Chamado de Jorge D, o rebocador foi projetado para oferecer alta eficiência em operações de manuseio de navios em portos
A Svitzer, subsidiária do grupo Maersk, anunciou recentemente a entrega e incorporação da mais nova unidade azimutal (AZD) à sua frota de rebocadores de navios no Brasil. O rebocador, chamado Jorge D e pertencente à série Ramparts 2300, foi projetado para oferecer alta eficiência em operações de manuseio de navios em portos, reboque costeiro e outros serviços de reboque de uso geral.
O rebocador de navios Jorge D é parte de uma série de seis rebocadores construídos pelo Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará. Ele foi otimizado para alcançar uma velocidade de até 13 nós e possui uma tração estática de 70 toneladas (bollard pull). Essa embarcação de última geração permitirá que a Svitzer ofereça serviços eficientes e confiáveis de manuseio de navios nos portos onde atua.
Contribuição para operações de manuseio de navios mais limpas e sustentáveis
A Svitzer está comprometida com metas ambiciosas de descarbonização e busca constantemente aprimorar sua capacidade de manuseio de navios. A utilização dos rebocadores ASD da série Ramparts 2300 permite que a empresa cumpra voluntariamente as recomendações de prevenção de poluição marítima da Organização Marítima Internacional (IMO), abrindo caminho para que a Svitzer realize operações mais limpas e ecológicas no Brasil.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Fortalecimento da presença da Svitzer no Brasil
A incorporação do rebocador de navios Jorge D é considerada um passo importante para fortalecer a presença da Svitzer na indústria marítima brasileira. A empresa reconhece a importância estratégica do Brasil como um país-chave no ecossistema global de importação e exportação, especialmente no fornecimento de alimentos e matérias-primas.
O diretor geral da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz Cohen, destacou que a frota foi projetada e construída para apoiar as operações portuárias, como atracação, desatracação e escolta de embarcações, reduzindo assim o consumo excessivo de energia e atendendo às necessidades da maioria das embarcações que operam na costa brasileira.
Conclusão sobre a incorporação do novo rebocador da Svitzer
A incorporação do rebocador Jorge D à frota da Svitzer no Brasil é um marco significativo para a empresa. Além de oferecer alta eficiência em operações de manuseio de navios, o rebocador também contribui para operações mais limpas e sustentáveis, em conformidade com as recomendações da IMO. A Svitzer continua comprometida em aprimorar suas operações no país, fortalecendo sua presença na indústria marítima brasileira e oferecendo serviços de qualidade para importação e exportação de mercadorias.