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Suzuki GSX-8R 2026: esportiva de 83 cv e 220 km/h é avaliada em teste no Brasil

Escrito por Carla Teles
Publicado em 08/08/2025 às 23:41
Suzuki GSX-8R 2026: esportiva de 83 cv e 220 km/h é avaliada em teste no Brasil
Confira o teste completo da nova Suzuki GSX-8R 2026! Veja ficha técnica, preço no Brasil, consumo e todos os detalhes da esportiva de 83cv que chega a 220 km/h.
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A nova esportiva da Suzuki promete agitar o mercado com motor potente, um pacote tecnológico de ponta e um visual aerodinâmico. Vale a pena? Confira a análise completa.

A Suzuki GSX-8R 2026 desembarca no Brasil como um dos grandes lançamentos do mercado de duas rodas. O modelo, que complementa a categoria esportiva da marca, traz um conjunto poderoso, com motor de 83 cavalos, design aerodinâmico desenvolvido em túnel de vento e um pacote tecnológico completo, prometendo conquistar os fãs de velocidade e performance.

A força da nova geração Suzuki

O coração da Suzuki GSX-8R é um motor de dois cilindros em linha de 776 cilindradas, com comando de válvula DOHC, quatro válvulas por cilindro e um virabrequim a 270º. Este propulsor entrega 83 cavalos de potência e 7,95 kgf.m de torque, garantindo força e respostas imediatas. O câmbio é de seis marchas.

Um diferencial é o sistema patenteado pela Suzuki, o Cross Balancer, um eixo balanceador primário biaxial que elimina vibrações. Com tanque de 14 litros (3 de reserva) e peso em ordem de marcha de 205 kg, a moto se mostra leve e potente.

Tecnologia e eletrônica embarcada

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A GSX-8R é uma moto completa em tecnologia. Possui acelerador eletrônico e três modos de pilotagem (sistema SDMS): o modo A (esportivo), B (intermediário) e C (para piso molhado). O controle de tração (STCS) também oferece três níveis de ajuste, além da opção de ser desligado.

Para facilitar a pilotagem, a moto vem de série com quick shifter bidirecional (up/down), que permite a troca de marchas sem usar a embreagem, além de embreagem assistida e deslizante. Outros recursos incluem o sistema de partida fácil (Easy Start) e o assistente de baixa rotação (Low RPM Assist), que evita que a moto desligue em baixas velocidades.

O painel é 100% digital, com uma tela TFT colorida de 5 polegadas. Ele oferece computador de bordo, duas opções de cores de fundo (preta ou branca) e diversas informações, como velocímetro, odômetros, consumo médio e instantâneo, autonomia, indicador de marcha e temperatura do motor.

Design e aerodinâmica desenvolvidos em túnel de vento

Lançada mundialmente em setembro de 2024 e no Brasil em março de 2025, a GSX-8R compartilha o motor com a versão naked GSX-8S. As diferenças, no entanto, são significativas. A 8R possui um conjunto completo de carenagens frontais e uma bolha para-brisa, ambos desenvolvidos em túnel de vento para otimizar a aerodinâmica.

A posição de pilotagem é mais racing, devido aos semiguidões. As suspensões da marca Showa, modelo SFF Big Piston, são recalibradas para serem mais rígidas, focando na performance esportiva. Outras mudanças incluem setas em LED de série e uma reprogramação na injeção eletrônica que melhora o desempenho em altas rotações.

Preço, cores e consumo no Brasil

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A Suzuki GSX-8R 2026 está disponível em quatro opções de cores: amarelo pérola (com rodas cinza), azul triton metálico (com rodas cinza), preto fosco metálico (com rodas pretas) e prata fosco metálico (com rodas vermelhas).

O preço público sugerido para um modelo 0km é de R$ 56.900,00 (mais frete). Uma unidade seminova, segundo a tabela FIPE, custa em torno de R$ 54.000,00.

O consumo é um ponto forte. Em uma pilotagem mais agressiva, a moto faz entre 14 e 18 km/l. Andando de forma moderada, pode ultrapassar os 20 km/l, chegando até 24 km/l. A velocidade máxima (top speed) pode atingir cerca de 220 km/h.

Análise dos pontos positivos e negativos

Apesar de ser uma moto muito completa, alguns pontos poderiam ser melhores. Ficou faltando uma tomada USB de série (embora exista o encaixe), o sistema de freios poderia vir com aeroquip para maior performance e, por já ter acelerador eletrônico, a ausência de um piloto automático (cruise control) é sentida. O principal ponto negativo apontado é a falta de um amortecedor de direção.

Por outro lado, os destaques são muitos. A ciclística é fácil e precisa, o motor entrega torque de forma imediata em baixas e médias rotações, e o sistema de freios a disco duplo na dianteira e simples na traseira (ambos com ABS) é extremamente eficiente e preciso. A iluminação full LED e a tecnologia embarcada fazem da Suzuki GSX-8R uma opção de excelente custo-benefício na sua categoria.

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Carla Teles

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