A batalha pelo topo do mercado automotivo brasileiro ganha novos contornos com mudanças drásticas nas posições dos carros mais vendidos até agora
O mercado automobilístico brasileiro está vivendo um momento de grande dinamismo e competitividade em 2024. Após anos de domínio quase absoluto do Chevrolet Onix e, posteriormente, da Fiat Strada, o cenário deste ano promete uma disputa acirrada, especialmente entre a Fiat Strada e o Volkswagen Polo. A recente mudança na liderança do ranking de vendas confirma a intensidade desta competição, de acordo com o site Automais TV.
Fiat Strada surpreende e recupera a liderança
Em julho, a Fiat Strada fez uma reviravolta impressionante, saltando da quarta posição para a liderança do mercado. Com um volume de vendas de 14.192 unidades, a caminhonete compacta mais do que dobrou suas vendas em relação ao mês anterior, quando vendeu 7.550 unidades. Este crescimento significativo é um reflexo da sua popularidade contínua e da preferência dos consumidores brasileiros por veículos utilitários que combinam funcionalidade e custo-benefício.
Volkswagen Polo mantém a segunda posição no ranking
Apesar da ascensão da Fiat Strada, o Volkswagen Polo não ficou muito atrás. O hatchback alemão manteve a segunda colocação, com um aumento nas vendas de 9.683 unidades em junho para 12.543 unidades em julho. Embora o Polo tenha aumentado seu volume de vendas, a diferença em relação ao líder foi suficiente para garantir a primeira posição para a Strada, pelo menos por enquanto.
-
Citroën Basalt Dark Edition estreia no Brasil com estilo esportivo, motor 1.0 turbo de 130 cv e aposta no custo-benefício para superar rivais nacionais
-
Especialistas destacam as 4 piores armadilhas ao comprar carro usado que geram muita dor de cabeça
-
BMW X7 ganha nova versão de 381 cv e chega ao Brasil como versão mais “barata”. O carro de luxo está por menos de R$ 1 milhão
-
A ascensão da BYD ameaça revirar a indústria automotiva: especialistas projetam que até 100 montadoras podem desaparecer do mercado global nos próximos anos, incluindo marcas famosas que atuam no Brasil
Hyundai HB20 enfrenta queda acentuada
Um dos grandes destaques do mês foi a queda acentuada do Hyundai HB20. Após uma surpreendente liderança em junho, o HB20 despencou para a sétima posição em julho, com 7.228 unidades vendidas. Essa queda abrupta permitiu que o Hyundai Creta, irmão maior do HB20, avançasse para a sexta colocação. A forte descida do HB20 no ranking pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a renovação do portfólio de veículos e mudanças nas preferências dos consumidores.
Volkswagen T-Cross e Fiat Argo se destacam
Enquanto alguns modelos caem, outros mostram sinais de recuperação. O Volkswagen T-Cross, SUV compacto renovado, subiu da oitava para a quarta posição. O T-Cross, que mantém o título de SUV mais vendido do Brasil, continua a ser uma escolha popular entre os consumidores. Da mesma forma, o Fiat Argo avançou da quinta para a terceira posição, com 8.663 unidades vendidas em julho, um aumento modesto em relação a junho.
Chevrolet Onix e outras mudanças no mercado
O Chevrolet Onix, que já foi o líder incontestável, continua na quinta posição com 7.423 unidades vendidas. Contudo, a descida do Chevrolet Onix Plus para a 14ª posição é notável, especialmente considerando que estava na sexta posição no mês anterior. A mudança no top 10 também incluiu a ascensão do Fiat Mobi e do Chevrolet Tracker, que ocupam, respectivamente, a oitava e nona posições, enquanto o Nissan Kicks fecha o top 10.
Ranking dos veículos mais vendidos do mercado até agora
- Fiat Strada – 14.192 unidades
- Volkswagen Polo – 12.543 unidades
- Fiat Argo – 8.663 unidades
- Volkswagen T-Cross – 8.185 unidades
- Chevrolet Onix – 7.423 unidades
- Hyundai Creta – 7.281 unidades
- Hyundai HB20 – 7.228 unidades
- Fiat Mobi – 6.807 unidades
- Chevrolet Tracker – 6.391 unidades
- Nissan Kicks – 5.819 unidades
O mercado de automóveis brasileiro está em constante evolução, e as mudanças nas posições de vendas refletem não apenas a competição entre os modelos, mas também as dinâmicas de preferência dos consumidores e as estratégias de marketing das montadoras. Com a Fiat Strada liderando e o Volkswagen Polo mantendo uma forte segunda posição, o restante do ano promete mais reviravoltas interessantes.