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Rebocador de navios de tração estática de 70 toneladas é incorporado pela Svitzer em sua frota brasileira

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/06/2023 às 19:08
Svitzer, rebocador, navios
Imagem: Financial Review

Chamado de Jorge D, o rebocador foi projetado para oferecer alta eficiência em operações de manuseio de navios em portos

A Svitzer, subsidiária do grupo Maersk, anunciou recentemente a entrega e incorporação da mais nova unidade azimutal (AZD) à sua frota de rebocadores de navios no Brasil. O rebocador, chamado Jorge D e pertencente à série Ramparts 2300, foi projetado para oferecer alta eficiência em operações de manuseio de navios em portos, reboque costeiro e outros serviços de reboque de uso geral.

O rebocador de navios Jorge D é parte de uma série de seis rebocadores construídos pelo Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará. Ele foi otimizado para alcançar uma velocidade de até 13 nós e possui uma tração estática de 70 toneladas (bollard pull). Essa embarcação de última geração permitirá que a Svitzer ofereça serviços eficientes e confiáveis de manuseio de navios nos portos onde atua.

Contribuição para operações de manuseio de navios mais limpas e sustentáveis

A Svitzer está comprometida com metas ambiciosas de descarbonização e busca constantemente aprimorar sua capacidade de manuseio de navios. A utilização dos rebocadores ASD da série Ramparts 2300 permite que a empresa cumpra voluntariamente as recomendações de prevenção de poluição marítima da Organização Marítima Internacional (IMO), abrindo caminho para que a Svitzer realize operações mais limpas e ecológicas no Brasil.

Fortalecimento da presença da Svitzer no Brasil

A incorporação do rebocador de navios Jorge D é considerada um passo importante para fortalecer a presença da Svitzer na indústria marítima brasileira. A empresa reconhece a importância estratégica do Brasil como um país-chave no ecossistema global de importação e exportação, especialmente no fornecimento de alimentos e matérias-primas. 

O diretor geral da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz Cohen, destacou que a frota foi projetada e construída para apoiar as operações portuárias, como atracação, desatracação e escolta de embarcações, reduzindo assim o consumo excessivo de energia e atendendo às necessidades da maioria das embarcações que operam na costa brasileira.

Conclusão sobre a incorporação do novo rebocador da Svitzer 

A incorporação do rebocador Jorge D à frota da Svitzer no Brasil é um marco significativo para a empresa. Além de oferecer alta eficiência em operações de manuseio de navios, o rebocador também contribui para operações mais limpas e sustentáveis, em conformidade com as recomendações da IMO. A Svitzer continua comprometida em aprimorar suas operações no país, fortalecendo sua presença na indústria marítima brasileira e oferecendo serviços de qualidade para importação e exportação de mercadorias.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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