Com previsão de inauguração para 2025, a nova linha promete revolucionar a mobilidade em São Paulo, conectando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi.
Novo metrô em SP: Uma novidade está movimentando o transporte público em São Paulo: a tão esperada Linha 17-Ouro finalmente avança com passos firmes. Após anos de paralisação, as obras foram retomadas e prometem conectar pontos estratégicos da cidade, como o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, trazendo mais mobilidade e eficiência para os paulistanos. Com o apoio do governo estadual, liderado por Tarcísio de Freitas, e investimentos robustos, a nova estação de metrô faz parte de um projeto maior que visa transformar o transporte público na capital paulista.
O retorno da Linha 17-Ouro
A construção da Linha 17-Ouro começou em 2012, mas, infelizmente, as obras enfrentaram uma série de paralisações e só foram retomadas em setembro de 2023, após quase uma década de espera. Essa linha terá 6,7 quilômetros de extensão e contará com 8 estações, interligando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi.
Em outubro de 2024, os avanços começaram a se tornar visíveis. Estações como Washington Luís, Aeroporto de Congonhas e Brooklin Paulista já estão recebendo guarda-copos, vidros e revestimentos. Adicionalmente, estações como Vereador José Diniz e Campo Belo já instalaram cubículos em salas técnicas, enquanto Vila Cordeiro e Chucri Zaidan avançaram na cobertura de plataformas.
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O papel do governo Tarcísio de Freitas
O governo de São Paulo, sob a liderança de Tarcísio de Freitas, tem mostrado comprometimento com a retomada e finalização das obras do novo metrô em SP. Em outubro de 2023, foi firmado um contrato de R$ 18 milhões para dar continuidade ao projeto. O Consórcio Verificador Linha 17, composto pelas empresas Pini Group Brasil Ltda e Metroeng Engenharia Ltda, venceu a licitação e está responsável por diversas etapas técnicas da obra.
Entre os serviços contemplados estão a instalação de sistemas de sinalização, controle centralizado, portas de plataforma, redes de fibra óptica e alimentação elétrica. O contrato tem um prazo de vigência de 29 meses, com previsão de execução em 24 meses a partir da primeira ordem de serviço.
Benefícios da nova estação de metrô
A nova estação de metrô da Linha 17-Ouro promete ser um divisor de águas para a mobilidade em São Paulo. Além de conectar o aeroporto a outras áreas estratégicas, a linha vai facilitar o deslocamento diário de milhares de passageiros, reduzindo o tempo de viagem e contribuindo para um trânsito mais organizado.
A inauguração das estações está prevista para 2025, durante o mandato de Tarcísio de Freitas. Até lá, os relatórios de andamento mostram avanços significativos, indicando que o projeto está no caminho certo.
O programa SP nos trilhos
Além da Linha 17-Ouro, o governo estadual lançou o ambicioso programa SP nos Trilhos, que pretende expandir ainda mais o transporte público sobre trilhos no estado. O projeto inclui a construção de trens intercidades (TICs), metrôs, trens metropolitanos e até VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos).
Um dos destaques futuros é a Linha 16-Violeta, que conectará os principais parques das zonas leste e oeste da cidade, promovendo mais integração e acessibilidade para os paulistanos.
Sob a liderança de Tarcísio de Freitas, São Paulo vive um momento de transformação no transporte público. A nova estação de metrô da Linha 17-Ouro simboliza um passo importante para modernizar e ampliar a mobilidade na cidade.
Parabenizo o senhor governador pelos investimentos das infraestruturas no PIAUÍ.
Parabenizo o senhor governador Rafael fonteles pelos investimentos das infraestruturas no PIAUÍ.
Doutor tornou-se duas vezes Governador na garupa do Wellington Dias tentou andar montado sozinho, mas não deu certo voltou para a garupa do Wellington Dias e agora ocupa um cargo de terceira ou quarta categoria no Governo Rafael Fonteles. É gostar do poder nem que seja engarupado. Se o bravo Manuel Martins, o Né de Souza, pudesse ver isso, dar-lhe-ia uma boa surra.