Unidos pode reduzir o PIB brasileiro em 0,1 ponto percentual até dezembro de 2026

O governo federal estima que o tarifaço dos Estados Unidos provocará a eliminação de até 65.000 empregos no Brasil entre agosto de 2025 e dezembro de 2026.

A medida também deve reduzir em 0,1 ponto percentual o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no período analisado.

A avaliação consta do Boletim MacroFiscal divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.

O órgão calculou os impactos após a imposição, pelo presidente norte-americano Donald Trump, de uma tarifa adicional de 40% sobre diversos produtos brasileiros a partir de 6 de agosto, com teto de 50%.

Plano emergencial deve conter parte das perdas econômicas

Segundo a SPE, as perdas econômicas seriam maiores sem a medida provisória que criou um plano de apoio aos exportadores atingidos pela sobretaxa norte-americana.

O pacote liberou R$ 30 bilhões em crédito subsidiado para empresas brasileiras que tiveram suas vendas externas afetadas.

Com o plano de auxílio, o governo estima que as perdas serão limitadas a 65 mil postos de trabalho e a 0,1 ponto percentual do PIB. Sem o suporte emergencial, a SPE projeta o fechamento de 138 mil empregos e queda de 0,2 ponto percentual na atividade econômica nacional.

Estimativas divergem de projeções do Ministério do Trabalho

O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, afirmou que as tarifas comerciais dos EUA estão em “nível bastante elevado” em comparação com dados recentes, mesmo após acordos com outros países. Já o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, citou em 27 de agosto estudo do BNDES segundo o qual o tarifaço norte-americano poderia afetar até 330 mil empregos no Brasil “se tudo der errado”.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x