Tarcísio de Freitas lança o programa “São Paulo pra toda obra”, com R$ 30 bilhões em investimentos em rodovias e 250 mil vagas de emprego até 2026.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, oficializou o lançamento do programa “São Paulo pra toda obra”, uma das maiores iniciativas de infraestrutura rodoviária da história recente do estado. Com investimentos superiores a R$ 30 bilhões, o projeto prevê obras de recapeamento, duplicação e modernização de rodovias públicas e privadas, abrangendo 540 municípios paulistas. Além de transformar a malha viária, o programa promete impulsionar a economia regional por meio da geração de mais de 250 mil vagas de emprego.
Investimentos bilionários para transformar as rodovias
O programa “São Paulo pra toda obra”, liderado por Tarcísio de Freitas, contempla mais de 1.500 intervenções em rodovias estaduais e concessionadas.
Entre as principais frentes de trabalho estão o recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, a construção do Rodoanel Norte e melhorias em estradas vicinais.
-
Interessado em trabalhar fora do Brasil? Finlândia mira em talentos brasileiros. Novo programa de capacitação abre portas para profissionais de TI
-
Grupo Prosegur investe em 350 mil horas de treinamento no Brasil em 2024
-
Formação técnica impulsiona empregos azuis no setor marítimo do Rio de Janeiro em 2025, com Karpowership, Seenemar e Marinha do Brasil integrando comunidades e fortalecendo a economia do mar
-
Curso gratuito da Oracle com IA, dados e nuvem promete turbinar sua carreira e abrir portas no mercado global
Os investimentos estão sendo direcionados de forma estratégica para aumentar a conectividade e reduzir o tempo de deslocamento, favorecendo o transporte de cargas e passageiros.
Só na Grande São Paulo, o governo de Tarcísio de Freitas estima investimentos superiores a R$ 4,3 bilhões.
Esse montante inclui obras de infraestrutura que já estão em andamento, como a modernização da Anhanguera-Bandeirantes, que conecta a capital ao interior do estado.
O trecho de mais de 2 mil quilômetros está sendo totalmente recapeado pela concessionária CCR Rodovias, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026.
Rodoanel Norte: um marco para a mobilidade urbana
Outro destaque do programa “São Paulo pra toda obra” é a retomada das obras do Rodoanel Norte, com investimentos de R$ 3,4 bilhões ao longo do período de concessão de 31 anos.
A empresa Via Appia venceu a licitação para concluir e operar o trecho, cuja entrega está prevista para 2026.
A iniciativa do governo de Tarcísio de Freitas busca desviar o tráfego pesado das marginais Tietê e Pinheiros, facilitando o acesso entre as cidades da Grande São Paulo e as rodovias estaduais e federais.
O projeto do Rodoanel tem um papel estratégico no desenvolvimento logístico do estado, impactando diretamente a economia e a qualidade de vida dos paulistas.
Por isso, Tarcísio de Freitas tem defendido com ênfase sua continuidade e conclusão dentro do prazo estabelecido.
Geração de vagas de emprego em todo o estado
Além dos ganhos em infraestrutura, o programa “São Paulo pra toda obra” também se destaca pela geração de vagas de emprego em larga escala.
Segundo a gestão de Tarcísio de Freitas, a expectativa é de criação de 252,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Desse total, 86,7 mil já foram gerados em obras entregues, enquanto outras 168,8 mil vagas de emprego estão previstas para os projetos em andamento e os que ainda serão iniciados.
As regiões com maior volume de investimentos e, consequentemente, com maior potencial de geração de vagas de emprego são: Grande São Paulo (R$ 4,3 bilhões), região Central (R$ 3,19 bilhões), São José dos Campos (R$ 3,14 bilhões), Campinas (R$ 2,99 bilhões) e São José do Rio Preto (R$ 2,94 bilhões).
A meta de Tarcísio de Freitas é distribuir os benefícios do programa de forma equilibrada, atendendo as demandas tanto do interior quanto da capital.
Parcerias com a iniciativa privada e fiscalização pública
O programa “São Paulo pra toda obra”, comandado por Tarcísio de Freitas, também se diferencia pelo modelo de gestão híbrida, que inclui investimentos públicos e privados.
Algumas rodovias são operadas por concessionárias fiscalizadas pela Artesp, enquanto outras estão sob responsabilidade direta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Essa sinergia permite maior agilidade na execução dos projetos e garante a qualidade das entregas.
Tarcísio de Freitas enfatiza que a fiscalização das obras será rigorosa, e que a transparência dos investimentos será prioridade absoluta.
A meta é garantir que cada real aplicado se converta em infraestrutura de qualidade e geração de vagas de emprego para os paulistas.